Urbanismo

Para arquitetos, lei de zoneamento e burocracias são os principais desafios de Curitiba para 2019

Luciane Belin*
11/01/2019 17:32
Thumbnail

Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Arquiteto, urbanista e sócio-diretor do AXAA5 – Laboratório de Arquitetura, Leonardo Hauer tem 23 anos de profissão e assumiu, em janeiro de 2019, e a cadeira de presidente da Associação Paranaense dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA/PR) na gestão 2018/2020. Ele encara uma série de desafios, especialmente no que diz respeito aos aspectos relacionados ao urbanismo.
Certificado em Gestão de Escritórios de Arquitetura e com atuação em desenvolvimento urbano por meio da arquitetura, com a concepção de projetos envolvendo patrimônio histórico e cultural, Hauer começa sua gestão apontando três grandes pilares que devem receber mais atenção da associação na sua gestão: questões de zoneamento urbano, patrimônio histórico e um esforço no sentido de desburocratizar alguns dos processos municipais e estaduais com relação à construção civil.

Lei de Zoneamento

Em discussão desde 2017, a nova Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo – cujas discussões tiveram também a participação de representantes da AsBEA-PR – deve ser aprovada nos próximos meses e será um dos aspectos a receber a atenção da instituição em 2019. “No ano passado, foram centenas de horas de discussões sobre o assunto [a lei], com membros do Ippuc [Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba], Secretaria de Urbanismo, prefeitura, o que foi muito positivo. De todas as dezenas de questões iniciais, a gente só não conseguiu chegar em um acordo com o Ippuc em três questões, o que foi extremamente positivo”. Ele não revelou quais foram os pontos de divergência nas discussões.
Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo
Com a legislação ainda pendendo aprovação da Câmara dos Vereadores, ainda não estão claros os aspectos que devem ser alterados na lei de zoneamento com relação à versão anterior. “A lei anterior era mais completa, complexa e mais ‘assustadora’. Agora, foi ‘enxugada’ para ser algo mais simples e os pontos polêmicos diminuíram drasticamente, com alguns ainda em discussão”, aponta Hauer.
Como exemplo, ele cita a questão da outorga onerosa, referente à compra de potencial construtivo. “Existe uma tendência a que os empreendimentos sejam obrigados a estender mais verba para comprar as novas outorgas, ou que as outorgas fiquem mais caras. Isso é um ponto que nos preocupa, porque ninguém vai investir nessa compra sem ter que repassar isso para o consumidor final. Entendemos a necessidade de arrecadação, mas isso tem que ser feito com extrema parcimônia para não prejudicar o consumidor final”, opina o presidente da AsBEA-PR.
Leonardo Hauer, presidente da AsBEA-PR na gestão 2018-2020. Foto: Divulgação
Leonardo Hauer, presidente da AsBEA-PR na gestão 2018-2020. Foto: Divulgação

Burocracias para construir e conservar

O grande volume de aspectos burocráticos que envolvem o mercado da construção civil é, para Hauer, uma das principais preocupações às quais a associação deve se dedicar durante a nova gestão para facilitar a rotina de atuação dos profissionais.
“Nós lidamos diretamente com aprovação dos projetos e alguns órgãos públicos não conseguem nos dar prazos para uma verificação de alguns projeto. Como alguém vai investir em um terreno sem saber quando vai poder começar a obra no terreno? Esse assunto é delicado, mas a solicitação de agilização de prazos com os órgãos tem que ser encampada para tentar desburocratizar a profissão”, opina.
Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo
Foto: Daniel Castellano/ Arquivo Gazeta do Povo
A necessidade de acelerar os processos de aprovação é vista não apenas nas solicitações para novas edificações, mas também na conservação e restauração daqueles que já existem e são considerados patrimônio histórico. Embora sejam, em boa parte das situações, prédios e casas de propriedade privada, essas construções demandam autorizações e licenças especiais para serem alteradas. “Queremos dialogar com o poder público para estudar alguma forma de melhorar o incentivo para a iniciativa privada ter realmente vontade de preservar o patrimônio histórico”.
De acordo com ele, a reforma de obras consideradas patrimônio atualmente pode não ser interessante aos proprietários dos imóveis pela demora e pela burocracia envolvida “Levaremos propostas de arquitetos que trabalham com restauro de patrimônio para discutir com prefeitura, estado e Ippuc, para propor iniciativas como descontos de IPTU e incentivos de potencial construtivo, por exemplo; incentivos fiscais para aumentar o potencial construtivo para além do que já se fornece hoje em dia; e diminuir o número de exigências que solicitam para que o restauro seja 100% construído, desonerar o custo do restauro”, complementa.
*Especial para Haus

LEIA TAMBÉM


Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!