Urbanismo

Bancos em formato de pinhão poderão ser utilizados nos pontos de ônibus de Curitiba

Sharon Abdalla
25/07/2018 21:47
Thumbnail

Imagem: Reprodução/Marc Joseph Rul

O ineditismo e as referências à cidade são características comuns ao mobiliário urbano de Curitiba. Depois das estações-tubo e dos pontos de ônibus que remetem às tradicionais araucárias, agora a capital poderá ganhar bancos em formato de pinhão.
A informação foi divulgada pela Prefeitura de Curitiba na tarde desta quarta-feira (25) depois de um encontro entre o prefeito Rafael Greca e o desenhista industrial e empreendedor Marc Joseph Rul. Nele, o profissional apresentou ao prefeito um modelo da Cadeira Pinhão, desenvolvida por Marc juntamente com as também desenhistas industriais Pamela Morais de Andrade e Vivian Spelier Floriani.
“Desenvolvemos esta cadeira há cerca de 13 anos para um trabalho da faculdade, no qual tínhamos por objetivo criar uma peça de mobiliário urbano que representasse a identidade de Curitiba. Sempre tivemos este projeto guardado, mas até agora não havia surgido a oportunidade de apresentá-lo à prefeitura”, conta Marc.
Modelo da cadeira Pinhão, que poderá ser instalada em praças, parques e pontos de ônibus curitibanos. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Modelo da cadeira Pinhão, que poderá ser instalada em praças, parques e pontos de ônibus curitibanos. Foto: Valdecir Galor/SMCS
Tal oportunidade, inclusive, surgiu quase que por acaso, depois que um amigo em comum viu a peça que Marc tem instalada no jardim de casa e o incentivou a apresentá-la a Greca. “Ele disse que, por gostar e entender sobre Curitiba, o prefeito iria apreciar a cadeira. Então, mandei uma foto da peça para ele há cerca de um ano e agora consegui apresentá-la pessoalmente”, detalha.
A receptividade do prefeito ao projeto, ainda segundo Marc, foi bastante positiva, fato este confirmado pela nota divulgada pela administração municipal. Segundo o texto, Greca solicitou que o Instituto de Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) realize estudos referentes à viabilidade para utilização da cadeira como mobiliário urbano em parques, praças e também nos pontos de ônibus da cidade. Procurado pela reportagem, o Ippuc diz que a solicitação ainda não chegou ao instituto.

A cadeira

A cadeira tem na forma e na coloração a representação quase fiel de um pinhão, semente típica da capital paranaense. Produzida a partir de uma chapa de aço de 5 mm de espessura cortada a laser e dobrada em prensa hidráulica, ela recebe pintura eletrostática em tom vermelho amarronzado, bastante semelhante à do pinhão.
“Escolhemos o aço pela sua resistência, pois dificilmente uma pessoa consegue dobrá-lo ou quebrá-lo sem o auxílio de alguma ferramenta. Além disso, a cadeira é fixada no chão com um chumbador”, explica Marc. O desenhista industrial não soube precisar à reportagem o custo para a produção da cadeira em escala. Segundo a prefeitura, este valor giraria em torno de R$ 120 por unidade.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!