Urbanismo

Arquitetos de Curitiba fazem abaixo-assinado por concursos para obras públicas

André Nunes*
06/12/2017 09:30
Thumbnail

Grupo de arquitetos pretende obter mil assinaturas para pleitear encontro com prefeito Rafael Greca no início de 2018. Foto: Divulgação | Gazeta do Povo

Lançado no início de dezembro, um abaixo assinado está movimentando arquitetos, urbanistas e entidades do setor em Curitiba. O assunto é pauta recorrente quando se fala da elaboração de projetos arquitetônicos em obras públicas na cidade: a realização de concursos para a escolha do melhor projeto.
“Os concursos possibilitam que profissionais de Arquitetura e Urbanismo, e também que equipes multidisciplinares, desenvolvam diversas soluções para um mesmo problema, possibilitando a contratação da melhor proposta. Desta forma, é garantida a qualidade do projeto e também da obra”, descreve o arquiteto Fábio Domingos Batista, da Grifo Arquitetura, responsável pelo abaixo assinado ao lado do colega Fabio Faria, do Estudio 41 Arquitetura
Abaixo assinado tem mais de 700 assinaturas. Foto: Divulgação
Abaixo assinado tem mais de 700 assinaturas. Foto: Divulgação
Segundo Batista, a pauta voltou à tona entre os arquitetos curitibanos após participarem de eventos de classe em que suas visões para a cidade foram debatidas. “Além da participação em concursos, sempre tivemos bastante destaque, desde os anos 1960, fora da cidade. Obras icônicas como a Sede da Petrobrás, a Sede do BNDES, ambas no Rio de Janeiro, colocaram a arquitetura curitibana em destaque no cenário nacional. As novas gerações também continuaram a tradição de se consagrarem vencedoras de concursos de arquitetura, como a proposta vencedora para o projeto da Estação Antártica Comandante Ferraz, que é de um escritório curitibano. E o número de arquitetos curitibanos não é muito grande, se comparado a outras capitais”, destaca.

LEIA TAMBÉM

De acordo com os organizadores do movimento, o município não realiza contratação através de concurso há pelo menos 20 anos. “Dessa forma, os projetos importantes para a cidade, como a futura Escola de Artes no Rebouças, não são discutidos de forma democrática. A realização de concursos públicos de arquitetura poderá materializar uma cidade inteligente e inovadora, voltando a ser um exemplo de administração e qualidade nas suas obras públicas”, ressalta Batista.
Após reunião de arquitetos e entidades da área com o vereador Goura (PDT), sugestão foi aprovada pela Câmara. Foto: Rafael Bertelli
Após reunião de arquitetos e entidades da área com o vereador Goura (PDT), sugestão foi aprovada pela Câmara. Foto: Rafael Bertelli

Sugestão feita pela Câmara

A primeira ação concreta do grupo de arquitetos e entidades aconteceu em novembro, quando se reuniram com o vereador Goura (PDT). “A reunião na Câmara Municipal foi bastante proveitosa, com representantes do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU-PR), da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea) e outras instituições, além de professores universitários e arquitetos de vários escritórios. Na sequência, foi aprovada em plenário uma Sugestão da Câmara para a prefeitura sobre a realização de concursos públicos”, relembra Fábio Batista.
Tendo em mãos a sugestão da Câmara e o abaixo assinado (que pretende reunir mais de mil assinaturas), o objetivo do grupo é marcar uma reunião com o prefeito Rafael Greca (PMN) para debater o assunto no início do ano. “Ele nos parece acessível, não sei se conhece esse quadro dos concursos e vamos expor a ele essa questão. Temos muito respeito pelo Ippuc, poderiam colaborar nesse sentido”, reforça o profissional.
Presidente do CAU-PR, o arquiteto Jeferson Navolar relembra que, historicamente, há uma tradição de se privilegiar concursos públicos, mas que a Constituição de 1988 acabou trazendo empecilhos ao regulamentar a prática. “Nas entrelinhas, o que aconteceu é que a partir dessa legislação se substituiu os projetos os profissionais virtuosos pelas estruturas administrativas sólidas. Saem os engenheiros, arquitetos, estudiosos, e aparecem as grandes empresas de construção civil”, sintetiza.
Navolar antecipa que a nova sede do CAU, em imóvel recém adquirido, precisará ser restaurada, assim como a pequena praça em frente, e que o processo será feito via concurso. “Apresentamos ao Ippuc a perspectiva de concurso para restaurar o imóvel e implantar um pequeno auditório de uso misto, entre o CAU e a prefeitura. Estamos propondo isso e desejamos que seja a tendência daqui pra frente, de integração público privada. A iniciativa foi bem recebida, estamos aguardando”.
Sede do IPPUC em Curitiba. Foto: Divulgação
Sede do IPPUC em Curitiba. Foto: Divulgação

Recursos públicos

Em nota, a assessoria de comunicação do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) afirma que “para a viabilização de concursos para projetos arquitetônicos ou de qualquer outra natureza é necessária a previsão de recursos que garantam a premiação e a organização dos certames. Esse é um processo que deve ser inserido em uma escala de prioridade que tem como ponto de referência o interesse público. O desembolso de recursos públicos, expresso anualmente na Lei de Diretrizes Orçamentárias, é definido para o atendimento às demandas correntes da população e de estruturação da cidade”.
Confira a íntegra da nota do Ippuc:
É função do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) desenvolver estudos e projetos de interesse público, cumprindo a missão de coordenar o processo de planejamento da cidade conforme previsto no Plano Diretor.
A equipe de arquitetos e engenheiros do Ippuc é responsável pela orientação e pelos Termos de Referência desses projetos que já são contratados a partir de editais públicos.
A Prefeitura está aberta à participação da sociedade organizada como parceira de Curitiba nos mais variados projetos. Um bom exemplo é o Vale do Pinhão, o embrião de um Ecossistema de Inovação, inserido no bairro Rebouças, que já conta com a participação de profissionais das mais diversas áreas de atuação, incluindo profissionais de arquitetura atuantes na academia, representantes de entidades do setor e de escritórios, desde estagiários até gestores.
Para a viabilização de concursos para projetos arquitetônicos ou de qualquer outra natureza é necessária a previsão de recursos que garantam a premiação e a organização dos certames. Esse é um processo que deve ser inserido em uma escala de prioridade que tem como ponto de referência o interesse público.
O desembolso de recursos públicos, expresso anualmente na Lei de Diretrizes Orçamentárias, é definido para o atendimento às demandas correntes da população e de estruturação da cidade.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!