Urbanismo

Rua mais badalada de Londres será bloqueada para veículos em 2018

HAUS
26/01/2018 09:30
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Imagens reveladas pelo prefeito londrino Sadiq Khan mostram uma previsão da Oxford Street após a conclusão do projeto. Fotos: Reprodução

A Oxford Street, em Londres, é um paraíso para compras que atrai milhões de turistas todos os anos. Estima-se que cerca de 500 mil pedestres andem pela avenida a cada dia, compartilhando espaço com carros, ônibus, bicicletas e táxis. A boa notícia para quem caminha por essa área é que, a partir deste ano, será mais tranquilo passear pela via a pé. O trânsito de veículos será totalmente bloqueado na Oxford Street até 2020, quando a rua será transformada em uma zona de pedestres. No último mês de novembro, o prefeito londrino Sadiq Khan anunciou que as restrições ao tráfego terão início até o final de 2018.
A transformação da avenida será realizada em três fases. Na primeira, que se inicia neste ano, os ônibus que passam atualmente pelo local terão uma nova rota, e as tarifas de táxi serão expandidas. Além disso, a via e a calçada serão levadas ao mesmo nível, tornando o espaço mais acessível para cadeirantes. Os ciclistas também não poderão mais utilizar a rua. O governo local, porém, promete implementar novas ciclovias nas vias que circundam a Oxford Street.
Projeto prevê espaços de convívio.
Projeto prevê espaços de convívio.
O projeto para a reformulação da avenida inclui a instalação de uma sequência de praças públicas, arte de rua e espaços de convívio. A princípio, o tráfego ainda irá funcionar no sentido norte para o sul em alguns pontos. Na segunda fase do projeto, que deve acontecer até o fim de 2019, outra parcela da rua passará a ser exclusiva para pedestres. Em dezembro do ano seguinte, na terceira e última fase, a avenida irá se despedir completamente dos carros.
A discussão sobre o fechamento da Oxford Street para veículos é antiga, motivada principalmente pelo alto nível de poluição do ar – a Oxford Street é frequentemente citada como uma das vias mais poluídas do mundo, por níveis excessivos de dióxido de nitrogênio – e frequentes colisões na rua. De acordo com a Prefeitura de Londres, entre janeiro de 2012 e setembro de 2015, um pedestre esteve envolvido em uma colisão na avenida a cada sete dias. A proposta de Khan visa transformar a rua em um espaço mais seguro e atrativo aos moradores e turistas.

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