Congresso mundial de cidades inteligentes tem Curitiba entre as mais inovadoras do mundo

HAUS
18/11/2019 22:50
Thumbnail

Vale do Pinhão, região que congrega uma série de startups que buscam colocar Curitiba à frente da discussão sobre smart cities, é finalista no prêmio City Award, em Barcelona. Foto: divulgação/Agência Curitiba

O ecossistema das cidades inteligentes tem data e lugar para se encontrar nesta semana. O Smart City Expo World Congress (SCEWC), principal congresso da área no mundo, acontece em Barcelona entre os dias 19 e 21 de novembro. E, mais uma vez, Curitiba está bem representada. A capital paranaense é finalista do prêmio World Smart City Award em sua principal categoria, City Award, concedido a cidades que combinam bons projetos, iniciativas inovadoras e implementações de políticas para seus cidadãos.
O que alça Curitiba ao prêmio é o Vale do Pinhão, iniciativa que articula políticas públicas com o objetivo de impulsionar a inovação na cidade. O projeto é baseado em cinco pilares: educação e empreendedorismo; reurbanização e sustentabilidade; legislação e incentivos fiscais; integração e articulação; e tecnologia. Esta é a segunda vez consecutiva que Curitiba é indicada ao prêmio.
Concorrem com ela na mesma categoria as cidades de Bristol (Reino Unido), Montevidéu (Uruguai), Seul (Coreia do Sul), Teerã (Irã) e Estocolmo (Suécia). Confira aqui todos os projetos finalistas.

Maior congresso de cidades inteligentes do mundo

Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
Smart City Expo World Congress é a cúpula internacional de debate acerca do desenvolvimento de cidades inteligentes, que se realiza anualmente em Barcelona. Foto: Reprodução
Em 2019, o SCEWC — organizado pela FIRA Barcelona, consórcio público-privado que integra Prefeitura de Barcelona, Governo da Catalunha e Câmara de Comércio de Barcelona — tem uma programação de mais de 400 palestrantes, subdivididas em cinco temáticas: transformação digital, ambiente urbano, mobilidade, governança e finanças, e cidades inclusivas e compartilhadas. Já a parte expositiva do evento conta com mais de mil empresas inovadoras.
Um grupo de cerca de 50 pessoas integra a comitiva oficial do Brasil no congresso, que tem entre seus membros o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior (PSD), e o prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM). São esperados, no total, 25 mil participantes de 140 países e 700 cidades no evento.

Smart City Expo Curitiba

Curitiba recebeu, em 2019, a segunda edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo. Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Curitiba recebeu, em 2019, a segunda edição brasileira do maior congresso de cidades inteligentes do mundo: o Smart City Expo. Foto: Michel Willian/Gazeta do Povo
Em 2020, Curitiba vai receber a 3ª edição brasileira do Smart City Expo. O evento será realizado no Expo Renault Barigui nos dias 26 e 27 de março. Organizado pela empresa iCities, a estrutura do evento terá os mesmos cinco eixos do congresso principal.
O congresso catalisa discussões em um momento importante para a área no Brasil: a elaboração da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes, desenvolvida em parceria entre os Ministérios de Desenvolvimento Regional, do Meio Ambiente e Ciência e Tecnologia.
“A carta é o documento mais importante para o segmento de smart cities no Brasil. Ela será um novo marco para regulamentação e cria um padrão no entendimento das esferas públicas e privada em relação aos direitos e deveres de cada um na requalificação das cidades no país. Isso permitirá oferecer novos projetos para mais de 5,5 mil municípios e é algo de extrema importância para tudo o que estamos criando”, afirma Beto Marcelino, diretor do iCities, que colabora na redação do documento na área de Governança das Cidades Inteligentes.
Foto: divulgação
Foto: divulgação
Os ingressos para o Smart City Expo Curitiba 2020 estão disponíveis por R$ 900 (inteira) e R$ 450 (meia-entrada para estudantes, professores, deficientes e idosos). A entrada para a feira expositiva é gratuito. Mais informações no site do evento.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!