Urbanismo

Abandonado e destruído por incêndio, módulo policial no Água Verde vai virar café descolado

Luan Galani
04/07/2018 20:20
Thumbnail

Imagem: Divulgação

Abandonado há bastante tempo e alvo de vandalismo que resultou em incêndio em abril de 2018, um módulo policial na Praça Maria Bergamin Andretta, no Água Verde, no cruzamento da Rua Bento Vianna com a Avenida Água Verde, vai virar um café de 16 m². A cobertura com domos típica de Curitiba e as estruturas metálicas originais serão mantidas e recuperadas. A inauguração do Café Sete Expresso – Bizu está prevista para o próximo dia 22.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O espaço foi cedido por dois anos pela Prefeitura de Curitiba como uma parceria público-privada para o projeto Geração Bizu, que se dedica a reinserir na sociedade ex-detentos que cumprem pena monitorada, e aposta no café como uma maneira de gerar recursos para a entidade social.
O projeto é assinado pela arquiteta Ana Bonim, e será executado e coordenado pela construtora Mora Constrói, de Leopoldo Guimarães e Harison Borchardt. Todo o material e mão de obra foram doados. Além dos profissionais já citados, ajudaram a financiar a construção do café o Balaroti, a Terra Café, Núclep P3, Anua e Tintas Alessi.
“Essa renovação urbanística traz benefício para vários atores, e prova que, com vontade, é possível fazer”, garante Leopoldo. “Os módulos policiais entraram em desuso e agora a prefeitura aposta somente em módulos móveis. Mas esses espaços continuam lá e precisam ser renovados. É a primeira experiência desse modelo.”
O café terá uma pegada urbana para valorizar o entorno e vai assumir uma linguagem brutalista, com bastante ferro e madeira aparentes. Caixotes de feira vão funcionar como prateleiras e os domos serão pintados de marrom. A operação do café, com horários de funcionamento, está em fase de definição e mais detalhes serão divulgados na ocasião do lançamento.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!