Urbanismo

Adianta ter internet no ônibus se o transporte público está cheio de problemas?, questiona evento de mobilidade

Aléxia Saraiva*
22/03/2018 22:02
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo/Arquivo | Gazeta do Povo

Os problemas enfrentados na mobilidade por diversas cidades brasileiras são analógicos e anteriores à tecnologia, e deveriam ser prioridade. “Eventos de smart cities estimulam as empresas a desenvolverem tecnologia sem se perguntar qual é a prioridade daquela cidade. Do que adianta WiFi no ônibus se o transporte público está lotado e se as mulheres sofrem assédio sexual?”, alerta Jorge Abrahão, coordenador da Rede Nossa São Paulo e do programa Cidades Sustentáveis.
Sua fala integrou o Seminário Internacional Futuro do Consumo. Promovido pela ONG Proteste, maior entidade de defesa do consumidor da América Latina, o evento aconteceu nesta quinta-feira (22) em São Paulo e apresentou várias facetas do que se pode esperar da tecnologia em áreas como mobilidade, design e urbanismo.
Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
O debate foi mediado pela jornalista Isabela Leite. Também estavam presentes no talk show o secretário de mobilidade do Governo do Distrito Federal Fábio Damasceno e o publisher do Portal Ecycle Onofre de Araújo Neto.
Damasceno apresentou algumas das soluções de transporte implementadas na região de Brasília, como um novo biocombustível a ser utilizado na frota de 2700 ônibus e primeiros ônibus elétricos. Ele questiona que projetos de mobilidade são impossíveis de serem planejados e executados no período de um mandato, já que cada governo tem uma nova perspectiva. “Precisamos de uma política de estado, e não de uma política de governo; e a participação popular pode ajudar a contribuir para essa continuidade”.

Mau uso do carro

“Quando todo mundo abraça a mudança, a tecnologia vem como consequência”. A fala do diretor-geral da Uber Brasil, Gui Telles, encerrou o talk show sobre o futuro da mobilidade. Telles aponta que o principal objetivo do aplicativo é acabar com o mau uso do carro. Segundo ele, em média, o paulistano passa 1 mês por ano no trânsito, e 25% do espaço urbano da cidade é ocupado por garagens. Além disso, cada carro anda com, em média, 1,4 passageiros, e ainda fica 95% do tempo parado. “Quando o motorista está o tempo todo circulando, ele reduz o tempo na garagem e preocupa esse espaço. Assim você muda a configuração da cidade”, argumenta.
Ele aponta ainda que o aplicativo de mobilidade foi pioneiro na sua área, mas como o foco é na tecnologia a empresa não pretende parar por aí: “Os livros estão para a Amazon assim como o transporte de passageiros está para a Uber”, brinca. Um exemplo é o Uber Eats, serviço de entrega de comida que já funciona em Curitiba. Outro, que será lançado em breve no Brasil, é o Uber Pool Express.
Talk do diretor geral da Uber Brasil, Gui Telles, com a jornalista Isabela Leite, no evento O Futuro do Consumo. Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
Talk do diretor geral da Uber Brasil, Gui Telles, com a jornalista Isabela Leite, no evento O Futuro do Consumo. Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
O lançamento integra uma nova característica ao Uber Pool, modalidade do serviço em que o carro realiza múltiplas corridas ao mesmo tempo, levando passageiros com trajetos similares. O Express adiciona à conta a possibilidade do usuário andar algumas quadras para otimizar o trajeto do motorista – o que barateia o custo total em até 40% do valor da viagem. A nova aposta da plataforma só foi possível graças a um mapeamento minucioso das cidades brasileiras, com uma tecnologia semelhante à do Google Street View.
Telles é otimista com a possibilidade do país se adequar às transformações, já que a mudança de cultura foi rápida quando o aplicativo foi implementado. “O normal é primeiro ter a inovação e depois a regulamentação, que acompanha o progresso. Não tem por que impedir um serviço que está funcionando”, conclui.
*A jornalista viajou a convite do evento.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!