i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Artigo

A regra mais importante de Jordan Peterson para a vida

  • PorJonathan Miltimore
  • FEE - Foundation for Economic Education
  • 26/11/2020 17:00
Jordan Peterson
É uma regra tão simples e ao mesmo tempo tão importante que leva algumas pessoas a demonstrarem uma franca hostilidade a ela.| Foto: Divulgação

Há quase dois anos, amigos me deram de presente um exemplar do best-seller “12 Regras para a Vida”, de Jordan Peterson.

Comecei a ler o livro assim que o recebi, mas em algum momento me distraí e não terminei de lê-lo. (Isso não costumava me acontecer, mas criar três filhos me obrigou a mudar meus hábitos de leitura).

Com o retorno recente de Peterson à vida pública, decidi retomar o livro. Atualmente estou lendo a Regra 12 (“Acaricie um gato ao encontrar um na rua”) e planejo escrever uma resenha no futuro.

Antes de falar do livro todo, contudo, me parece apropriado compartilhar a mais importante regra da obra fundamental de Peterson, que vendeu mais de três milhões de cópias no mundo.

Assuma a responsabilidade pela sua vida.

É isso. Soa simples e até banal. É algo que você espera ouvir do pai ou avó ao cometer um erro ou ser demitido.

Ainda assim, é uma mensagem necessária. Norman Doidge, que escreveu o prefácio de 12 Regras, concorda que essa é a principal lição do livro de Peterson.

“...a regra mais importante é a que diz que você deve assumir a responsabilidade pela sua vida. Ponto final”, escreve Doidge, psiquiatra, escritor e amigo de Peterson. (grifos meus)

Sendo bem claro, “assuma a responsabilidade” não é uma das 12 regras de Peterson. Ainda assim, a análise de Doidge é correta e não deveria surpreender ninguém.

A responsabilidade pessoal pela própria vida é uma ideia que permeia as regras que Peterson expõe ao longo do livro como um antídoto ao caos que muitos de nós sentimos hoje em dia. (Isso também é tema de suas palestras e entrevistas). Quando Peterson diz para você se portar ereto, fazer bons amigos, arrumar a casa, dizer a verdade, fazer a própria cama, falar com precisão, etc., ele não está realmente preocupado com a limpeza do seu quarto. Ele está dizendo aos leitores como eles podem assumir o controle da própria vida. Ele os está lembrando de seu próprio poder. Da capacidade de ação deles.

A questão é: por que essa lição de repente parece tão importante? Afinal, a mensagem de Peterson não é exatamente nova. De certa forma, os ensinamentos dele canalizam um pouco os estoicos, que há dois mil anos ensinavam que o caminho para a vida feliz e pacífica era dominar a única coisa que os humanos podem controlar: a si mesmos.

“Onde está o bem? Em nossas escolhas”, disse o filósofo estoico Epiteto. “Onde está o mal? Em nossas escolhas”.

A mensagem dos estoicos era a de que não deveríamos sujeitar nossos sentimentos, nossa felicidade, a fatores externos. Afinal, geralmente não temos muito controle sobre os acontecimentos, circunstâncias e as outras pessoas. O caminho para a harmonia e felicidade é aprender a controlar como nós, enquanto indivíduos, reagimos a essas coisas.

As ideias de empoderamento, autocontrole e iniciativa não são exclusivas dos estoicos, claro. Outras filosofias antigas exploravam esses conceitos em maior ou menor grau, e esses temas estão entranhados no ideal americano e são encontrados em obras clássicas como Almanaque do Pobre Ricardo, de Benjamin Franklin, e no ensaio Autossuficiência, de Ralph Waldo Emerson.

O problema, de acordo com Peterson, é que os norte-americanos não ouvem mais essas lições. Numa entrevista de 2018 para a revista GQ britânica, Peterson foi perguntado por que as pessoas estavam tão “famintas” por sua mensagem.

“Elas estão famintas por uma discussão sobre a relação entre responsabilidade e sentido da vida”, respondeu Peterson. “Não temos essa discussão na nossa cultura há 50 anos”.

É uma resposta incrível. Durante a maior parte da história, os pensadores exploraram esse assunto – como nossas escolhas individuais se relacionam com uma vida plena de sentido — talvez mais do que qualquer outro. Esse era o tema central da filosofia de pensadores como Platão, Aristóteles, Immanuel Kant e Nietzsche.

Mas Peterson diz que não exploramos mais essas questões. A filosofia pós-moderno nos levou para outros caminhos.

“Nós nos concentramos em temas como direitos, privilégios, liberdades e prazer impulsivo”, diz Peterson. “São temas úteis, mas rasos, e isso não é bom. Porque se as pessoas ancoram em águas rasas as tempestades as destroem. E as tempestades sempre acontecem”.

É se apegando à responsabilidade que os seres humanos aprendem a suportar tempestades, que são inevitáveis. Como muitos sabem, o próprio Peterson enfrentou sua tempestade depois que sua esposa, Tammy, foi diagnosticada com câncer terminal em abril de 2019, e ele teve dificuldades para tratar da dependência em benzodiazepínicos.

Peterson sobreviveu à tempestade porque sua vida estava ancorada na responsabilidade, o que lhe deu sentido e força.

Infelizmente, muitas pessoas hoje não têm um ancoradouro.

Quando Peterson diz que não discutimos responsabilidade e a vida plena na nossa cultura “há 50 anos”, ele está fazendo referência a uma mudança cultural que ocorreu.

Não só deixamos de ensinar as pessoas a assumirem responsabilidade por suas vidas como, de certa forma, nós as desencorajamos a fazerem isso. A cultura woke, os espaços seguros e a vitimização são expressões de uma cultura que substituiu a responsabilidade individua por noções coletivas de injustiça. As pessoas são explicitamente hostis a mensagem de Peterson.

Isso não quer dizer que a injustiça não seja algo real. É e sempre será. O problema é que, em nossa busca por livrarmos o mundo da injustiça, esquecemo-nos de que primeiro temos de assumir a responsabilidade por nossas vidas e resolver nossos problemas.

Além disso, Peterson não diz para ignorarmos a injustiça. A mensagem dele é para que você assuma a responsabilidade por sua vida, a despeito das injustiças, que sempre existirão. (Peterson diz, por exemplo, que estudos mostram que o destino do candidato à liberdade condicional está sujeito ao fato de o juiz ter ou não almoçado antes da audiência. Aparentemente, juízes com fome são menos misericordiosos).

É assim que nos transformamos em embarcações capazes de aguentar uma tempestade – não dando poder a coisas que estão além do nosso controle, mas assumindo a responsabilidade pelas coisas que você pode controlar.

O próprio fato de haver pessoas que tratam a mensagem de Peterson como algo estranho e digno de hostilidade prova o quanto ela é necessária.

Deveríamos agradecer a Jordan Peterson por ele ter voltado a fim de espalhar sua mensagem.

Jonathan Miltimore é editor do site FEE.org.

© 2020 FEE. Publicado com permissão. Original em inglês
8 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 8 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • D

    Decio mango

    ± 0 minutos

    para uma geracao que nao sabe sequer seu sexo tudo isso deve ser muito estranho

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rita Lina

      05/12/2020 14:09:47

      Que bom que Jordan Peterson tenha voltado à ativa depois de um período de enfermidades. Ele faz muita falta ao mundo.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Munir Guerios filho

        27/11/2020 21:37:50

        Jordan é muito bom!

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Demis Cunha

          27/11/2020 20:26:47

          Um dos melhores livros que já li. Costumo dizer que este livro poderia ter chegado uns 10 anos antes na minha vida. De qualquer forma, é um livro que todos deveriam ler, principalmente essa geração do mimimi.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • L

            Luiz

            27/11/2020 17:35:28

            "Assuma a responsabilidade pela sua vida". Bem que a geração mimimi podia aprender algumas "cositas" com o Jordan, né? Tipo, temos livre arbítrio, somos responsáveis pelas nossas escolhas, nada vem de graça, não existe almoço grátis, e que somos herdeiros de valores sagrados de nossos antepassados. Patriotismo, mérito, caráter, família, religião. Um pouco do estoicismo iria bem pra essa turma que quer tudo sem o minimo de esforço, Eles cansam, hein?

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • S

              Silva

              27/11/2020 15:20:16

              O genial Jordan Peterson, cujo nome mistura os sobrenomes de outros dois: Michael Jordan e Oscar Peterson.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Dylan Rees

                27/11/2020 13:37:01

                Assumir a responsabilidade pela sua vida significa assumir como seus as consequências da sua vida.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  AN Kirchner

                  27/11/2020 13:34:13

                  Ótimo artigo

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  Fim dos comentários.