Prefeitura divulga primeiras imagens do Memorial Inglês no Parque Gomm

Gazeta do Povo
23/10/2019 20:13
Thumbnail

Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação

Com início das obras previsto para a próxima segunda-feira (28), o Memorial Inglês de Curitiba teve suas primeiras imagens divulgadas pela prefeitura nesta quarta-feira (23). O espaço, que será construído dentro do Parque Gomm, no Batel, em homenagem a imigrantes ingleses no Paraná, contará com jardins, estruturas e elementos que remetem à cultura e a personalidades da terra da rainha.
Instalado no entorno da residência de arquitetura tipicamente inglesa [com ripas horizontais de madeira e fachada de três planos com janelas bow], construída em 1913 no local que hoje abriga o parque e tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, o memorial contará com pista de circulação e um jardim infantil de quase 400 m². Inspirado nos contos do coelho Peter Rabbit, da escritora e ilustradora Beatrix Potter, o espaço terá horta, área para contação de histórias e jardins de mel de abelhas nativas (sem ferrão).
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
O paisagismo desta e das demais áreas trará plantas semelhantes às dos parques londrinos. Outras referências ao país estarão representadas na icônica cabine telefônica britânica – original em ferro fundido, datada de 1930 e doada a Curitiba pelo Consulado-Geral do Reino Unido em São Paulo – e nos muros de tijolos à vista.
Painéis com informações sobre a história da banda The Beatles, do poeta e dramaturgo William Shakespeare e das famílias britânicas que se instalaram no Paraná também irão compor o espaço.
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
Imagem: Prefeitura de Curitiba/Divulgação
A previsão de inauguração do memorial, segundo confirmou à reportagem de HAUS o Consulado do Reino Unido na cidade, é para a última semana do próximo mês de novembro. O projeto e execução da obra estão sob responsabilidade da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, mas também envolvem a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!