Urbanismo

Paris vai remodelar espaços públicos para acolher pedestres e ciclistas

HAUS
24/05/2016 00:57
Thumbnail

Praça Gambetta será um dos sete lugares repensados pela prefeitura de Paris. Fotos: Sophie Robichon/Prefeitura de Paris/Divulgação | Bernard MILLOT

Paris está na vanguarda mais uma vez. A capital francesa anunciou que vai remodelar sete lugares icônicos da cidade para “abraçar” ainda mais os pedestres e os ciclistas.
As obras serão iniciadas em 2017 e, durante os próximos meses, a metrópole convidará urbanistas, arquitetos e paisagistas a colaborar com os redesenhos urbanos.
LEIA MAIS
A iniciativa corajosa e pouco popular reforça ainda mais o paradigma da mobilidade urbana sustentável, que retira a prioridade dos espaços sobre os carros e foca nas pessoas, nos ciclistas e no transporte público, dedicando 50% dos espaços viários aos outros modais.
Os sete espaços da capital francesa que serão repensados são as praças da Bastilha, Gambetta, Itália, Nação e Panteão, além da estação Place des Fêtes e o entorno da Igreja de Madeleine. Em comum, os locais ficam localizados em regiões de trânsito intenso de automóveis, com cruzamentos nada amigáveis para pedestres.
Some-se a isso outras propostas já anunciadas pela administração municipal que pretendem transformar a cidade, como a ampliação dos espaços públicos nas margens do rio Sena, a remodelação da Champs-Élysées e o Plano de Bicicletas 2015-2020, que deseja tornar Paris a capital mundial do ciclismo.
De acordo com o anúncio no site da prefeitura de Paris, pode-se ver em bege os espaços que serão dedicados aos pedestres e que atualmente são destinados aos automóveis; nas linhas amarelas, os pontos onde serão implementados os cruzamentos de pedestres; em pontos amarelos, as zonas de trânsito lento; em verde, as áreas que poderiam ser destinadas aos canteiros de vegetação; e em roxo as áreas de uso temporário.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!