Urbanismo

São Paulo irá receber protótipo de cidade inteligente para desenvolvimento de pesquisas

Stephanie D'Ornelas*
09/02/2018 09:30
Thumbnail

Campus São Paulo do IPT, que irá abrigar o protótipo em parte de suas instalações. Fotos: IPT/Reprodução | Stephanie Caroline D Ornelas

O campus de São Paulo do centenário Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) será sede de um novo centro de pesquisas para o desenvolvimento de smart cities. O anúncio foi feito no dia 22 de janeiro por Márcio França, secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação e vice-governador do Estado de São Paulo. De acordo com França, em entrevista ao site do instituto, o ITP vai iniciar a construção de um protótipo de cidade inteligente com diversas funcionalidades interligadas.
Os públicos-alvo do projeto serão prefeitos e gestores públicos, para que conheçam o conceito na prática; a comunidade acadêmica, para o desenvolvimento de novas aplicações e soluções para cidades inteligentes; e estudantes de escolas de ensino fundamental e médio, para despertar o interesse em ciência e tecnologia.
Conforme informações do instituto, Alessandro Santiago dos Santos, pesquisador da Seção de Automação, Governança e Mobilidade do IPT, afirmou que o objetivo do projeto é que o local seja um espaço permanente de prática e demonstração de soluções tecnológicas. “A ideia é que tornemos o campus do IPT um ambiente em que se possa experimentar essas tecnologias e soluções, aplicando nosso conhecimento para uma cidade melhor tanto no conceito de inteligência quanto de sustentabilidade”, explica ele.
Uma das soluções propostas por pesquisadores da IPT envolve o mapeamento da poluição do ar da cidade.
Uma das soluções propostas por pesquisadores da IPT envolve o mapeamento da poluição do ar da cidade.
Alessandro expôs ainda os quatro blocos de estudo e desenvolvimento que irão definir a primeira fase da implantação do protótipo: meio-ambiente, edificações inteligentes, serviços públicos e mobilidade inteligente. Para cada bloco, foram apresentadas soluções urbanas propostas pelos pesquisadores e colaboradores do IPT, como a gestão da arborização urbana, monitoramento de desastres naturais, gestão de resíduos sólidos, aproveitamento de água da chuva, iluminação pública inteligente, inspeção automatizada de galerias pluviais e semáforos inteligentes.
No último dia 23, empresas e instituições interessadas em contribuir com ideias e apoiar o projeto por meio de parcerias participaram de um workshop para exposição, detalhamento e debate das ideias no Instituto. O modelo de cidade inteligente deve ser construído até o final de 2018 e demonstrará suas tecnologias ao público por meio de centros de controle, smartphones, mapas digitais, galeria de tecnologias e visita às instalações físicas.
*Especial para a Haus. 

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!