Urbanismo

Arquiteto propõe pavimentação “reconfigurável” para ruas mais acessíveis aos pedestres

HAUS*
05/08/2018 11:00
Thumbnail

Foto: David Pike / Sidewalk Labs / Reprodução

Transformar as ruas e calçadas em espaços mais amigáveis e seguros. Diversos planos e projetos urbanos têm atentado para essa necessidade. E “pensar fora da caixinha” talvez seja a alternativa para isso. O escritório de Carlo Ratti, arquiteto italiano radicado nos Estados Unidos, em colaboração com o Sidewalk Labs do Canadá, divulgou uma proposta de sistema de pavimentação modular chamado “Dynamic Street.”
Área em que foram instalados mais de 200 módulos do  Dynamic Street no Canadá. Foto: David Pike / Sidewalk Labs  / Reprodução
Área em que foram instalados mais de 200 módulos do Dynamic Street no Canadá. Foto: David Pike / Sidewalk Labs / Reprodução
No lançamento do projeto, que tem um ambiente exposto na sede o Sidewalk Labs em Toronto, Ratti explicou que a ideia é tornar as ruas “reconfiguráveis, mais seguras e mais acessíveis aos pedestres, ciclistas e futuros veículos autônomos.”
Foto: David Pike / Sidewalk Labs  / Reprodução
Foto: David Pike / Sidewalk Labs / Reprodução
As placas são hexagonais e modulares e podem atender diferentes projetos, fazendo com que se crie uma faixa extra para os carros nos momentos de maior fluxo e, logo em seguida, transforme-se a rua em uma praça para pedestres ao anoitecer, por exemplo.
O protótipo montado na empresa canadense tem luzes embutidas em todos os módulos que são capazes de comunicar cruzamentos, zonas de desembarque do transporte entre outros usos. Há ainda a possibilidade de cada peça recebr um elemento plug and play, como postes de luz, balizas ou mesmo tabelas de basquete.
Imagem: Sidewalk Labs  / Reprodução
Imagem: Sidewalk Labs / Reprodução
Todo o sistema de reconfiguração é controlável por meio de aplicativos, mostrando a flexibilidade para criar cenários urbanos. Nas palavras de Ratti o Dynamic Street “cria um espaço para a experimentação urbana e responda às necessidades em constante mudança dos cidadãos.”
Foto: David Pike / Sidewalk Labs  / Reprodução
Foto: David Pike / Sidewalk Labs / Reprodução

LEIA TAMBÉM

*Via Archdaily

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!