Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
Foto: Alamy Stock
Foto: Alamy Stock | Foto:

A cidade chinesa de Chengdu estuda substituir seu sistema de iluminação pública por uma “lua artificial” até 2020, segundo o jornal chinês People’s Daily. Um satélite com o formato da lua está sendo pensado para ter até oito vezes o brilho da lua ‘real’, refletindo parte da luz do sol como um grande espelho.

A inovação foi anunciada pelo presidente do Instituto de Pesquisa de Sistema de Microeletrônica, Ciência e Tecnologia Aeroespacial de Chengdu, Wu Chunfeng, feita em uma feira local de inovação no último dia 10. Segundo ele, o satélite de iluminação vai “complementar” a luz da lua à noite, sendo suficiente para iluminar a cidade.

A cidade de Chegdu, no sudoeste da China, tem 14,45 milhões de habitantes. Foto: istock
A cidade de Chegdu, no sudoeste da China, tem 14,45 milhões de habitantes. Foto: istock

O raio de alcance da nova lua pretende alcançar um diâmetro que varia entre 10 e 80 quilômetros. Wu afirmou, também, que os testes de iluminação já estão sendo realizados há alguns anos, e que atualmente a tecnologia já está em fase avançada.

O investimento iria diminuir custos da cidade na área a longo prazo: iluminando uma área de 50 km², o satélite economiza anualmente 170 milhões de dólares (R$ 630 milhões), segundo o China Daily. Caso o experimento dê certo, o instituto planeja o lançamento de mais três ‘luas’ até 2022, consolidando uma nova tecnologia de iluminação pública.

LEIA TAMBÉM

Você nunca viu uma fazenda de energia solar tão fofa quanto essa instalada na China

A inspiração para a ideia é de um artista francês que imaginou colar feito de espelhos pendurado acima do planeta, refletindo a luz do sol por Paris durante o ano todo.

A cidade de Chengdu fica no sudoeste da China, na província de Sichuan e a 1.800 km da capital, Pequim.

LEIA MAIS

China constrói arranha-céu com a maior cachoeira artificial do mundo na fachada

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]