São Paulo só ganha de Nairóbi em ranking de mobilidade urbana com 31 cidades

Gazeta do Povo
25/10/2019 18:11
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São Paulo está em penúltimo lugar em ranking de mobilidade urbana que compara as 31 principais cidades do mundo. Foto: G1/Reprodução | ESTADÃO CONTEÚDO

Maior cidade do Brasil e centro financeiro do país, São Paulo ocupa o amargo penúltimo lugar no ranking de mobilidade urbana do estudo “Mobility Futures”, da consultoria Kantar. Entre as 31 principais cidades do mundo pesquisadas, a capital paulista vence apenas Nairóbi, a capital do Quênia, e perde até para a cidade indiana de Mumbai.
MUMBAI, INDIA - AUGUST 21: Commuting by train on August 21, 2011 in Mumbai, India. Mumbai Suburban Railway carries more than 7 million commuters on a daily basis.
MUMBAI, INDIA - AUGUST 21: Commuting by train on August 21, 2011 in Mumbai, India. Mumbai Suburban Railway carries more than 7 million commuters on a daily basis.
Berlim, na Alemanha, lidera o estudo devido a diversos fatores, principalmente maior economia nas viagens, facilidade de acesso a uma ampla rede de infraestrutura de transporte público e de serviços de compartilhamento.
A pesquisa é baseada em mais de 20 mil entrevistas com usuários de diferentes meios de transporte e viajantes frequentes nas 31 cidades, juntamente com entrevistas detalhadas com 53 dos principais especialistas em mobilidade do mundo. O estudo completo estará disponível somente em novembro, como informa a empresa responsável pelo ranking.

Outros resultados

O “Mobility Futures” também deu origem a outros rankings, com São Paulo se posicionando bem em dois deles. Na lista de cidades com os “usuários mais conscientes” – que mede quantos dos entrevistados usam meios de transporte com taxas baixas de emissão de dióxido de carbono –, a capital paulistana ficou em oitavo lugar.
Segundo a análise, no quesito “consciência” as cidades asiáticas lideram o top 10, com Tóquio ocupando o primeiro lugar, seguida por Pequim e Singapura. Isso pode ser observado na baixa proporção de motoristas solitários e uma alta proporção de caminhantes, ciclistas e usuários de transporte público.
Na Europa, Londres se classifica como a cidade de passageiros mais amigos do ambiente, devido à extensa rede ferroviária e subterrânea da capital inglesa.

Carro

Outra descoberta da pesquisa é que, apesar das crescentes preocupações ambientais, os passageiros ainda “amam” seus carros. Persistem aspectos culturais, como o automóvel enquanto símbolo de status, conveniência, mas também, muitas vezes, como item de necessidade. Globalmente, 39% dos viajantes urbanos dirigem sozinhos para trabalhar – mais do que qualquer outro modo de transporte.
Também não surpreende que em Amsterdã (Holanda) e Copenhague (Dinamarca) estão os maiores adeptos do ciclismo do mundo. Estas cidades ficaram em 1º e 2º lugar, respectivamente, no índice da Kantar que mediu o uso da bicicleta, seguidas por Pequim, em terceiro.
Foto: Copenhagenize Design Company / Divulgação
Foto: Copenhagenize Design Company / Divulgação

Caminhantes

Os residentes de Tóquio (Japão) e Manchester (Inglaterra) são os que mais andam a pé no mundo, com a proporção de passageiros que optam por caminhar para o trabalho atingindo 18% e 16%, respectivamente.

Aplicativos

No uso de apps de mobilidade, outro índice avaliado no estudo, a cidade de São Paulo está bem posicionada. Foi medido o número de apps usados para a mobilidade — incluindo serviços de navegação e mapeamento, planejadores de rotas, serviços de compartilhamento de carros, bicicletas e transporte público. Com média de quatro aplicativos por usuário, a cidade classificou-se em 8º lugar.

Confira o relatório parcial da pesquisa

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