Urbanismo

Jaime Lerner comandará transformação do Minhocão em parque suspenso

Luan Galani
26/02/2019 20:38
Thumbnail

Imagens: Jaime Lerner Arquitetos Associados/Divulgação

A Prefeitura de São Paulo anunciou que vai transformar o Minhocão — formalmente batizado de Elevado Presidente João Goulart — em parque linear. A ideia é do arquiteto curitibano Jaime Lerner e foi sugerida em 2017, quando o urbanista foi contratado pelo Sindicato da Habitação (Secovi-SP) para repensar o centro de São Paulo.
Mas só agora o projeto começa a sair do papel. Segundo estimativas da capital paulista, a transformação só ficará pronta em dezembro de 2020 e vai custar R$ 38 milhões. A ação será feita em três fases. Na primeira serão executadas obras de segurança e acessibilidade para os usuários do espaço. Ao todo serão instalados nove pontos em todo o elevado, entre elevadores e escadas, e estruturas de proteção nas laterais.
A segunda etapa consiste na implantação de 900 metros de parque entre a Praça Roosevelt e o Largo do Arouche. No total estão previstos 17,5 mil metros quadrados com jardins, além de floreiras e deques, dispostos em módulos pré-fabricados, para abrigar diversas atividades.
“O que antes era um atalho, o Minhocão acabou se tornando uma erosão da trama urbana, deprimindo a paisagem, deteriorando as relações de vizinhança, desvalorizando os edifícios”, conta o arquiteto Fernando Canalli, que conduziu o projeto dentro do escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados. “A vizinhança já começou a transformar o local com algumas atividades esporádicas, principalmente durante o fim de semana. É a sinalização da mudança. Depois de pronto, será como a Orla do Guaíba, o centro de São Paulo vai mudar radicalmente.”
A ideia é criar espaços de permanência para idosos, adultos, jovens e crianças. Ao longo do tempo, com a conquista do novo espaço pela população e o aparecimento de novos hábitos, a área vai ganhando vida própria, com teatros, bares e pocket shows, por exemplo.
O piso da principal área de passagem será totalmente aberto para a arte urbana. “Em vez de fazer grafite em um paredão vertical, por que não no piso horizontal?”, brinca Canalli. “Como em outras áreas da cidade, a arte de rua vai mudar com o tempo e será uma galeria a céu aberto.”
O elevado também é dotado de uma rede de equipamentos públicos capilarizados e icônicos, como as bibliotecas Mário de Andrade e Monteiro Lobato, o Estádio do Pacaembu, o Memorial da América Latina e a Santa Casa de Misericórdia, além de duas estações de metrô, Marechal Deodoro e Santa Cecília.

Parque do Minhocão

O destino do elevado João Goulart é objeto de discussão desde os anos de 1970, quando foram iniciadas as rotinas de interdição ao tráfego no período noturno. A consideração do impacto que o resultado dessa discussão teria sobre o cotidiano da cidade fez com que o Plano Diretor Estratégico (PDE), aprovado em 2014, tratasse desse tema, prevendo uma lei específica deveria ser elaborada para determinar a gradual restrição ao transporte individual motorizado, definindo prazos até sua completa desativação como via de tráfego, ou transformação, seja parcial ou integral, em parque.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!