Urbanismo

Paris aprova pedido de rua com nome de Marielle Franco

Gazeta do Povo
01/04/2019 19:06
Thumbnail

Escadaria em homenagem a Marielle Franco no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP). Foto: Twitter/ @luduvicu

O Conselho de Paris aprovou, nesta segunda-feira (1), uma moção que aprova a intenção de batizar uma localidade da capital francesa (rua, praça ou passagem pública) com o nome da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), assassinada no dia 14 de março de 2018.
A notícia foi compartilhada pela Rede Europeia para a Democracia no Brasil (RED.Br), que assina a autoria do projeto junto da Prefeitura de Paris. De acordo com a RED.Br, a medida teve apoio unânime, tanto da esquerda como da oposição.
Segundo a Rádio França Internacional (RFI), o próximo passo é escolher qual local será homenageado, decisão que deve ser realizada por uma equipe da prefeitura e que não tem data para acontecer. O jornal afirma também que um dos locais cogitados é o bairro Marais.
O trâmite da proposta começou em março, quando a instituição enviou à prefeitura uma carta aberta pedindo que se considerasse o pedido. “O fato de que uma rua ‘Marielle Franco’ exista em Paris será uma garantia simbólica para sua memória e, de maneira mais geral, para a solidariedade com os defensores dos direitos humanos e da democracia no Brasil e no mundo”, anunciou o grupo, à época. A prefeitura, então, endossou o pedido e encaminhou ao conselho.
A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, comemorou a aprovação da intenção em seu Twitter: “Os representantes parisienses adotaram, nesta manhã, o pedido que fiz junto da minha equipe: uma localidade parisiense levará o nome de Marielle Franco, militante dos direitos humanos, eleita no Rio de Janeiro, assassinada em março de 2018”.
C’est voté ! Les élus parisiens ont adopté ce matin la proposition que je leur soumettais avec mon équipe : un lieu parisien portera le nom de Marielle Franco, militante des droits humains, élue de Rio de Janeiro, assassinée en mars 2018. #ConseilDeParis pic.twitter.com/jyFOgDQUkD
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) April 1, 2019
O Conselho de Paris — instância equivalente às câmaras municipais no Brasil — delibera sobre temas importantes da cidade de Paris e tem de 8 a 10 encontros por ano, que duram de três a quatro dias. A sessão de abril vai de 1º a 3 de abril.
O movimento europeu para homenagear Marielle não se restringe a Paris. No mês passado, instituições de Florença também apresentaram uma proposta à prefeitura.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!