Rio Pinheiros navegável? Novo programa prevê despoluição até 2022

Aléxia Saraiva
15/09/2019 14:45
Thumbnail

Projeto "Por uma Cidade Navegável" leva paulistanos a passear pelo rio Pinheiros pela primeira vez. Foto: Rogério Pallatta/Take Boom/Divulgação | FABRIZIA GRANATIERI

Navegar é preciso. O verso de Fernando Pessoa ressoa em 2019 com novos ares: o novo programa de despoluição do Rio Pinheiros proposto pelo governador de São Paulo, João Doria, através da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp): o “Novo Rio Pinheiros”.
A previsão é que R$ 1,5 bilhão seja investido na despoluição. A ideia é deixar o rio limpo até 2022, sendo considerada uma prioridade de Doria.
O projeto pretende realizar intervenções em áreas dos grandes afluentes do Pinheiros, onde atualmente moram aproximadamente 3,3 milhões de pessoas. Serão 500 mil casas que precisam ter seu esgoto encaminhado às estações de tratamento e mais 73 mil imóveis que precisam ser ligados às redes de coleta. Ao total, são 14 licitações lançadas para empresas interessadas na obra, duas das quais já estão concluídas.
Foto: Victor de Oliveira Santos/SkySampa/Divulgação
Foto: Victor de Oliveira Santos/SkySampa/Divulgação
Paralelamente às ações da Sabesp, o Novo Rio Pinheiros também tem fases de limpeza, desassoreamento e medidas de prevenção. Segundo Ronaldo Souza Camargo, presidente da Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) a meta é retirar 500 mil de m³ de lixo em 12 meses — 1,2 milhão de m³ de resíduos até o fim do programa.
Também estão previstas ações socioambientas com a população que será impactada, engajando os cidadãos a preservar as mudanças e a colaborar com a limpeza.

Projeto estimula conexão com rio

Paralelamente ao projeto da gestão estadual de São Paulo, o projeto “Por uma Cidade Navegável” levou paulistanos a uma viagem de barco pelo rio, promovendo essa nova relação dos cidadãos com o espaço. Essa foi a quarta edição da ação, que acontece desde 2011 com o objetivo de promover a conscientização da sociedade, fazendo com que ela contribua para a despoluição.
Foto: Victor de Oliveira Santos/SkySampa/Divulgação
Foto: Victor de Oliveira Santos/SkySampa/Divulgação
Lazer, turismo e melhora no trânsito são alguns dos benefícios diretos que o grupo vê na requalificação do rio. “A exemplo das cidades da Europa, São Paulo pode ser uma cidade navegável. O Rio Tâmisa era tão poluído quanto o nosso Rio Pinheiros e hoje recebe circulação de embarcações. Essa é a nossa primeira ação de conscientização sobre a despoluição do Rio Pinheiros, motivados pela promessa do governador”, conta Ernani Paciornik, que integra o movimento.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!