Urbanismo

Evolução do urbanismo no mundo é contada em plataforma interativa brasileira

HAUS
23/11/2018 20:07
Thumbnail

Construção de Brasília é um dos fatos históricos acompanhados pela cronologia urbanística. Foto: Thomas Farkas/Visite o Brasil

Quais foram os primeiros marcos do trabalho de Le Corbusier? Como Jane Jacobs influenciou outros urbanistas a partir da década de 1960? Quais as mudanças que o Brasil teve nas cidades com a chegada da Família Real portuguesa em 1808? Essas e várias outras perguntas sobre a história do urbanismo mundial são respondidas na plataforma “Cronologia do Pensamento Urbanístico“, criada por pesquisadores brasileiros.
O sistema funciona como uma linha do tempo interativa que mostra projetos, publicações, eventos e fatos relevantes que influenciaram o urbanismo. Os fatos são divididos por continente e, no Brasil, por regiões. O resultado é um grande mapa que revela quais movimentos eram contemporâneos entre si. O início da cronologia é em 1808, no Brasil, justamente a partir da influência da família de D. Pedro I no Rio de Janeiro.
Foto: reprodução/Cronologia do Pensamento Urbanístico
Foto: reprodução/Cronologia do Pensamento Urbanístico
Além da linha do tempo, o site também detalha os fatos mais importantes e mapeia com quais outros acontecimentos este verbete está ligado. Cada página inclui uma apresentação do verbete, documentos relacionados e uma série de depoimentos que explicam esse fato.
Os verbetes também são classificados pela sua natureza — como por exemplo interesse social, patrimônio, revitalização ou planejamento urbano. O resultado é uma busca detalhada do contexto social da época, tanto a nível nacional quanto internacional.
Foto: reprodução/Cronologia do Pensamento Urbanístico
Foto: reprodução/Cronologia do Pensamento Urbanístico
O projeto é realizado em parceria entre professores de diversas instituições. Entre os colaboradores, estão profissionais da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade de Brasília (UnB). Integram a equipe uma dezena de bolsistas de iniciação científica, de mestrandos e doutorandos, que também são de outras instituições.
“Sua ambição mais relevante não é desenvolver simplesmente uma linha do tempo propriamente dita mas, graças também à linha do tempo, chamar a atenção para a circulação sistêmica e, muitas vezes, sincrônica ou anacrônica, de dados entre determinados círculos urbanísticos, formando vastas redes de intercâmbio (e também de disputa ou conflito) intelectual, acadêmico, científico e artístico que atuam de maneira complexa”, afirma o texto de apresentação do projeto.
A pesquisa resultou de um trabalho que nasceu em 2003 no Laboratório de Estudos Urbanos (PROURB/FAU-UFRJ) e no Laboratório Urbano (PPG-AU/FAUFBA), integrando, depois, outros grupos de pesquisa.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!