• Carregando...
 | Divulgação/ Facebook/ The Campaign
| Foto: Divulgação/ Facebook/ The Campaign

No dia 28 de outubro, o Brasil decidirá quem vai ser o seu novo presidente. A lista a seguir é para quem quer fazer uma pausa nos debates entre candidatos e nas discussões nas redes sociais e escapar para o mundo da política do cinema. 

Confira como o cinema retrata eleições - grandes e pequenas - nesta seleção de documentários, filmes de ficção e comédias.

Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men, EUA, 1976) 

Esse clássico do cinema conta a história de como os jornalistas do Washington Post Carl Bernstein e Bob Woodward descobrem as práticas corruptas de Richard Nixon na eleição de 1972 para presidente dos Estados Unidos. O filme se concentra no período entre a invasão ao Comitê Nacional Democrata, no complexo Watergate, em junho de 1972, até a reeleição de Nixon em novembro daquele ano.

Tudo pelo Poder (The Ides of March, EUA, 2011) 

Com roteiro e direção de George Clooney, o filme conta a história de um jovem idealista (Ryan Gosling), que trabalha para o candidato democrata à presidência dos Estados Unidos (George Clooney). Nas vésperas da escolha do partido, a batalha pelo poder derrota o idealismo do jovem assessor.

Nosotros (Espanha, 2017) 

Um retrato da vida de cinco jovens durante o fim de semana das eleições gerais da Espanha em dezembro de 2015, uma das mais importantes da história recente do país, que ainda sofria os efeitos de uma de suas piores crises econômicas e via o surgimento de novos partidos que pretendiam transformar o sistema político.

Sob o Domínio do Mal (The Manchurian Candidate, EUA, 2004) 

Refilmagem do original de 1962 (com Frank Sinatra), a versão de 2004 tem Denzel Washington como protagonista. Ele faz o papel de Ben Marco, um soldado que é sequestrado pelo inimigo na Guerra do Golfo. Anos mais tarde, ele começa a se lembrar do processo de lavagem cerebral pelo qual passou enquanto esteve preso, fazendo com que obedecesse a ordens sem contestá-las. Um de seus companheiros de tropa concorre a um cargo político nos Estados Unidos, e Ben teme que ele esteja sendo controlado.

Mera Coincidência (Wag the Dog, EUA, 1997) 

Após ser pego em um escândalo dias antes da eleição, o presidente americano vê as suas chances de reeleição despencarem. Para enterrar o escândalo, um produtor de Hollywood é contratado para fabricar uma guerra fictícia com a Albânia, para que o presidente possa vencê-la heroicamente.

Entreatos (Brasil, 2004) 

Divulgação

O diretor João Moreira Salles e sua equipe seguiram Luís Inácio Lula da Silva durante a sua campanha para presidente nos 30 dias que antecederam a eleição de 2002. O documentário mostra os bastidores da campanha a partir de cenas de Lula em encontros, debates, hotéis e aviões.

Virada no Jogo (Game Change, EUA, 2012) 

Em 2008, John McCain é o candidato à presidência dos Estados Unidos pelo Partido Republicano. Atrás de Barack Obama nas pesquisas, McCain concorda que precisa tomar uma decisão ousada, e escolhe Sarah Palin, então governadora do Alasca, como sua candidata a vice-presidente. Juliane Moore faz o papel de Sarah Palin, e Ed Harris interpreta John McCain neste filme produzido para a TV pela HBO.

Os Candidatos (The Campaign, EUA, 2012) 

Will Ferrel interpreta um político veterano que realiza um comício às vésperas do período eleitoral que foi um verdadeiro fiasco. Para tirar proveito da situação, dois irmãos milionários resolvem investir na candidatura de um candidato novato (Zach Galifianakis) que, se eleito, não questionará os interesses econômicos dos irmãos.

Der Kandidat (Alemanha, 1980) 

Divulgação

O documentário examina a situação sociopolítica da Alemanha antes das eleições parlamentares em 1980, durante as campanhas de Franz Joseph Strauss, candidato da CSU para o posto político mais importante do país.

Eleição (Election, EUA, 1999) 

Mesmo eleições menores podem ser complicadas. Reese Witherspoon é uma ambiciosa aluna candidata à presidente do conselho estudantil de uma escola de ensino médio. Um professor que já foi eleito três vezes como o melhor do ano, interpretado por Matthew Broderick, torna a competição acirrada.

Na Linha de Fogo (In the Line of Fire, EUA, 1993) 

Um agente do serviço secreto (Clint Eastwood) é assombrado por não ter conseguido salvar o presidente Kennedy do atentado que tirou a sua vida. Trinta anos depois, um homem (John Malkovich) ameaça a vida do atual presidente americano, obrigando o agente a confrontar os fantasmas do seu passado dias antes das eleições presidenciais.

Das shaffen wir schon (Alemanha, 2017) 

O título dessa comédia política significa “Nós conseguimos” em alemão, uma referência à resposta de Angela Merkel às reações à sua política para refugiados em 2015. Lançado semanas antes das eleições federais na Alemanha em 2017, o filme satírico mostra um debate ao vivo entre a chanceler Merkel e o candidato do Partido Verde, que são feitos reféns por uma faxineira que perdeu o emprego e quer descontar sua frustração nos políticos.

Candidato Aloprado (Man of the Year, EUA, 2006) 

Robin Williams é Tom Dobbs, apresentador de um programa de humor político que decide concorrer à presidência dos Estados Unidos para se aproximar aos outros candidatos e ter mais material para o seu programa. Para sua surpresa, ele vence a eleição. Na verdade, o resultado foi causado por uma falha no sistema eletrônico de votação.

Segredos do Poder (Primary Colors, EUA, 1998)

O filme mostra os bastidores da política americana. O roteiro conta a trajetória de um jovem que se engaja na campanha presidencial de um candidato progressista, que é recheada de escândalos e trapaças. Os personagens de John Travolta e Emma Thompson são muito semelhantes ao casal Bill e Hillary Clinton.

Dave, Presidente por um Dia (Dave, EUA, 1993)

Quando o presidente dos Estados Unidos entra em coma, um sósia é colocado em seu lugar, para evitar um potencial escândalo. 

Polícia Federal: A Lei é Para Todos

O filme policial é inspirado na Operação Lava Jato, e retrata os bastidores da operação sob o ponto de vista dos investigadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]