Urbanismo

Jaime Lerner é eleito 2º maior urbanista do mundo

HAUS
03/04/2018 15:35
Thumbnail

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo | gazeta do povo

Uma lista dos 100 urbanistas mais influentes de todos os tempos, organizada pela revista norte-americana de planejamento urbano Planetizen, concedeu ao Brasil a medalha de prata: Jaime Lerner aparece como segundo colocado — o único do país a figurar a lista. O primeiro lugar foi concedido à norte-americana Jane Jacobs, urbanista famosa por ter escrito o livro“Morte e vida das grandes cidades”, que redefiniu a forma com que se estudava o urbanismo e se via o avanço modernista nas cidades na década de 1960.
Entre os trabalhos mais célebres de Lerner em Curitiba estão a transformação da Rua XV de Novembro em calçadão para pedestres em 1972 e a criação do sistema de canaletas exclusivas para os ônibus na cidade. Lerner foi três vezes prefeito de Curitiba e duas vezes governador do Estado do Paraná.
Fechamento da Rua XV de Novembro para carros foi uma das primeiras realizações de Lerner enquanto prefeito de Curitiba. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
Fechamento da Rua XV de Novembro para carros foi uma das primeiras realizações de Lerner enquanto prefeito de Curitiba. Foto: André Rodrigues / Gazeta do Povo
LEIA MAIS
O resultado foi definido a partir de duas fases organizadas pela Planetizen: a primeira com indicações de nomes pelos leitores e a segunda, por votação online. O critério de escolha deveria levar em consideração a influência que esses urbanistas causaram em suas cidades — o que engloba designers, arquitetos, professores, jornalistas, entre outros.
A nova lista teve por objetivo atualizar a versão publicada em 2009. Uma das principais mudanças entre as duas versões é o aumento significativo no número de mulheres premiadas, que subiu de 9 para 19.

Veja os dez primeiros colocados da lista:

1. Jane Jacobs
Foto: Phil Stanziola
Foto: Phil Stanziola
2. Jaime Lerner
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo
3. Frederick Law Olmsted
Considerado pai do paisagismo, o arquiteto Olmsted foi responsável pela elaboração dos projetos de inúmeros parques nos Estados Unidos. Sua obra-prima é o Central Park, em Nova York.
4. Jan Gehl
O arquiteto e designer urbano dinamarquês tem seu trabalho voltado às melhorias que as cidades podem ter para otimizar sua relação com pedestres e ciclistas.
5. Andrés Duany
Arquiteto e fundador do Congresso do Novo Urbanismo americano, no qual se discutem políticas para as cidades se tornarem mais receptivas a pedestres.
6. Lewis Mumford
Foto: Wikimedia Commons/Reprodução
Foto: Wikimedia Commons/Reprodução
Sociólogo que estudou a convergência das relações humanas com a cidade. Foi crítico da área de arquitetura na revista The New Yorker por 30 anos.
7. Robert J. Gibbs
Importante membro do movimento do Novo Urbanismo. Um dos primeiros a buscar metas de sustentabilidade na construção de comunidades que seguiam esse preceito.
8. Frank Lloyd Wright
O complexo que construiu em Taliesin tornou-se um centro de formação de jovens arquitetos. Foto: Reprodução
O complexo que construiu em Taliesin tornou-se um centro de formação de jovens arquitetos. Foto: Reprodução
Um dos maiores nomes da arquitetura mundial, Wright desenhou mais de mil projetos e desenvolveu o conceito de arquitetura orgânica, na qual uma construção é humanizada através do meio ambiente e da comunidade em que se insere.
9. Le Corbusier
Foto: reprodução/Susleriel
Foto: reprodução/Susleriel
O arquiteto franco-suíço Charles-Édouard Jeanneret, conhecido como Le Corbusier, foi pioneiro da arquitetura modernista. Dezenas de suas construções são parte do Patrimônio da Humanidade da Unesco.
10. Charles Marohn
Engenheiro americano que concebeu a organização e site Strong Towns, que procura ajudar as cidades a se tornarem mais sustentáveis e autossustentáveis.
Confira a lista completa aqui.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!