Urbanismo

Curitibanos, sorriam! Projeto propõe intervenções para divertir a cidade

Luan Galani
20/06/2017 21:52
Thumbnail

Por um dia a Rua XV de Novembro recebeu aparelho que produzia bolhas de sabão quando o semáforo de pedestres era acionado. Fotos: Arquea Arquitetos/Divulgação

Por que as propostas de intervenções nas cidades são tão chatas? Foi essa constatação que levou o escritório de arquitetura Arquea Arquitetos a sugerir pequenas mudanças de custo quase zero e uma pitada de humor em lugares icônicos de Curitiba.
Como espalhar boias de jacarés pelo Parque Barigui, brincando com a lenda da existência do bicho naquela região, instalar uma máquina de bolhas de sabão dentro de um semáforo de pedestres da Rua XV de Novembro ou colocar uma máscara de mergulhador dentro do bebedouro do Largo da Ordem.
“O ambiente em que vivemos não precisa ser inerte. Ele pode conversar, brincar, fazer sorrir, fazendo enxergar o que sempre esteve ali”, destacam os arquitetos e os estudantes que participaram do projeto, criado para Exposição Arquitetura para Curitiba 2017, que reúne 18 propostas de escritórios de arquitetura e urbanismo para repensar a cidade.
Ao longo do primeiro semestre deste ano foram seis intervenções. As ideias foram testadas separadamente e tiveram vida útil de apenas um dia. As reações das pessoas foram filmadas e o resultado prova que a cidade se torna mais interessante e mais humana com essas mexidas rápidas e surpreendentes na paisagem. Veja abaixo.
Assinam o projeto os arquitetos Bernardo Richter, Fernando Lacerda, Pedro Amin, Guilherme Figueiredo, Helena Engelhardt e Priscila Vicentim, em conjunto com os estudantes Aline Valério, Ana Flávia Ferreira, Ana Paula Pavelski, Arthur Ribas, Beatriz Muraki, Diego Pinto, Luana Barichello, Heloíse Maestrelli, Thamires Piazza.
A inspiração dos arquitetos foi a escultura Cloud Gate, popularmente chamada de ‘feijão’, do artista Anish Kapoor, situada no centro do Millennium Park em Chicago, nos Estados Unidos. “Chicago tem muita brincadeira pela cidade, as pessoas interagem e dão risada, e o feijão virou ponto turístico, rota obrigatória para quem visita a localidade”, frisam os arquitetos.
“Por que não brincar mais?”, questionam os responsáveis pelas intervenções. “Por exemplo, a prefeitura poderia fazer um concurso para diversos artistas brincarem com estátuas de jacarés ou capivaras e espalhá-las pela cidade, da mesma forma que foi com a Cow Parade.”
SERVIÇO | Expo 2017, no MuMA, Av. Rep. Argentina, 3.432, Portão, de terça a domingo, das 10 às 19h, até dia 10 de agosto de 2017.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!