Urbanismo

Entenda como Medellín transformou lixões em jardins

HAUS
16/04/2017 22:52
Thumbnail
A gestão do lixo produzido pela população está entre os maiores desafios enfrentados pelas cidades. Nas áreas mais afastadas das regiões centrais, é comum se encontrar verdadeiros lixões em terrenos abandonados ou que não têm um uso definido, o que traz doenças e prejudica a qualidade do espaço urbano.
Para resolver este problema, a cidade colombiana de Medellín investiu cerca de US$ 850 mil em um programa de regeneração urbana. A iniciativa transformou tais áreas em jardins públicos e se tornou um exemplo de como é possível revitalizar áreas degradadas e devolvê-las à comunidade.
Reconhecidos como pontos críticos pela Secretaria do Meio Ambiente da cidade, 130 lixões informais, localizados em 11 bairros, foram transformados em praças e jardins. As áreas receberam o plantio de árvores e outros tipos de vegetação, além da instalação de equipamentos para a prática de exercícios, brinquedos infantis e mobiliário urbano.
Com isso, a cidade aumentou sua área verde e promoveu a realização de atividades comunitárias, a partir da entrega destes espaços à população.
LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!