Urbanismo

Conheça a Rua da Liberdade, o primeiro “Centro Cívico” de Curitiba

Stephanie D'Ornelas*
12/02/2018 11:06
Thumbnail

Rua Barão do Rio Branco simboliza o processo de embelezamento que Curitiba passou no início do século 20. Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | Leticia Akemi

As cercanias da Praça Nossa Senhora de Salette, no coração do bairro Centro Cívico, em Curitiba, abrigam hoje os principais prédios governamentais do Paraná e de sua capital. Entre o final do século 19 e meados do 20, porém, as sedes do poder estiveram em uma única rua, que atravessa o centro e segue até o início do Rebouças. Era a Rua da Liberdade, que, em 1912, recebeu a denominação pela qual a conhecemos atualmente:  Barão do Rio Branco, uma homenagem ao então recentemente falecido ministro das Relações Exteriores.
A história da alameda nasceu com a implantação da Estação Ferroviária de Curitiba, em 1885. Era preciso ligar a área central, desde a Rua XV de Novembro, até o empreendimento, que abriu um importante canal de desenvolvimento socioeconômico para a cidade. Além das cargas que vinham e iam, a estrada de ferro que seguiria até Paranaguá trouxera um numeroso contingente de técnicos e engenheiros europeus, que trabalharia não só nesta, mas em muitas outras obras da cidade que se expandia, deixando marcas do estilo do Velho Continente em edificações da época.

Expansão urbana

A posição da antiga estação ferroviária no mapa da cidade – localizada onde estão, hoje, o Shopping Estação e o Museu Ferroviário de Curitiba – foi estratégica para a amplificação da cidade, que até então era restrita ao núcleo central. “Como aquela região da Praça Generoso Marques até a estação era praticamente descampada, foi uma sacada muito interessante. A estação foi colocada lá pensando que haveria um público maior de viajantes, o comércio se intensificaria na região, seriam criados hotéis no entorno”, explica o historiador Marcelo Sutil, diretor de patrimônio cultural da Fundação Cultural de Curitiba.
Fachada da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, que atualmente acomoda o Shopping Estação e Museu Ferroviário de Curitiba. Foto: Arthur Wischrak/Casa da Memória de Curitiba.
Fachada da antiga Estação Ferroviária de Curitiba, que atualmente acomoda o Shopping Estação e Museu Ferroviário de Curitiba. Foto: Arthur Wischrak/Casa da Memória de Curitiba.
E foi, de fato, o que aconteceu. Símbolo da nova linha de crescimento, casarios, hotéis e lojas se multiplicaram no trecho, enquanto a indústria se aproximou nos arredores com fábricas de fósforos, engenhos de erva mate e madeiras. A Rua da Liberdade transformou-se em símbolo desse progresso com seus suntuosos palácios e comércios variados. A influência política, comercial e social cresceu com a implantação dos prédios governamentais na via, que recebeu a alcunha de Rua do Poder.

Endereços da governança

Ao longo do trajeto da rua foram instalados o Palácio do Congresso Provincial, o Palácio do Governo e a Prefeitura. O primeiro, construído em 1891, abrigou a Assembleia Legislativa do Paraná, o Conselho Deliberativo do Estado, e, em 1957, foi transformado na Câmara Municipal de Curitiba, instalada definitivamente no local em 1963. Já o casarão que sedia hoje o Museu da Imagem e do Som (MIS-PR), recentemente revitalizado, hospedava o Palácio do Governo. Construído na segunda metade do século XIX, o prédio foi sede do governo estadual desde 1891 até 1938. No encontro das ruas Riachuelo com a Barão, na Praça Generoso Marques, o Paço da Liberdade, um dos prédios mais elegantes da cidade, abrigou a Prefeitura entre 1916 até 1969, quando esta foi transferida para o Palácio 29 de Março.
O arruamento amplo da Rua da Liberdade foi também cenário de importantes eventos cívicos da história, como a partida do Barão do Serro Azul para a Revolução Federalista que ceifou-lhe a vida, em 1984; a triunfante chegada do tiro de guerra 19 Rio Branco, em 1910; os desembarques de Afonso Pena e Santos Dumont; e, ainda, visitas presidenciais e principescas, como informa boletim histórico da Casa Romário Martins.
Desfiles militares reuniam milhares de moradores da capital da província, como no ato realizado no dia 2 de setembro de 1917. Foto: Antonio Linzmeyer/Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico do Paraná/Casa da Memória de Curitiba.
Desfiles militares reuniam milhares de moradores da capital da província, como no ato realizado no dia 2 de setembro de 1917. Foto: Antonio Linzmeyer/Instituto Histórico Geográfico e Etnográfico do Paraná/Casa da Memória de Curitiba.

Passado glorioso

Casarões que pertenciam à elite provinciana dão ares históricos à paisagem da Barão de hoje, assim como hotéis que tiveram a Liberdade como morada. O mais antigo deles, o Hotel Roma, foi restaurado e funciona até hoje como hostel. Quem caminha pela rua atualmente pode observar ainda edificações como a antiga sede do tradicional Clube Curitibano, na esquina com a Rua XV de Novembro. No início do século passado, o terreno pertenceu ao Grande Hotel, que chamava a atenção pelos banquetes oferecidos a presidentes da República e grandes personalidades.
*Especial para a Gazeta do Povo

Leia também

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!