Urbanismo

“É um absurdo um mercado naquela área”, diz Requião sobre Angeloni no antigo Hospital Bom Retiro

Luan Galani
01/12/2017 09:30
Thumbnail

Senador Roberto Requião é a favor do Parque Bom Retiro. Foto: Pedro França/Agência Senado | Pedro França/Agência Senado

A criação do Parque do Bom Retiro ganhou mais um aliado de peso. Depois do arquiteto e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner ter declarado com exclusividade à HAUS que prefere um parque ao supermercado, agora o senador Roberto Requião (PMDB) também defendeu a preservação integral da área do antigo Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro, sem o novo Angeloni na área.
“Sou a favor do parque. É um absurdo um mercado naquela área”, sentenciou o político, por meio da assessoria de imprensa, quando questionado pela reportagem. “Mais um estabelecimento comercial ali não tem sentido. O Bom Retiro é bem servido desse tipo de serviço”, completou.
Rivais históricos na política, Lerner e Requião concordam em um ponto: preferem o Parque Bom Retiro, sem o Angeloni. Desde que foi anunciada em agosto passado, a construção de uma unidade do supermercado da marca catarinense no Bom Retiro vem mobilizando moradores da região e ativistas ambientais.
Em entrevista exclusiva para HAUS, o prefeito Rafael Greca (PMN) já confirmou a intenção de fazer da área um memorial em homenagem ao artista João Turin. Atualmente, o caso está em deliberação no Conselho Municipal de Patrimônio Cultural, que estuda o possível tombamento da área do antigo hospital.
13-09-2017 - Requião fala no comício de apoio ao Lula.
13-09-2017 - Requião fala no comício de apoio ao Lula.
Em diversas oportunidades, o Angeloni afirma que o bosque da área será totalmente preservado: “Em tudo o que se refere às questões ambientais, seguimos rigorosamente o que nos foi solicitado pelos órgãos competentes durante o processo de licenciamento”.
Sobre a mobilização em favor do bosque, a Prefeitura de Curitiba disse em matérias anteriores que toda manifestação da sociedade civil é bem-vinda. “Pediam a manutenção dos bosques e eles já estão preservados por legislação federal e municipal. A vinda do supermercado, no entanto, não foi decidida na atual gestão”, alega a administração municipal.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!