Urbanismo

Evento mundial de cidades inteligentes em Curitiba é anunciado oficialmente em Barcelona

Stephanie D'Ornelas*
15/11/2017 20:00
Thumbnail

Frederico Lacerda apresentou o Smart City Expo Curitiba 2018 em novembro. Foto: Divulgação

Curitiba estará sob os holofotes do mundo entre os dias 28 de fevereiro e 1 de março de 2018, quando irá sediar a primeira edição brasileira do maior evento sobre cidades inteligentes do planeta, o Smart City Expo World Congress. O anúncio oficial foi feito nesta quarta-feira (15) durante o congresso deste ano em Barcelona, cidade que organiza e abriga o evento desde 2012. Uma delegação de 30 brasileiros está no evento, que soma representantes de 700 cidades de todo o mundo e mais de 400 especialistas.
O anúncio, que fará de Curitiba uma vitrine global de tecnologia e inovação urbanística, foi feito durante o painel “Liderando cidades inteligentes ao redor do mundo”. Um vídeo levou a palavra do prefeito Rafael Greca, anfitrião do Smart City Expo Curitiba 2018, e mostrou imagens panorâmicas da cidade. Em seguida, Frederico Lacerda, presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento, falou sobre o modelo curitibano de incentivo à inovação, materializado pelo ecossistema Vale do Pinhão.
Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
O lema deste ano do congresso – que começou no dia 14 e termina nesta quinta, 16 – é “Empower Cities. Empower People” (“Capacitar Cidades. Capacitar Pessoas”, em tradução livre). A edição curitibana, que será hospedada na Expo Renault Barigui, tem a chancela da FIRA Barcelona Internacional, consórcio público espanhol formado pela Câmara de Comércio de Barcelona e pelo Governo da Catalunha. O iCities, empresa paranaense pioneira em soluções urbanas, é o organizador do Smart City Expo Curitiba 2018, com o apoio estratégico do World Trade Center Business Club.

Atrações

O Smart City Expo Curitiba 2018 reunirá 36 palestrantes nacionais e 18 estrangeiros ao longo de dois dias. Além do congresso, uma feira de exposições apresentará novidades das empresas participantes. A programação inclui uma série de cases de cidades que aplicaram o conceito de cidades inteligentes.
O evento vai explorar a inovação como motor de desenvolvimento econômico. O tema se desdobrará em quatro pilares de discussão: tecnologia disruptiva, governança, inovação digital e cidades sustentáveis do futuro.
Participantes do movimento Reação Urbana estarão presentes na exposição para apresentar as ações do Vale do Pinhão. Fotos: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo.
Participantes do movimento Reação Urbana estarão presentes na exposição para apresentar as ações do Vale do Pinhão. Fotos: Fernando Zequinão / Gazeta do Povo.
“Um número crescente de áreas urbanas em todo o mundo vem abraçando os princípios da cidade inteligente para ajudar a promover o desenvolvimento inteligente. Entre as ações aplicadas, estão a inclusão de novas tecnologias na gestão das cidades, mudanças nas políticas públicas e envolvimento da comunidade nas decisões e projetos. Curitiba tem tradição nesse cenário e por isso apresenta a vocação natural para mostrar ao mundo como as cidades estão se engajando nessa transformação”, explica André Telles, diretor de marketing do iCities.

Reação Urbana

O Reação Urbana, movimento idealizado pela HAUS, Gazeta do Povo, e pela Oscip Reurbanizar, primeira startup do Vale do Pinhão, marcará presença no Smart City Expo 2018. A ação busca auxiliar o setor público e privado e envolver a população nas propostas de reabilitação urbana das regiões do Rebouças e Prado Velho. Durante o Laboratório de Reação Urbana do Vale do Pinhão no final de outubro, o arquiteto Gustavo Pinto, da Reurb, comentou sobre o cronograma de ações do projeto neste e no próximo ano. “Em dezembro, começaremos a apresentação dos diagnósticos e a produção do material que será apresentado pelos agentes urbanos no evento internacional Smart City Expo 2018, em fevereiro do próximo ano”.
*Especial para a Gazeta do Povo

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!