Arquitetas questionam como cidades podem ser mais inclusivas para mulheres

Aléxia Saraiva
24/09/2019 17:00
Thumbnail

Foto: Fernanda Linero/divulgação

Você já atravessou a rua por estar com medo hoje? Enquanto mulher, qual o seu maior medo ao andar na rua? Como você se sentiria mais segura? Foi com o objetivo de refletir como podemos planejar cidades mais igualitárias para todos que o escritório amb ateliê, formado por Daísy Kuzniarski e
Ana Flavia Bassani, em parceria com as arquitetas Fernanda Linero e Beatriz Teixeira, promoveram essa ação em diferentes bairros de Curitiba. O projeto ci.da.de; substantivo feminino integra a 3ª Mostra Bienal de Arquitetura para Curitiba.
Foto: Fernanda Linero/divulgação
Foto: Fernanda Linero/divulgação
Os lambe-lambes foram colados em espaços públicos para provocar uma interação com os pedestres de forma democrática. Três temáticas foram escolhidas para estampar os cartazes: mobilidade, gestão pública e morfologia urbana. Além dos questionamentos, as arquitetas trazem informações úteis e citações de pesquisadoras sobre o direito da mulher à cidade.
não podemos mais negligenciar as dimensões da desigualdade de gênero ao falar de cidade. Enxergamos a vontade coletiva feminina em questionar seus direitos e acreditamos na importância desse questionamento”, afirmam as arquitetas. “Entendemos que muitas questões são culturais mas iniciativas de projeto e gestão pública poderiam trazer melhoria na vida das mulheres na cidade. Um planejamento urbano que atende as minorias (mulheres, idosos, crianças, deficientes físicos) é bom para todo mundo“.
Cartazes ganharam intervenções espontâneas dos pedestres, mostrando a reflexão. Foto: Fernanda Linero/divulgação
Cartazes ganharam intervenções espontâneas dos pedestres, mostrando a reflexão. Foto: Fernanda Linero/divulgação
Para mostrar o resultado das intervenções, as arquitetas reúnem em um blog fotos com as interações com os cartazes. O site tem um espaço colaborativo, no qual os participantes podem publicar suas próprias fotos.
Além dos lambes, o projeto promoveu uma sessão do documentário Chega de Fiu Fiu no Sesc Paço da Liberdade, que foi seguida por um debate com o público, abordando a prática de violência de gênero e assédio nos espaços públicos.
Foto: Fernanda Linero/divulgação
Foto: Fernanda Linero/divulgação
Além das arquitetas, o projeto teve a participação das estudantes Ana Lucia Ceccon, Anna Lins, Gabriela Martello e Juliana Rufino Ogrysko.

3ª Mostra Arquitetura para Curitiba

A terceira edição da exposição bienal que apresenta provocações e possibilidades para a cidade traz o tema “Cidade Presente, Cidade Ausente”. A exposição consiste em 21 propostas desenvolvidas em parcerias de arquitetos com estudantes de todos os cursos de arquitetura da cidade, que se debruçaram sobre os projetos durante quatro meses.
Foto: Fernanda Linero/divulgação
Foto: Fernanda Linero/divulgação
Na exposição, as arquitetas expõem um módulo com miniaturas dos lambe-lambes colados pela cidade. Os visitantes têm a liberdade de levar os cartazes para “colar onde sentirem vontade/necessidade”.

Serviço

3ª Mostra Arquitetura para Curitiba
De 17 de setembro a 7 de outubro no Mezanino do Palácio Iguaçu (Praça Nossa Senhora de Salette s/n – Centro Cívico).
De 15 de outubro a 15 de dezembro no 2º andar do Memorial de Curitiba (R. Dr. Claudino dos Santos, 79 – São Francisco).

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!