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Mineiração no Congo: exposição a elementos tóxicos
Mineiração no Congo: exposição a elementos tóxicos| Foto: Reprodução

Como acontece com a maioria das coisas defendidas em nome do progresso social, a pressão agressiva da esquerda pela tecnologia de veículos elétricos convenientemente esquece as vidas daqueles que são mais afetados por ela.

"Durante o meu mandato, as viagens rodoviárias americanas serão totalmente eletrificadas… você pode receber até US$7.500 em um novo veículo elétrico", exclamou Biden durante uma sessão de fotos em um reluzente Hummer elétrico. Aposto que esse crédito fiscal será útil quando o americano médio for obrigado a comprar um veículo elétrico de $60.000 após a proibição completa dos carros a gasolina.

A esquerda adora enfatizar a necessidade vital de eliminar tudo o que não seja elétrico. Biden está atualmente focado em uma regulamentação de emissões que poderia limitar severamente a acessibilidade de carros a gasolina para cidadãos de classe trabalhadora. O governo está justificando seu controle sobre o mercado afirmando que é a coisa justa a se fazer.

A secretária de Energia, Jennifer Granholm, anunciou: "As históricas leis de energia limpa do presidente Biden estão tornando possível aumentar o número de veículos elétricos nas estradas, expandindo a infraestrutura de carregamento em comunidades carentes, ao mesmo tempo em que reduzem a ansiedade em relação à autonomia e ao custo entre os motoristas que desejam adotar a tecnologia elétrica".

Tenho certeza de que a própria Granholm viajou para essas comunidades carentes para ver o que causa essa "ansiedade em relação ao custo" nas pessoas. Por algum motivo, não acredito que os veículos elétricos estejam remotamente em suas mentes.

O secretário de Transportes, Pete Buttigieg, afirmou que usaria $1 bilhão de dólares do incrivelmente bipartidário projeto de infraestrutura para "desconstruir o racismo que foi incorporado nas estradas". O Sr. Pete é um dos privilegiados que comemorou os enormes aumentos nos preços da gasolina, acreditando que isso faria com que mais pessoas optassem por comprar veículos elétricos. Desde então, ele tem trabalhado arduamente para desagregar as estradas e combater as covardes crateras sistematicamente opressoras.

O caminho para o inferno é pavimentado de "boas intenções"

O que esses ativistas de sofá de visão limitada falham em perceber é que o absolutismo verde deles na verdade promove a desigualdade. Será que eles sabem o que está sendo feito para saciar a necessidade de todas essas baterias elétricas?

Escravidão e trabalho infantil.

Não, não estou sendo exagerado. Na República Democrática do Congo (RDC), mineradores chamados "artesanais" trabalham em condições extremamente perigosas para extrair cobalto e níquel - elementos cruciais na produção de baterias presentes em carros elétricos como Teslas, Fords e VWs. Homens, mulheres e crianças reviram o solo em um calor debilitante e morrem em colapsos de minas enquanto as milícias que os "recrutaram" em aldeias por todo o país observam com indiferença. Na melhor das hipóteses, esses trabalhadores endividados recebem um ou dois dólares por dia pelo trabalho extenuante.

Siddharth Kara, pesquisador da Escola de Saúde Pública T.H. Chan, de Harvard, estudou essas operações de mineração e observou: "O cobalto é tóxico ao toque e à respiração - e há centenas de milhares de congoleses pobres tocando e respirando isso… Jovens mães com bebês amarrados às costas, todos respirando essa poeira tóxica de cobalto. Há uma completa contaminação cruzada entre o cobalto derivado de escavadeiras industriais e o cobalto extraído por mulheres e crianças com as próprias mãos."

Estima-se que haja cerca de 40.000 crianças trabalhando nessas minas tóxicas, muitas delas com apenas seis anos de idade.

Então, nada de "energia limpa".

O que é ainda mais aterrorizante é que essas operações não são contabilizadas em auditorias oficiais, graças à corrupção local e táticas de negócios no mercado cinza, então não há como saber ao certo quantas pessoas estão trabalhando nessas condições perigosas sob ameaça de força.

Apesar de serem ilegais, essas operações são generalizadas em todo o país e são financiadas por interesses externos. Estima-se que cerca de 70% das operações de mineração congolesas sejam de propriedade de empresas de investimento apoiadas pelo governo chinês. Agora, além das questões relacionadas a práticas comerciais questionáveis e ambientes de trabalho inseguros em regiões empobrecidas, temos também uma indústria de bilhões de dólares que beneficia diretamente um governo autoritário conhecido por suas práticas genocidas.

Isso não parece equitativo.

Cegos e surdos para o Mal

Mesmo diante dessas graves violações dos direitos humanos, o Ocidente tem se mantido estranhamente silente sobre o assunto. Certamente você não vê nenhum político de renome protestando contra a fabricação dessas cobiçadas baterias, não é? Na base dessa cadeia de abastecimento violenta, você tem congoleses de todas as idades morrendo ou ficando gravemente feridos enquanto são obrigados a extrair veias de cobalto tóxico. No final das contas, são essas as pessoas que estão apoiando a produção de veículos elétricos no Ocidente.

Da mídia tradicional e dos políticos, recebemos apenas silêncio. Como podem dizer que a mudança dos Estados Unidos para um transporte totalmente baseado em veículos elétricos trará equidade ao nosso país racista, quando suas próprias políticas apoiam diretamente as práticas de escravidão moderna na África?

Aqueles que estão nos degraus mais baixos da escada econômica têm que pagar por suas extravagâncias "esclarecidas". Por que as elites se importariam? Todo esse abuso sistêmico está sendo cometido em algum lugar distante - fora de vista, fora da mente. Não é um problema porque está longe. Este é o tipo de "progresso" que os políticos estão aplaudindo, independentemente de quantos veículos elétricos da Ford eles vendam.

Como Henry Hazlitt apontou: "O mau economista vê apenas o que imediatamente chama a atenção; o bom economista também enxerga além. O mau economista vê apenas as consequências diretas de um curso proposto; o bom economista também analisa as consequências mais longas e indiretas. O mau economista vê apenas o efeito que uma determinada política teve ou terá em um grupo particular; o bom economista investiga também qual será o efeito da política em todos os grupos."

Esse é o problema. Legisladores e magnatas dos negócios não se importam com as ramificações de suas ações no mundo real. Enquanto eles promovem padrões "equitativos" como um truque de relações públicas para obter melhores pontuações ESG, eles estão completamente negligenciando os efeitos reais, de vida ou morte, da legislação "verde".

Copyright 2023 FEE - Foundation for Economic Education. Publicado com permissão. Original em inglês: Green Energy Has a Dirty Secret
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