Urbanismo

Brasil terá primeira cidade inteligente do mundo com lotes a preços populares

Carolina Werneck*
28/06/2017 21:35
Thumbnail

Projeção mostra como ficará a Smart City Laguna quando estiver pronta. Essa será a primeira cidade inteligente social do mundo. Imagem: Divulgação | Carolina Werneck Bortolanza

O município cearense de São Gonçalo do Amarante, a 60 km de Fortaleza, vai ganhar a primeira cidade inteligente social do mundo. A primeira parte da Smart City Laguna deve ser entregue já em dezembro de 2017.
Todo o projeto está sendo desenvolvido por um grupo de empresas da Itália. Assim que estiver pronta, a Smart City será entregue para ser administrada pelo município cearense. Rogério Cavalcante, diretor comercial da SG Desenvolvimento, empresa que está executando o projeto, afirma que “o projeto propõe o desenvolvimento e patrocínio de ações e o uso de tecnologias que permitam que a própria sociedade seja propulsora da sustentabilidade nos quatro pilares que sustentam uma smart city social”. De acordo com Cavalcante, essa será a primeira cidade do mundo com essa característica. “Trata-se de uma cidade ao alcance de todos, de forma acessível e com projetos sociais voltados a atender as necessidades dos cidadãos”, diz. Além da SG, também está envolvida no projeto a Planet, empresa italiana que criou o conceito de “cidade inteligente social”.
Bicicletas e carros compartilhados, energia gerada de forma limpa e reaproveitamento de água da chuva são alguns dos serviços que estarão disponíveis na cidade. Ao contrário do que pode parecer, no entanto, a Smart City Laguna não será um condomínio fechado, como esclarece Antonella Marzi, arquiteta e uma das sócias da Recs Architects. A empresa é a responsável pelo projeto de urbanismo da smart city. “Trata-se de uma cidade aberta, como qualquer outra, a cidade não terá muros e seu acesso será livre para qualquer cidadão”, diz. No projeto estão incluídas zonas residenciais e comerciais, além de um polo empresarial.
As ruas e avenidas da cidade inteligente foram planejadas para favorecer o fluxo de veículos. Imagem: Divulgação
As ruas e avenidas da cidade inteligente foram planejadas para favorecer o fluxo de veículos. Imagem: Divulgação

Sustentável e a serviço da população

O conceito de sustentabilidade não será apenas uma etiqueta no caso da Smart City Laguna, de acordo com a SG. Toda a infraestrutura foi planejada para incorporar esse conceito ao cotidiano dos moradores. É o caso, por exemplo, dos pisos intertravados escolhidos para a pavimentação. Fabricados com materiais reciclados, eles reduzem as chamadas ilhas de calor e diminuem o consumo de energia. Painéis fotovoltaicos, sensores de luminosidade, ciclovias e hortas compartilhadas são alguns dos elementos que fazem parte do projeto. “Alguns desses serviços, principalmente os da área de tecnologia, serão prestados pela Planet. Essa cidade é um protótipo. É uma espécie de experimentação”, afirma Antonella.
Cavalcante explica que os serviços serão disponibilizados para os moradores de acordo com o crescimento populacional da cidade inteligente. A ideia é firmar parcerias público-privadas para possibilitar a implantação desses serviços. O aplicativo “Planet App” vai funcionar como um painel de controle da smart city para seus moradores. “Após o cadastro no aplicativo, os usuários terão acesso a todos os serviços da cidade, além de contato com outros moradores, participação em projetos e serviços disponíveis e acesso a dados privados do próprio usuário”, explica o diretor. Na plataforma será possível controlar o consumo de água e energia e acompanhar a qualidade do ar, por exemplo. Outra promessa do projeto é disponibilizar Wi-Fi gratuito para todas as regiões da cidade.
Detalhe das obras da avenida central da smart city. Imagem: Divulgação.
Detalhe das obras da avenida central da smart city. Imagem: Divulgação.

Condomínio aberto

Embora tenha ares de condomínio fechado, a cidade inteligente brasileira está sendo erguida para atender a todas as classes sociais. Essa é, na verdade, a pedra fundamental sobre a qual se ergue todo o conceito de cidade inteligente social. Os lotes nas áreas residenciais da cidade têm preços a partir de R$ 24 mil à vista e R$ 29,5 mil a prazo. Residências no padrão do programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal, também estarão disponíveis para compra. Segundo Cavalcante, “os setores residenciais foram alocados observando critérios urbanos voltados para o propósito smart. As casas do programa estarão distribuídas em todos os setores residenciais, dentro de um planejamento de desenvolvimento habitacional contrário a segregações”.
Para Antonella, a integração entre residências populares e a possibilidade de construções mais amplas e de alto padrão é um projeto de longo prazo. “Quando você começa a criar a economia compartilhada e o hábito da colaboração você está criando uma consciência de integração e convivência.” Ela conta que a SG pré-aprovou modelos de casas junto à Prefeitura para ajudar os compradores dos lotes. “Assim, eles não precisam contratar arquitetos e engenheiros para fazer o projeto. Só precisam apresentar o projeto já pronto para conseguir o alvará de construção.” Quem comprar um lote na smart city poderá utilizar gratuitamente um dos cinco modelos de casas oferecidos. “Mas isso não é uma regra e as pessoas têm a liberdade de construir como desejarem”, diz Cavalcante.
O grupo responsável pela execução do projeto da cidade inteligente afirma que o objetivo é que as moradias da Smart City Laguna sejam acessíveis a todas as faixas de renda. As empresas pretendem introduzir ali o conceito da “convivência colaborativa”, ainda inédito no Brasil. “Ela consiste em estimular o desenvolvimento de uma cultura voltada para a economia doméstica e coletiva. O cidadão dispõe de uma estrutura social, com ferramentas que proporcionam mecanismos de compartilhamentos e interações geradoras de economia e qualidade de vida.”

Parceria com o governo municipal

Quando estiver pronta, a Smart City Laguna vai ser capaz de comportar até 25 mil moradores. Todas essas pessoas serão oficialmente habitantes de São Gonçalo do Amarante. O secretário de desenvolvimento econômico da cidade, Victor Samuel, afirma que a prefeitura é “entusiasta desse projeto pois deverá trazer muitos benefícios ao município”.
A primeira fase, que será entregue em dezembro, tem 1.808 lotes. A partir de julho deste ano, o incorporador iniciará a construção de 2.400 casas que serão comercializadas já prontas. Por fim, a segunda fase da obra, com entrega prevista em etapas até dezembro de 2021, terá mais 5.257 lotes. Do total de lotes, 1.550 já foram vendidos.
Vista aérea mostra a cidade inteligente em fase de construção no Ceará. Imagem: Divulgação.
Vista aérea mostra a cidade inteligente em fase de construção no Ceará. Imagem: Divulgação.
Vista aérea mostra a cidade inteligente em fase de construção no Ceará. Imagem: Divulgação.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!