Urbanismo

Com escultura de 7 metros, parte fatiada da Praça do Japão ganha novo espaço

HAUS
18/07/2018 21:30
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

Após a polêmica envolvendo a implantação da primeira etapa do Ligeirão Norte-Sul na área da Praça do Japão, a prefeitura de Curitiba inaugura nesta quinta-feira (19) o espaço Tomie Ohtake. Instalado na “orelha” da praça (trecho à direita de quem a olha da área onde os ônibus contornam o logradouro), o largo contará com uma escultura de sete metros de altura assinada pela artista plástica japonesa radicada no Brasil e falecida em 2015.
Batizada de “Curitiba”, a obra foi instalada ainda nesta quinta-feira (18) e é formada por uma estrutura em aço na cor vermelha representando um marco na paisagem urbana e mais uma homenagem da cidade à comunidade nipônica, como divulgou em nota a prefeitura. A inauguração acontece, inclusive, na semana em que são celebrados os 110 anos da imigração japonesa no Brasil.
“A Tomie achava que era muito importante que as pessoas vissem as obras no espaço urbano, ao ar livre, que as pudessem contemplar quando passassem por elas”, contou o arquiteto e designer Ricardo Ohtake, filho da artista e presidente do Instituto Tomie Ohtake, à Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
Ainda segundo ele, a obra remete ao sol e à lua e simboliza as relações entre Brasil e Japão, uma vez que seu desenho é reconhecido e interpretado da mesma forma nos dois países.
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo
Esta é a segunda obra pública assinada pela “dama das artes plásticas brasileira” a ser implantada em Curitiba. Em 1996, Tomie já havia criado especialmente para a cidade outra escultura, com 11 metros de altura, que está instalada no Museu Municipal de Arte (MuMA) – Portão Cultural e celebrou o centenário de amizade Brasil-Japão.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!