Urbanismo

Instituições oficializam plano para despoluir o rio Belém em 4 anos

Mariana Domakoski*
22/03/2017 22:21
Thumbnail

Foto: Gazeta do Povo/Arquivo | Pedro Serapio

Na tarde desta quarta-feira (22) uma audiência pública foi realizada na Câmara Municipal de Curitiba para discutir a despoluição do Rio Belém e para oficializar a união entre o governo do Estado e a Prefeitura para a revitalização do principal rio da capital paranaense.
O projeto prevê a recuperação do Belém em quatro anos com a coordenação compartilhada da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
A cooperação entre as administrações do Paraná e de Curitiba em prol do rio ainda não tem um cronograma definido de ações, que deverá ficar pronto em aproximadamente um mês, segundo o coordenador do setor de desenvolvimento governamental da Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná, Mauro Corbellini. Até junho, a previsão é ter definidas as atividades e responsabilidades de cada entidade envolvida.
Foto: Arquivo Público Municipal de Curitiba/Reprodução
Foto: Arquivo Público Municipal de Curitiba/Reprodução
Hoje há ações pontuais para a revitalização do rio, em trechos isolados e promovidas por diferentes entidades. O objetivo dessa cooperação é juntá-las. “Hoje a gestão é segmentada, mas o modo de fazer deve ser integrado. Se vamos trabalhar com esgoto, também devemos voltar os olhos a questões como drenagem, lixo, permeabilidade do solo e arborização”, conta a arquiteta e urbanista responsável dentro da Secretaria do Planejamento pelo projeto de despoluição do Rio Belém, Patricia Cherobin. Essas são ações que envolvem a própria Secretaria de Meio Ambiente e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), por exemplo.
O Ippuc, inclusive, falou durante a audiência sobre a importância da questão das águas e dos rios para a cidade. “Na revisão do plano diretor da cidade, a qualidade da água ficou em primeiro lugar entre as preocupações das regiões, na frente da segurança e da mobilidade”, afirma o supervisor de informações da instituição, Oscar Schmeike.

Belém como case de sucesso

Patricia afirma que um dos objetivos a mais curto prazo dessa cooperação é transformar o Rio Belém em um case de sucesso de recuperação a ser apresentado no próximo Fórum Mundial da Água, que será realizado em março de 2018 em Brasília. “Com isso, queremos angariar mais parceiros e verbas para o projeto”, diz.
*Especial para a Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!