Urbanismo

Algoritmo encontrou a cidade mais verde do mundo

HAUS
22/01/2018 13:49
Thumbnail

Foto: Bigstock

Qual a cidade mais verde do mundo? Dependendo do método, a resposta muda. Dá para contar os parques, somar as áreas verdes, quantificar apenas as zonas arborizadas, entre outras possibilidades. Agora um estudo do Instituto de Tecnologia de Massaschusetts (MIT) desenvolveu um novo algoritmo que diz quão verde é o espaço de uma cidade a partir da perspectiva dos pedestres.
A ideia é da arquiteta Newsha Ghaeli, pesquisadora do Senseable City Lab do MIT, que desenvolveu um algoritmo que processa imagens do Google Street View e estima a porcentagem que corresponde a árvores e outros tipos de vegetação. “É importante compreender a quantidade de árvores e copas que cobrem as ruas, pois é isso que percebemos nas cidades”, afirmou Ghaeli.
Intitulado Treepedia, o estudo gera mapas de vegetação que apresentam os níveis de “frondosidade” para cada local. Estes são combinados para resultar no Green View Index (GVI), um índice que determina quão verde é o espaço urbano a partir da perspectiva de quem caminha nas ruas.
Singapore - Jun 13 2017. Gardens by the Bay at sunny day in Singapore. Gardens by the Bay is a huge colourful futuristic park in the bay area of Singapore.
Singapore - Jun 13 2017. Gardens by the Bay at sunny day in Singapore. Gardens by the Bay is a huge colourful futuristic park in the bay area of Singapore.
Dentre todas as cidades analisadas até o momento, Cingapura é a que lidera a lista com um GVI de 29,3%, seguida de perto por Sydney e Vancouver. Do outro lado do espectro, Paris ocupa o posto de cidade mais cinza, com um GVI de apenas 8,8%.

Veja a lista das dez cidades mais verdes do mundo

1. Singapura (GVI: 29.3%)
2. Sydney e Vancouver  (GVI: 25.9%)
3. Cambridge (US) (GVI: 25.3%)
4. Durban (GVI: 23.7%)
5. Sacramento e Johannesburgo (GVI: 23.6%)
6. Frankfurt (GVI: 21.5%)
7. Genebra (GVI: 21.4%)
8. Amsterdã (GVI: 20.6%)
9. Seattle (GVI: 20%)
10. Toronto (GVI: 19.5%)
Foto: Bigstock
Foto: Bigstock

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!