Urbanismo

Mobilidade urbana de Curitiba ainda é modelo, mas ficará para trás sem novas tecnologias

Sharon Abdalla
09/03/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Aniele Nascimento / Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

Apesar dos problemas vivenciados diariamente pela população, como lotação dos ônibus e o envelhecimento da frota, o sistema de transporte público de Curitiba ainda é reconhecido como referência em mobilidade urbana mundo afora. Pelo menos é isto o que aponta a sueca Karin Radström, vice-presidente global de vendas de ônibus da Scania.
Em visita a cidade nesta quinta-feira (8), quando recebeu a reportagem de HAUS com exclusividade, Karin e a equipe de executivos brasileiros da marca destacaram as soluções desenvolvidas em Curitiba a partir dos anos 1970, como as canaletas exclusivas para a circulação dos ônibus, padronização da frota, integração e as estações-tubo, que elevaram o nome da capital paranaense a nível mundial e foram exportadas para mais de 250 cidades.
“Curitiba ainda é considerada uma das cidades com os melhores sistemas de transporte público do mundo. Há, no entanto, o risco de que o sistema perca sua atratividade se ele não tiver continuidade, se não forem pensadas formas de renová-lo”, destaca a vice-presidente.
ESTACOES TUBO / CURITIBA /01/07/14/ ESTACAO TUBO / NA FOTO ESTACAO TUBO DA OSTENACK  QUE FOI COLOCADO MANTA TERMICA /  FOTO:JONATHAN CAMPOS / GAZETA DO POVO
ESTACOES TUBO / CURITIBA /01/07/14/ ESTACAO TUBO / NA FOTO ESTACAO TUBO DA OSTENACK QUE FOI COLOCADO MANTA TERMICA / FOTO:JONATHAN CAMPOS / GAZETA DO POVO
Este risco é ainda mais evidente quando o atual sistema de transporte da capital é comparado ao de cidades que o copiaram, mas que já promoveram avanços em relação ao modelo. “As estações tubulares, por exemplo, são maravilhosas, mas seguem um padrão [de distância entre as portas do veículo] que não é o seguido pelo restante do mundo e que o enquadra como uma exceção. Isso torna o [ônibus fabricado para Curitiba]  mais caro do que o produzido para outras localidades, pois ele depende de um chassi e de uma carroceria com dimensões específicas. Será que somos tão tradicionalistas que não conseguimos fazer melhorias e baixar o custo do sistema?”, questiona Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da Scania para o Brasil.
MAIS SOBRE URBANISMO

Sustentabilidade

Outro desafio apontado pelos executivos para a melhoria do transporte público, não apenas em Curitiba, mas pensando em escala global, é a abertura e o investimento das administrações municipais em soluções voltadas à sustentabilidade do sistema. Isso engloba desde a oferta de veículos e combustíveis (GNV, biometano, etanol, eletricidade e modelos híbridos) à gestão e operação do transporte público.
O primeiro entrave listado por Karin neste sentido é o mito de que o transporte sustentável é uma alternativa cara. “Hoje, não há nada que impeça qualquer cidade do mundo de adotar uma solução sustentável de transporte, pois todos os veículos e combustíveis [estão à disposição do mercado], e isso pode ser feito sem aumento de custo. Mas é preciso que haja disposição e vontade política de fazê-lo”, aponta a vice-presidente de vendas da Scania.
A falta de interdisciplinaridade entre os diferentes setores administrativos das cidades é outro fator que interfere negativamente na adoção de sistemas “verdes” de transporte. “O biogás, por exemplo, é gerado a partir do lixo orgânico, do tratamento do esgoto das cidades. Aqui, você não tem apenas um combustível de baixo custo, como também dá uma solução para o problema do lixo, o que torna o transporte sustentável e verde. Mas, se isto não for visto de forma integrada [pelos diferentes setores da gestão municipal] e se [os gestores públicos] não tiveram paciência para deixar a coisa andar, nunca vamos sair do diesel”, aponta Munhoz.
O terceiro, e talvez mais importante, ponto listado pelos executivos refere-se à participação da população neste processo. Segundo eles, ela se dá não somente pela cultura do uso efetivo do sistema, mas também no sentido de pressionar os gestores públicos a adotarem soluções sustentáveis para o transporte público de suas localidades. “Na Europa, por exemplo, isto está acontecendo muito rápido porque a população tem consciência sobre os prejuízos da poluição e cobra isso de seus governantes. O povo tem tudo nas mãos”, resume Munhoz.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!