Paraty e Ilha Grande são eleitas 1º Patrimônio Mundial misto do Brasil

Aléxia Saraiva
05/07/2019 12:26
Thumbnail

Foto: divulgação

Está confirmado: o Centro Histórico de Paraty e as reservas naturais de Mata Atlântica de Ilha Grande, no Rio de Janeiro, são o 22º Patrimônio Mundial brasileiro reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O título tem caráter inédito para o Brasil: a região é o primeiro patrimônio misto do país — ou seja, engloba áreas de importância natural e cultural.
A decisão foi tomada nesta sexta-feira (5), durante a 43ª Sessão do Comitê de Patrimônio Mundial da Unesco, que acontece em Baku, capital do Azerbaijão, até o dia 10 de julho. A área preservada inclui cinco pontos distintos: o centro histórico de Paraty, o Parque Nacional da Serra da Bocaina, o Parque Estadual da Ilha Grande, a Reserva Biológica Estadual da Praia do Sul e a Área de Proteção Ambiental de Cairuçu.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o espaço total das reservas é de 204 mil hectares, com 187 ilhas de vegetação primária.
Durante a sessão desta sexta, também foram aprovados como Patrimônio Mundial da Unesco o Parque Nacional Vatnajökull (Islândia), as terras e zona marinha do Mar Austral francês (França) e a Região de Ohrid (Albânia).

Segunda candidatura

Esta foi a segunda vez que Paraty foi indicada ao título. A primeira vez foi em 2009, quando o processo foi declinado na última etapa com a orientação de que a inscrição fosse refeita para ampliar a área de abrangência — processo que levou dez anos para se concretizar.
Região histórica e conjunto arquitetônico de Paraty. Foto: Wikimedia Commons
Região histórica e conjunto arquitetônico de Paraty. Foto: Wikimedia Commons
Neste ano, a candidatura foi realizada em uma parceria entre Ministério do Meio Ambiente, Iphan, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Prefeituras Municipais de Paraty e de Angra dos Reis, Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Fórum das Comunidades Tradicionais e Observatório de Territórios Sustentáveis e Saudáveis da Bocaina.

Quais as vantagens de se tornar Patrimônio Mundial?

O aumento considerável no número de turistas é um dos retornos imediatos que os patrimônios observam a partir da vigência do título. Dados do Iphan apontam que o Conjunto Moderno da Pampulha, em Minas Gerais, recebeu 50 mil visitantes a mais por ano desde que recebeu o reconhecimento em 2016.
Foto: Wikimedia Commons<br>
Foto: Wikimedia Commons<br>
O título também multiplica a economia da região, facilitando aportes de doadores públicos e privados. Um exemplo é o caso da recuperação da cidade de Goiás (GO) após uma enchente em 2001, 15 dias após receber o título de Patrimônio Mundial.
Conforme conta o livro Comunicação e Cidades Patrimônio Mundial do Brasil, publicado pelo Iphan em 2010, houve uma mobilização de mais de 30 instituições para revitalizar a cidade — estatais, órgãos governamentais, ONGs, organizações religiosas e prefeituras vizinhas. “O resultado foi a surpreendente recuperação da cidade, situação que dificilmente teria acontecido não fosse sua condição de cidade Patrimônio Mundial“, relata o livro.
Segundo o historiador Jean-Pierre Halévy, o Brasil é um dos raros países a apresentar uma gama de patrimônio que vai da pré-história ao período contemporâneo. Atualmente, são 21 sítios inscritos na Lista do Patrimônio Mundial da Unesco — dez culturais e sete naturais. Confira aqui quais são eles.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!