Deus, ensinou o profeta Isaías, estabeleceu o povo judeu como uma “luz para as nações”. A luz do povo de Israel — de justiça e misericórdia, de inteligência sóbria e de fé esperançosa — sempre foi a da liberdade, brilhando no meio da escuridão da tirania.
Quando a luz foi acesa pela primeira vez, a nação que estava em trevas mais profundas era o Egito. Os relevos em Karnak retratam o deus-homem Faraó — imenso, arquetipicamente impessoal e rígido — pairando ameaçadoramente sobre rebanhos de seres humanos. A Bíblia nos diz que um Faraó solidificou o controle da terra durante a fome da época de José. Os israelitas foram mais tarde forçados a fabricar tijolos sob o chicote egípcio, enquanto esquadrões organizados de trabalhadores extraíam e transportavam pedras enormes para obeliscos e pirâmides. A máquina faraônica gastou enorme capital material e social em construções monumentais e joias luxuosas destinadas a enfeitar os túmulos da realeza morta.
Vendo que os israelitas se multiplicaram abundantemente e “encheram a terra”, os egípcios impuseram uma sentença de morte a todos os seus recém-nascidos do sexo masculino. Mas Moisés libertou seus irmãos da servidão física e espiritual e os conduziu à vida em uma nova terra. Não é apenas em teoria que o povo de Israel abraça a vida e a liberdade. Eles recusaram a oferta de escravização e morte da história mais vezes do que qualquer um pode contar.
Tal como os antigos egípcios, os islamistas prezam a morte, especialmente a dos filhos de Israel. Mas a barbárie do Hamas em 7 de Outubro teria feito corar os Faraós. Os terroristas assassinaram os nascituros, os bebés e as crianças decapitando-os, abortando-os e cozinhando-os vivos. Uma escuridão civilizacional não vista desde o Holocausto ameaça mais uma vez extinguir a luz das nações. Vergonhosamente, parte dessa escuridão emana da academia, que abraçou uma ideologia da qual se segue, como a noite segue o dia, que os judeus devem ser assimilados — ou eliminados.
Depois de 7 de Outubro, estudantes reuniram-se em universidades dos Estados Unidos para denunciar o “genocídio” sionista, realizar vigílias pelos “mártires” palestinos e aplaudir os esforços do Hamas na “descolonização”. (Alunos do ensino secundário também abandonaram as aulas para protestar contra a resposta militar israelense.) Estudantes e professores de diversas escolas também rasgaram cartazes de israelenses raptados. Um estudante judeu foi espancado em Columbia, e estudantes judeus da Cooper Union tiveram que se abrigar em uma biblioteca, longe de uma multidão que gritava “Palestina Livre!” E um estudante de Cornell ameaçou atirar, esfaquear, estuprar e degolar seus colegas judeus.
Os incidentes antissemitas aumentaram nos Estados Unidos e em todo o mundo desde 7 de outubro. No sábado passado, no Sabbath judaico, o Departamento de Polícia de Nova York aconselhou os judeus a permanecerem em casa, enquanto milhares de manifestantes apelavam à eliminação de Israel “por qualquer meios” bloquearam a ponte de Brooklyn e cobriram lojas com cartazes dizendo “Sionismo é terrorismo”. Uma multidão fechou um aeroporto no Daguestão quando caçava judeus num voo que chegava de Tel Aviv.
Os israelenses, que aderem a diretrizes éticas rigorosas em combate (e que até incorporam advogados em unidades militares ativas para garantir o cumprimento), são agora considerados por muitos no Ocidente como perpetradores de violência semelhante à nazista. Esta é uma inversão particularmente obscena da verdade, pois as atrocidades do Hamas em Israel evocaram as dos nazistas contra os judeus da Europa. O mesmo se aplica à acusação de que o objetivo do Hamas era a “descolonização”. Na verdade, é uma facção imperialista dentro do Islã — uma coligação sunita e xiita, unida no ódio aos judeus — que deseja “colonizar” Israel, exterminando um povo nativo e engolindo a sua pequena pátria ancestral.
Como é que, menos de 80 anos depois de Auschwitz, os judeus são amplamente vistos como agentes de dominação tirânica? A hostilidade antissemita, alimentada pelo persistente antissemitismo teológico — a antiga acusação cristã de deicídio contra os judeus — bem como pela culpa europeia pelo Holocausto e pela inveja árabe, é uma grande parte da resposta.
Mas outra parte da resposta é a doutrinação que se apresenta como educação. Durante anos, muitos professores de humanidades e de ciências sociais abraçaram teorias grosseiras de políticas de identidade que dividem o mundo em vítimas e opressores, presos numa competição de soma zero pelo poder. Estas teorias incluem a “interseccionalidade”, que afirma que “eixos de privilégio, dominação e opressão” se combinam para marginalizar certos grupos sociais, e a “teoria decolonial”, que ensina que os modos europeus de conhecimento e poder vitimizam os povos indígenas. Uma geração de graduados, especialmente de universidades de elite, aplicou essas ideias na política governamental, na educação básica (onde os módulos curriculares antissemitas são cada vez mais comuns), na filantropia, na cultura e a mídia.
A recategorização dos judeus como opressores decorre inevitavelmente da lógica do bode expiatório da política de identidade. De acordo com essa lógica, os opressores alcançam o seu “privilégio” nas costas dos oprimidos, que são passivos, indefesos e miseráveis. É assim que professores e estudantes ativistas veem os palestinos. Os judeus, por outro lado, são manifestamente dinâmicos e prósperos. Após o Holocausto, o remanescente sobrevivente do judaísmo europeu ressuscitou das cinzas. Juntamente com centenas de milhares de judeus expulsos das nações árabes depois de 1948, construíram o Estado de Israel e fizeram florescer o deserto. Outros criaram raízes e obtiveram sucesso nos Estados Unidos. Como essas pessoas poderiam ser vítimas, se não agem como tal?
Isso não é tudo. Um documento distribuído pelo departamento de sociologia da minha antiga universidade explicava que os opressores incluem aqueles que são “brancos”, “europeus”, “credenciados”, “classe alta e média alta”, “anglófonos” e “claros, pálidos”. A maioria dos judeus nos Estados Unidos preenche todos estes requisitos. Como poderiam não ser opressores, se se enquadram no perfil?
A mesma lógica, claro, aplica-se aos não-judeus que preenchem as caixas do privilégio. Como observou o pastor luterano Martin Niemöller na sua famosa confissão poética “First They Came” ["Primeiro eles vieram buscar os..."], permanecer em silêncio face ao antissemitismo assassino é uma estratégia de autopreservação altamente falível. Não é à toa que os judeus são considerados o canário na mina de carvão quando se trata da detecção de vapores ideológicos nocivos. Talvez os apoiadores LGBTQ do Hamas, incluindo o “Projeto Dyke” no Reino Unido, devam tomar nota. Muitos outros também deveriam fazer o mesmo: outro dia, no trem para Londres, vi em enormes letras pintadas em um prédio as palavras “Eat The Rich!” ["Devorem os ricos"]
De acordo com a teoria interseccional, outro indicador de privilégio é a “fertilidade”. Após a Segunda Guerra Mundial, a taxa de natalidade nos campos europeus de deslocados, repletos de sobreviventes judeus, era a mais elevada do mundo. Os judeus sempre amaram a vida e sonharam com a paz. O Hamas utilizou habilmente esse sonho contra os israelenses, que estavam demasiado ansiosos para acreditar que estavam a entrar num novo período de relações normalizadas com o povo de Gaza.
A luz para as nações multiplicou-se mil vezes através dos tempos. A sabedoria da Bíblia Hebraica e a imaginação intelectual divertida do Talmud iluminaram todos os campos do esforço moral, espiritual, intelectual e criativo no Ocidente. E a vitalidade e a resiliência milagrosa dos judeus deram esperança a incontáveis indivíduos e povos que lutam e sofrem, de que um dia a justiça “rolará como águas, como uma poderosa corrente”. Será que realmente vamos deixar que essa luz seja apagada com a ajuda de uma ideologia odiosa que se apresenta como iluminação intelectual enquanto escurece mentes, amarga corações e espalha rancor?
Jacob Howland é Reitor de Fundações Intelectuais da UATX [Universidade de Austin]. Seu último livro é 'Glaucon’s Fate: History, Myth, and Character in Plato’s Republic' [O Destino de Glauco: História, Mito e Caráter na República de Platão.]
©2023 City Journal. Publicado com permissão. Original em inglês: The Genocidal Logic of Academic Ideology
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