• Carregando...
Cena do seriado 'Mad Men': uma "história sobre nossos sonhos, desejos e esperanças em um novo tempo do mundo". (Imagem: Divulgação)
Cena do seriado ‘Mad Men’: uma “história sobre nossos sonhos, desejos e esperanças em um novo tempo do mundo”. (Imagem: Divulgação)| Foto:

O cinema é hoje um dos campos onde a imaginação tem seu florescer. Mas, nas últimas décadas, uma nova forma de expressão artística ganhou corpo, aprofundou temas, expandiu modos narrativos. As séries para a televisão - na programação das TVs abertas, nas TVs a cabo, ou ainda nos atuais serviços de streaming -, abriram um novo mercado, no qual criadores encontraram um novo espaço de liberdade criativa.

Um dos aspectos mais interessantes e atrativos das séries em relação a outras formas de narrativas audiovisuais é o maior tempo para o desenrolar da história: os arcos narrativos se estendem por vários episódios, e assim os acontecimentos, os dramas pessoais e as decisões individuais encontram maior profundidade, reflexão e intimidade.

E não importa se essas narrativas acontecem em uma casa de família em Los Angeles, ou no palco europeu da Segunda Guerra Mundial, ou ainda em um futuro próximo - o importante é que elas buscam o retrato da vida íntima, da vida interior de seus personagens.

Ao realizar esses retratos da vida interior, os autores estão preservando e a cultivando essa mesma vida íntima enriquecida em nossa realidade. E ao fazer isso, eles nos lembram que o trabalho, o labor diário não é mais apenas uma necessidade de sobrevivência, de subsistência, mas uma fonte de “tempo livre”, em que encontramos espaço para a solidariedade, a qual nos leva à criatividade, ao conforto e à dignidade.

Essas séries nos ensinam, afinal, que há tempo para cuidar dos que se foram e criar o futuro, que é possível então enxergar a si mesmo como membro de uma comunidade não mais limitada pela sua realidade biológica, mas expandida no passado e para o futuro. E é o conservadorismo o elemento aglutinador que permite às sociedades essa expansão de suas relações. Expansão da própria consciência da comunidade.

E se isso pode soar abstrato, ou incoerente, eis aqui uma fala da série John Adams, da HBO, que tem Paul Giamatti no papel de um dos mais importantes ‘pais fundadores’ dos Estados Unidos:

“Devo estudar política e guerra para que meus filhos tenham a liberdade de estudar matemática e filosofia. Meus filhos devem estudar navegação, comércio e agricultura para que os filhos deles, tenham o direito de estudar pintura, poesia e música!”

Portanto, se temos o privilégio de estudar e apreciar a pintura, a poesia, a música — a arte em todas as suas expressões —, vamos celebrar assistindo e compartilhando estas séries que muito fazem para nos lembrar de nossa vida íntima:

O Quinteto
Criador
: Christopher Keyser e Amy Lippman
Ano: 1994 - 2000
Por que é conservador: Uma das mais primeiras séries da televisão a aprofundar e explorar a importância dos laços familiares em nossa vida. Acompanhar a história dos irmãos Salinger, e os caminhos que levam ao amadurecimento pessoal deles, é compartilhar a beleza incerta da vida.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Ad6D8JejJJ4

Band of Brothers
Criador
: Tom Hanks, Erik Jendresen e Steven Spielberg
Ano: 2001
Por que é conservador: Ao retratar a história de um grupo de paraquedistas americanos desde o treinamento até o fim da Segunda Guerra Mundial, a série Band of Brothers apresenta não apenas uma reflexão sobre honra, coragem e perseverança, mas também sobre a amizade e o espírito humano.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=1wlYPlwjGOY

Demolidor
Criador: Drew Goddard
Ano: 2015 - 2018
Por que é conservador: A adaptação para a telinha de um dos personagens mais queridos da Marvel soube ampliar os dramas de consciência de Matt Murdock, que nascem de sua fé católica.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=jAy6NJ_D5vU

The Crown
Criador: Peter Morgan
Ano: 2016 - presente
Por que é conservador: A série de Peter Morgan sobre a vida da Rainha Elizabeth II é um verdadeiro milagre da TV. Não apenas pelo cuidado na produção, mas em especial por levantar discussões e reflexões sobre a monarquia, o bom governo, a dinâmica da política moderna e, por fim e não menos importante, o preço que se paga pelo Poder.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vgOcTSe9rCc

Downton Abbey
Criador
: Julian Fellowes
Ano: 2010 - 2015
Por que é conservador: A soberba série criada por Julian Fellowes é um exemplo perfeito da ‘vida íntima’ de que falei acima. Um retrato da vida e da aristocracia na Inglaterra do início do século XX - e que serve para ver o quanto mudamos, mas continuamos os mesmos.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=EOM3y4P8TEM

Billions
Criador: Brian Koppelman, David Levien e Andrew Ross Sorkin
Ano: 2016 - presente
Por que é conservador: Protagonizada por Paul Giamatti e Damian Lewis, Billions mostra como a ganância, a inveja e o Poder corrompem as almas dos homens. E não importa de que lado você está nesta guerra, o que restar da sua consciência sempre pagará um preço.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=3ZrQkEDRbxk

The Wire
Criador
: David Simon
Ano: 2002 - 2008
Por que é conservador: David Simon provavelmente me daria um soco na cara se soubesse que coloquei The Wire nesta lista. Mas The Wire supera toda e qualquer categorização ideológica, justamente por enxergar que para além das artimanhas da política, dos guetos sociológicos e da miséria ideológica, existe uma frágil vida íntima que merece nosso cuidado.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=9qK-VGjMr8g

John Adams
Criador: Kirk Ellis e Tom Hopper
Ano: 2008
Por que é conservador: Ao retratar a vida de um dos ‘pais fundadores’ dos EUA, a série da HBO é verdadeira aula sobre Política, e mostra como estes grandes, e falhos homens, moldaram a nascente democracia Americana.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=GEtajI8Tmsw

True Detective
Criador: Nic Pizzolatto
Ano: 2014 - presente
Por que é conservador: Por trás de meras “histórias de detetive”, a série criada por Nic Pizzolatto apresenta em suas narrativas uma soberba reflexão sobre o problema do Mal e a Soberania do Bem.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=fVQUcaO4AvE

Six Feet Under
Criador
: Alan Ball
Ano: 2001 - 2005
Por que é conservador: A série de Alan Ball apresenta os dramas da família Fischer e seu relacionamento com a mais indesejada das visitas: a Morte. A cada episódio vemos como essa visita está sempre à espreita e molda nossas vidas.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=VT6Fq1ENb8s

Mad Men
Criador: Matthew Weiner
Ano: 2007 - 2015
Por que é conservador: Ao retratar as mudanças sociais nos Estados Unidos da década de 60, Matthew Weinar consegue desenvolver uma história sobre nossos sonhos, desejos e esperanças em um novo tempo do mundo.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=m7NChV93LBw

The Leftovers
Criador: Damon Lindelof e Tom Perrotta
Ano: 2014 - 2017
Por que é conservador: A série da HBO vai em suas três temporadas refletir sobre nada mais nada menos do que o Apocalipse e o nosso destino final!
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=FLT3YUALJno

The Walking Dead
Criador
: Frank Darabont e Robert Kirkman
Ano: 2010 — presente
Por que é conservador: Já caminhando para seu décimo ano, The Walking Dead continua a levantar questionamentos sobre o que faz uma boa sociedade, sobre a fé que nos sustenta, e a a relação entre os vivos, os mortos e os não-nascidos. Um verdadeiro tratado sobre a natureza humana.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=sfAc2U20uyg

Fargo
Criador: Noah Hawley
Ano: 2014 - presente
Por que é conservador: Baseado no filme homônimo dos irmãos Coen, a série de Noah Hawley aprofunda e amplia os temas originais, apresentando uma visão mais esperançosa de nosso eterno embate contra o Mal.
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=vXfej6ekBZI

This Is England
Criador: Shane Meadows
Ano: 2006 - presente
Por que é conservador: Shane Meadows usa de sua vida pessoal como base para esta série inglesa (que teve origem em um filme de mesmo nome), e, ao retratar a vida de jovens skinheads na Inglaterra dos anos 80, nos apresenta uma obra que ultrapassa categorizações. Uma das poucas séries que pode ser comparada à obra-prima de David Simon - The Wire!
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=KpDClzY53GQ

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]