Urbanismo

Secretaria Municipal de Cultura de SP entra no impasse entre Doria e grafiteiros

HAUS
20/01/2017 11:52
Thumbnail

Polêmica entre o prefeito e grafiteiros aumentou depois de Doria apagar alguns desenhos da Avenida 23 de maio no último sábado (14). Foto: Reprodução/Facebook/João Doria

A Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo entrou na polêmica envolvendo o prefeito da cidade, João Doria (PSDB), e os grafiteiros. O titular da pasta, André Sturm, segundo portal notícias Veja, pediu que um fotógrafo registrasse as obras de autoria de grafiteiros famosos na Avenida 23 de Maio, ícone do grafite na capital paulista. Segundo o veículo, as imagens serão encaminhadas à prefeitura para evitar que desenhos como os de OSGEMEOS, Nina Pandolfo e Nunca sejam apagados.
A guerra entre Doria e os grafiteiros se intensificou no último dia 14 de janeiro, quando o prefeito anunciou novas ações do programa Cidade Linda. Em uma delas, ele pintou de cinza por cima de alguns exemplares na avenida, afirmando que estavam velhos e “vandalizados por pichadores”.
Ação da gestão do prefeito João Dória cobriu murais de grafite que estariam vandalizados ou danificados. (Reprodução/Facebook/João Doria)
Ação da gestão do prefeito João Dória cobriu murais de grafite que estariam vandalizados ou danificados. (Reprodução/Facebook/João Doria)
Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP
Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP
Defendendo a diferença entre grafite e pichação, Doria propõe a criação de áreas específicas para o primeiro e punições para o segundo. A região passou a receber grafites em 2015 com autorização do então prefeito Fernando Haddad (PT). Mais de 200 artistas trabalharam nos mais de 5 quilômetros do painel.
Cidade deve em breve ter novas áreas com arte de rua, mas Avenida 23 de Maio  não está em programa. Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP
Cidade deve em breve ter novas áreas com arte de rua, mas Avenida 23 de Maio não está em programa. Foto: Heloisa Ballarini/Divulgação Prefeitura de SP
A área conhecida como “Arcos do Jânio”, na Rua Jandaia, no centro, também perderá seus grafites. Segundo o prefeito, o local será reformado, dando lugar a um projeto voltado a grafiteiros e muralistas, com cafés e lojas, a exemplo do que acontece no distrito de Wynwood, em Miami, nos Estados Unidos, em que galerias foram instaladas em uma região de grafite.
Em resposta às atitudes, São Paulo vem recebendo grafites de protestos, como o do grafiteiro Todyone, que mostra uma caricatura de Doria vestido de gari varrendo a pichação para debaixo do tapete e dizendo “Isso não é arte. Romero Britto é top”.
Foto: Reprodução/Instagram/Todyone
Foto: Reprodução/Instagram/Todyone
OSGEMEOS, dupla brasileira de grafiteiros com reconhecimento mundial, já opinou em outra época, antes de Doria assumir a prefeitura, sobre o combate ao grafite na cidade. Em desenho assinado e divulgado nesta terça-feira (17) pela página de Facebook Graffiti de Rua, os irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo afirmaram que um prefeito deve atentar para outras questões.
Foto: Reprodução/Facebook/Graffiti de Rua
Foto: Reprodução/Facebook/Graffiti de Rua

 LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!