Urbanismo

O impacto da tecnologia na mobilidade urbana e como a Uber planeja ser mais barata

Aléxia Saraiva
13/04/2018 13:35
Thumbnail

Uber Pool e Uber Pool Express são serviços que começarão a operar no Brasil.

Gui Telles é um exemplar brasileiro dos executivos do Vale do Silício. Diretor geral da Uber no Brasil desde 2014, sua visão sobre o impacto da tecnologia na sociedade — e, mais especificamente, da Uber na mobilidade urbana — é o mais otimista possível, prevendo profundas mudanças na cidade através da reconfiguração do uso dos carros.
Gui Telles é o diretor geral da Uber no Brasil. Foto: reprodução/Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente
Gui Telles é o diretor geral da Uber no Brasil. Foto: reprodução/Fórum Brasileiro de Relacionamento com o Cliente
Por ocasião do seminário O Futuro do Consumo, realizado pela ONG Proteste no qual ele discursou sobre o futuro da mobilidade, Telles concedeu uma entrevista exclusiva à HAUS. O diretor explicou como a Uber tem contribuído para a otimização da mobilidade urbana nas cidades em parceria com o poder público através de uma plataforma aberta de dados. Além disso, explicou o processo que antecede o lançamento de dois serviços da Uber no Brasil, o Uber Pool — quando o carro realiza múltiplas corridas ao mesmo tempo, levando passageiros com trajetos que coincidem — e o Uber Pool Express — quando o usuário se dispõe a andar algumas quadras para otimizar o trajeto do motorista, barateando o custo total em até 40% do valor da viagem.
Confira a entrevista:
A discussão sobre cidades inteligentes sempre traz como solução a aplicação concreta de análises de big data. O próprio serviço Uber Pool nasceu em parte da análise da base de dados que vocês tinham em mãos. Quais outros insights vocês podem trazer para a mobilidade urbana a partir disso? 
O que a gente tem de mais interessante agora é uma plataforma aberta que o poder público consegue acessar. São dados que mostram informações como trânsito, tempo de espera e trajetos de forma agregada e ajudam no planejamento das cidades. [O Uber Movement ainda não está disponível no Brasil e pode ser visitado aqui].
Durante muito tempo a gente falou com o poder público e eles sempre falaram que adorariam ter acesso aos nossos dados, e a gente respondia que não podia, porque são dados de usuários e motoristas. Então, pensando nisso, a gente tem trabalhado nesse projeto que está o tempo todo mudando. Com essa plataforma online, os planejadores da cidade conseguem ver de onde saem as pessoas, para onde elas vão, e com isso melhorar o planejamento e, obviamente, a mobilidade das cidades.
Plataforma Uber Movement analisou, em março de 2018, a diferença no fluxo do trânsito em Londres antes e depois do fechamento da London Tower Bridge. Foto: reprodução/Uber
Plataforma Uber Movement analisou, em março de 2018, a diferença no fluxo do trânsito em Londres antes e depois do fechamento da London Tower Bridge. Foto: reprodução/Uber
A primeira preocupação que a gente tem é com relação à privacidade. A gente jamais utiliza dados de forma individualizada ou qualquer coisa que possa colocar em risco a privacidade e a segurança de motorista e passageiro: isso vai ser jogado no lixo.
Você comentou que muita gente pergunta se o maior desafio da Uber é a concorrência. Qual você vê que continua sendo o diferencial da Uber com relação a outros aplicativos de mobilidade? 
Imagine que o carro, quando foi pedido via Uber, demorou quatro minutos, e com um outro aplicativo demorou dez. Por que essa diferença é tão relevante? Primeiro, óbvio, porque você como passageiro quer esperar menos. Agora, do ponto de vista do motorista, são seis minutos a mais que ele dirigiu sem ninguém no carro. Isso queima gasolina que, no final, aumenta o custo. Então provavelmente esse aplicativo vai ter que cobrar mais.
Pense para a cidade: se só tivesse esse outro aplicativo que demora dez minutos, o carro iria ficar todo esse tempo andando vazio pela cidade e gerando trânsito desnecessário, que se fosse com Uber seria menos tempo. São coisas assim que começam a trazer uma diferença e que podem parecer pequenas mas, quando a gente para, pensa e analisa a gente vê que tem impacto muito grande.
Mapeamento das ruas de Curitiba com equipamento próprio da Uber começou em março deste ano. Foto: divulgação/Uber
Mapeamento das ruas de Curitiba com equipamento próprio da Uber começou em março deste ano. Foto: divulgação/Uber
Vocês começaram o mapeamento das ruas de Curitiba em março, processo que você mencionou ser essencial para o lançamento dos serviços Uber Pool e Uber Pool Express. Como está esse processo? 
Ele ainda está em andamento. Quando os equipamentos chegaram ao Brasil, a gente já colocou os carros nas ruas e passou fazer isso literalmente a toda velocidade permitida. Hoje, 50% das cidades já foram mapeadas. A gente começou pelas capitais, como São Paulo e Rio de Janeiro, e a expectativa é de que seja concluído muito em breve. Mas não a gente não precisa concluir no Brasil inteiro para começar a utilizar os mapas em uma cidade já finalizada: se já fechou São Paulo, já consegue usar os mapas novos em São Paulo.
Uma das belezas da tecnologia é que, se você tem um produto novo, você consegue pegar um grupo de usuários, colocar e ver como funciona na prática, melhorar e só depois começa a expandir e lança para outros grupos de usuários. Tudo o que a gente faz, a gente gosta de testar antes.
Talk do diretor geral da Uber Brasil, Gui Telles, com a jornalista Isabela Leite, no evento O Futuro do Consumo. Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
Talk do diretor geral da Uber Brasil, Gui Telles, com a jornalista Isabela Leite, no evento O Futuro do Consumo. Foto: Aléxia Saraiva/Gazeta do Povo
Onde vocês costumam realizar esses testes? Os lugares escolhidos têm a ver com uma certa cultura de early adopters da Uber ou não necessariamente?
Não, a gente que escolhe [a cidade onde serão feitos testes]. Se a pessoa já está utilizando Uber, pra gente tanto faz. E não é que a gente pergunta se você quer usar esse serviço novo: a pessoa às vezes nem vai saber que ela está testando, ela vai ser escolhida por alguns critérios.
Na verdade, a gente prefere não utilizar as maiores cidades para testes porque, se dá errado, dá muito errado. Muitas vezes a gente pega cidades menores, que refletem um pouco as características do Brasil.
E como se dá essa escolha?
Imagine que a gente quer testar um sistema novo que ajuda o GPS com base no relevo. Vamos pegar uma cidade como Belo Horizonte, com muita subida e descida, pra ver se funciona. Então é muito mais pensar na característica e definir o que é sucesso para esse teste e e então pensar em qual a cidade ou região que tem melhor essas qualificações pra gente conseguir fazer um teste que de fato dê informações interessantes.
No caso dos mapas, não vai ser diferente: a gente vai lançá-los e vão ter problemas; sempre tem problemas. Mas a gente vai fazer os ajustes necessários para que, com base nesses mapas, a gente consiga lançar produtos. O Uber Pool Express é só o primeiro deles.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!