Urbanismo

Com apenas 19 anos, brasileira assina maior grafite do mundo pintado por uma mulher

Sharon Abdalla
21/06/2017 21:52
Thumbnail

Foto: Eduardo Rocha / Divulgação

maior grafite do mundo já pintado por uma mulher é obra de uma brasileira. Batizado de “Contos”, o mural assinado pela artista paulista Luna Buschinelli, de 19 anos, foi inaugurado nesta segunda-feira (19), no Rio de Janeiro, e apresentado ao Guinnes Book, o famoso livro dos recordes.
Foto: Eduardo Rocha / Divulgação
Foto: Eduardo Rocha / Divulgação
Com 2,5 mil m², o mural foi pintado ao redor do prédio da Escola Municipal Rivadávia Corrêa e traz, na fachada principal, a figura de uma mulher e três crianças. Segundo a artista, ela representa uma mãe que, mesmo analfabeta (a personagem carrega no vestido o “X” com que os analfabetos assinavam seus nomes no passado), segura o livro como se lesse nele a fábula que compartilha com os filhos.

Projeto

O convite para que Luna assinasse o mural partiu do produtor Pagu, um dos responsáveis pelos murais do Boulevard Olímpico, entre os quais está a obra Etnias, assinada pelo muralista Kobra.
A obra “Contos” integra o projeto “Rio Big Walls”, feito em parceria com a Secretaria de Cultura do município, que pretende levar o grafite para outras 19 escolas municipais até o final deste ano. O objetivo, segundo a pasta, é divulgar a arte de rua como forma de qualificação e humanização dos espaços urbanos, além de posicionar o Rio de Janeiro entre as cidades que valorizam o grafite como bem cultural.
Do desenvolvimento do projeto à finalização da obra, Luna conta que foram 45 dias de trabalho, incluindo feriados e finais de semana.
“O record é o que mais está repercutindo, mas, para mim, o principal é o empoderamento que estou trazendo com este trabalho para as mães, professores e para todas as pessoas que se sintam representadas por ele. A mensagem é para que as pessoas acreditem em si mesmas e nos seus sonhos, pois a gente é muito maior do que imagina”, conta a artista, que se diz orgulhosa pela aposta que foi feita nela em “ocupar este lugar”.
O mural já foi apresentado ao Guinnes Book e está em processo de reconhecimento pela publicação como o maior grafite do mundo já pintado por uma mulher.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!