Urbanismo

Parque Gomm vai virar Parque Inglês com icônica cabine telefônica e homenagem a Shakespeare e Beatles

Luan Galani
13/06/2018 19:43
Thumbnail

Cinco cabines originais em Londres. Foto: Bigstock

Você não vai mais precisar ir a Londres para tirar fotos com a tradicional cabine telefônica britânica. Curitiba vai ganhar um Parque Inglês com direito à icônica cabine vermelha de ferro fundido e diversos mobiliários e elementos urbanos que vão render homenagem a figuras importantes da Grã-Bretanha, como Darwin, Blake, Shakespeare e Beatles.
O anúncio foi feito na noite desta terça-feira (12) pelo prefeito Rafael Greca (PMN) e pelo cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson. O projeto ainda está em fase de estudo pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Parque Gomm irá abrigar evento medieval. Foto: Divulgação/Parque Gomm
Parque Gomm irá abrigar evento medieval. Foto: Divulgação/Parque Gomm
O parque será implantado nos mesmos 20 mil m² do que hoje é o Parque Gomm, no Batel, no entorno da Casa Gomm, residência tipicamente inglesa (com ripas horizontais de madeira e fachada de três planos com janelas bow) construída em 1913 para o industrial inglês Henry Gomm e Isabel Withers Gomm.
Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual desde 1989, a casa foi o primeiro consulado inglês em Curitiba e hoje é sede da Coordenação do Patrimônio Cultural do Estado (CPC).
CASA GOMM - CURITIBA, 19/12/12 - PARANA - Casa que pertenceu a familia Gomm no Batel . Foto: Aniele Nascimento / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
CASA GOMM - CURITIBA, 19/12/12 - PARANA - Casa que pertenceu a familia Gomm no Batel . Foto: Aniele Nascimento / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
O pedagogo Luca Rischbieter, atuante em diversas causas pela cidade e que participou de todas as atividades que resultaram na criação oficial do Parque Gomm, vê com preocupação a proposta. “Acho importante que a ideia proposta conserve a casa, que atualmente está apodrecendo em uma área de fundo de vale. Mas é uma tentativa de desconstruir o que fizemos, de pasteurizar o parque. Greca acaba se contradizendo. Durante a eleição, em um debate que promovemos, o prefeito garantiu que o parque já estava pronto, e que só precisava de limpeza”, sentencia.
Questionada se o parque deixaria de existir, já que vai perder sua cara como o conhecemos hoje, a assessoria de comunicação do Ippuc informa que o Parque Gomm vai permanecer. “Mas com os equipamentos e o novo projeto deverá se chamar Parque Inglês”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!