Urbanismo

Ibirapuera e mais 5 parques de São Paulo serão privatizados até setembro

HAUS*
14/05/2018 20:43
Thumbnail

Registro aéreo do Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Foto: Bigstock

A prefeitura de São Paulo publicou no sábado (12), em Diário Oficial, o edital de licitação para a concessão do primeiro lote de parques, que inclui o Ibirapuera e mais cinco em outras regiões da cidade.
O edital ficará aberto para o mercado por 60 dias, depois haverá a licitação, com a abertura dos envelopes. Após análise das propostas e todos os documentos entregues, obedecendo ao eventual pedido de recurso, será homologado o vencedor. A estimativa é que o contrato de concessão dos parques seja assinado até setembro.
SAO PAOLO, BRAZIL - APRIL 21, 2015: Theater in Ibirapuera Park on April 21, 2015, Sao Paulo, Brazil. The theater is one of the landmarks of Ibirapuera Park, which is a major urban park in Sao Paulo.
SAO PAOLO, BRAZIL - APRIL 21, 2015: Theater in Ibirapuera Park on April 21, 2015, Sao Paulo, Brazil. The theater is one of the landmarks of Ibirapuera Park, which is a major urban park in Sao Paulo.
LEIA MAIS SOBRE A PRIVATIZAÇÃO DE PARQUES
A principal alteração no edital, em relação ao texto colocado em consulta, é a exclusão da concessão do Viveiro Manequinho Lopes, localizado no Ibirapuera, e todas as edificações dentro de sua área total. A decisão atende aos questionamentos feitos pela sociedade durante o período de consultas. Com isso, o Viveiro, a Divisão Técnica de Fauna Silvestre e o Herbário Municipal continuarão sendo geridos totalmente pela Secretaria do Verde e Meio Ambiente.
Está previsto um período de transição para o concessionário assumir totalmente a operação dos seis parques, dividido em três fases. Nos Parques Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade, cada fase terá duração de um mês, totalizando três meses. No Ibirapuera, a transição total será de oito meses.
Para o Parque Ibirapuera a primeira fase dura 2 meses, a segunda 4 meses e a terceira 2 meses (total de 8 meses de transição). Para os demais, cada fase durará 1 mês (total de 3 meses de transição).
Aerial view of Ibirapuera in Sao Paulo, Brazil
Aerial view of Ibirapuera in Sao Paulo, Brazil
Segundo a prefeitura, a transição diferenciada no Parque Ibirapuera se faz necessária porque o concessionário precisará de mais tempo para estruturar os projetos e a operação, além das aprovações necessárias, já que se trata de uma área tombada nas três esferas (municipal, estadual e federal) e com maior complexidade.
A modalidade de licitação é a Concorrência Internacional e o período de concessão é de 35 anos. Uma das exigências ao concessionário é que o acesso a estas áreas verdes continue livre e gratuito.
Os ganhos para o município com a concessão dos seis parques, neste período de 35 anos, ficam em torno de R$ 1,6 bilhão, incluindo investimentos, outorga, desoneração e ISS (Imposto Sobre Serviços). São esperados mais de R$ 100 milhões em investimentos somente para o Ibirapuera.
O primeiro lote de parques levou em conta o tamanho dos espaços, os custos para o município e o Índice de Desenvolvimento Humanos das regiões.
*Com Infomoney.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!