Curitiba terá mutirão de intervenções urbanas e semana de palestras e oficinas no Rebouças

Sharon Abdalla
21/10/2019 21:47
Thumbnail

Vista aérea do Vale do Pinhão, que integra áreas do Rebouças e do Prado Velho. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | LETICIA AKEMI

Reunir a sociedade em torno do objetivo de enfrentar os problemas, pensar soluções e se apropriar do espaço urbano que faz parte do seu dia a dia. Este é o objetivo do Laboratório de Inovação Urbana, evento que será realizado a partir desta terça-feira (22) e segue até sábado (26) com uma programação focada na capacitação dos atores sociais para a transformação da região do Rebouças.
“O ideal é que as pessoas participem de todas as atividades, pois criamos um formato [similar] ao de uma jornada, [com metodologia] para introduzir a temática, sensibilizar sobre à percepção em relação ao ambiente urbano, conceber ações e colocar a mão na massa. Ou seja, é uma supercapacitação. Mas também há a possibilidade de as pessoas se inscreverem em atividades [isoladas]”, lembra Marina Gennari, diretora de projetos da Sociedade Global, organização da sociedade civil responsável pela realização do laboratório.
Após décadas sem uso, em 2006 o local se tornou sede da Fundação Cultural de Curitiba. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Após décadas sem uso, em 2006 o local se tornou sede da Fundação Cultural de Curitiba. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
A partir dela, a intenção é que as pessoas — não apenas acadêmicos, profissionais das áreas da arquitetura e urbanismo e representantes dos órgãos públicos, mas também comerciantes, moradores da região e demais interessados — participem das discussões e contribuam com a formulação de ações que possam melhorar a rotina de quem vive ou transita pelo bairro.
Para o sábado (26), inclusive, está programado um mutirão de intervenções urbanas para colocar em prática algumas das que serão formuladas durante a semana.

Programação

A programação do evento inclui painéis, oficinas temáticas e ateliê de cocriação. Na sexta-feira (25), o evento será integrado à “Charrete Criativa do Rebouças”, organizada pelo Exponencidade em parceria com o iCities com o objetivo de subsidiar as primeiras diretrizes e áreas de atuação do Laboratório Urbano Experimental sediado no CRIA – Campus Rebouças de Inovação e Aceleração.
A programação completa do Laboratório de Inovação Urbana pode ser acessada no site do evento. Nele também é possível se inscrever (gratuitamente) para participar das atividades, que têm vagas limitadas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!