Urbanismo

Manhattan amplia costa para evitar enchentes causadas pelo aumento do nível do mar

Luciane Belin*
04/04/2019 13:18
Thumbnail

Foto: Michael Pewny/ Pixabay

Nova York vai investir mais de 10 bilhões de dólares no desenvolvimento de projetos destinados a encontrar soluções preventivas contra possíveis inundações na parte baixa de Manhattan. A ilha já começou a sofrer com o aumento do nível do mar, ocasionado pelo aquecimento global, e a prefeitura da cidade quer se certificar que isso não gere problemas especialmente para a Lower Manhattan, a porção mais sujeita aos efeitos da água.
Recentemente, o prefeito de Nova York, Bill de Blasio, anunciou o investimento do valor, que corresponde a aproximadamente 38,6 bilhões de reais, para a construção de barreiras para proteger a ilha em eventuais situações como a do Furacão Sandy, que em 2013 danificou 17 mil casas e ocasionou a morte de 44 pessoas.
A cidade, segundo disse o prefeito em um artigo para a New York Magazine, já passou do ponto de questionar os efeitos do aquecimento global e já entendeu que não se trata de debater se este existe ou não, e sim de proteger a ilha.
A preocupação não é à toa: a região de Lower Manhattan é extremamente importante para a cidade. Além de abrigar 90 mil moradores, ser fonte de meio milhão de empregos e cruzamento das principais linhas de metrô de Manhattan, é lá também que se encontra o chamado Distrito Financeiro, com prédios como o da Bolsa de Valores de Nova York e o Wall Street, onde acontecem algumas das mais importantes discussões e negociações comerciais do planeta.

Projeto desafiador

Como blindar uma região que é uma ilha localizada a cerca de dois metros acima do nível do mar? Essa pergunta é o que vem norteando as equipes de pesquisa e engenharia que a cidade está reunindo para propor soluções. Segundo de Blasio, o que precisa ser feito em Nova York consiste em “um dos dos mais complexos desafios ambientais e de engenharia que a cidade jamais enfrentou e que vai, literalmente, alterar a forma da ilha de Manhattan“.
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay
O motivo pelo qual ele diz isso é que a forma como a cidade encontrou de proteger a ilha foi ampliar a costa, aumentando a área territorial em torno dela e reduzindo a porção tomada pela água entre a ilha e a parte continental do município.
“O South Street Seaport e o Financial District, ao longo da parte leste de Lower Manhattan, ficam tão perto do nível do mar – apenas dois metros e meio acima da linha d’água – e estão tão cheios de serviços públicos, esgotos e linhas de metrô que não podemos construir proteção contra inundações na terra. Então vamos ter que ‘construir’ mais terra”.
Foto: Reprodução/ New York Magazine
Foto: Reprodução/ New York Magazine
A ideia é “empurrar” a linha da costa da baixa Manhattan cerca de 150 metros para dentro da água, cerca de dois quarteirões, até a região do East River. Isso, segundo os estudos realizados pelas autoridades locais, deve proteger os bairros de inundações causadas tanto por tempestades quanto pela alta da maré.
O problema, no entanto, é que mesmo toda essa operação tem um prazo de validade. Se o nível do mar continuar subindo, essa proteção só será eficiente até o ano de 2100, quando a cidade precisará pensar em outras alternativas caso as águas continuem invadindo a cidade.
Plano climático de Nova York deve transformar a estrutura territorial da ilha e resolver o problema das inundações até o ano de 2100. Foto: Reprodução/ New York Magazine
Plano climático de Nova York deve transformar a estrutura territorial da ilha e resolver o problema das inundações até o ano de 2100. Foto: Reprodução/ New York Magazine
Segundo o prefeito, Nova York vai assumir esse projeto, mas o desafio de não afundar não é unicamente do município. Diversas outras cidades norte-americanas vêm enfrentando o mesmo problema com o aumento do nível do mar, como é o caso de Miami, por exemplo.
Para isso, ele diz que o país terá que fazer um esforço coletivo para blindar suas cidades contra a elevação da água.”Nós vamos construir, porque nós não temos escolha. Isso deveria ser tanto uma prioridade nacional quanto local – proteger o centro global de comércio, a Reserva Federal, a casa de um setor da nossa economia que toca cada cidade e região na América. (…) Mas, agora, cidades como Nova York estão encarando a maior ameaça à nossa sobrevivência sozinhas”, escreveu de Blagio, ressaltando que o projeto é tão infraestrutura quanto estradas, trilhos de trem e pontos, que é tão segurança nacional quanto ferramentas militares.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!