• Carregando...
Fachada do restaurante 3 Coqs Atelier Rôtisseur, na cidade francesa de Lille, que foi atacada por militantes dos direitos dos animais no dia 21 de junho | Reprodução/ Facebook/ 3 Coqs Atelier Rôtisseur
Fachada do restaurante 3 Coqs Atelier Rôtisseur, na cidade francesa de Lille, que foi atacada por militantes dos direitos dos animais no dia 21 de junho| Foto: Reprodução/ Facebook/ 3 Coqs Atelier Rôtisseur

Açougueiros pediram proteção ao governo francês contra grupos veganos e de proteção aos direitos dos animais, após uma série de ataques que eles consideram “uma forma de terrorismo”. 

A manifestação foi feita por meio de uma carta aberta da Confédération Française de la Boucherie, Boucherie-Charcuterie, Traiteurs (CFBCT) (associação que representa os açougueiros artesanais no país), dias depois de uma churrascaria em Lille, norte da França, ter sido vandalizada, como relata o jornal The Telegraph

Na carta, divulgada no Facebook, o presidente da CFBCT Jean-François Guihard diz que os 18 mil açougueiros artesanais do país estão preocupados com as consequências do aumento da exposição nas mídias do estilo de vida vegano. 

“Apesar de respeitarmos as escolhas alimentares de nossos compatriotas, estamos profundamente chocados por uma parte da população que quer impor seu estilo de vida à vasta maioria, para não dizer, sua ideologia”, ele disse. 

De acordo com o Telegraph, o incidente de Lille foi o quarto caso de vandalismo a estabelecimentos que comercializam alimentos com carne em um período de semanas. Em abril, sete açougues do norte da França foram atacados com sangue falso, e vários outros incidentes do tipo foram relatados na região de Occitanie. 

Além da churrascaria, foram alvos dos ativistas dos direitos animais um açougue, uma peixaria e um restaurante em Lille, em maio. Em todos eles, as janelas foram quebradas e as palavras “não ao especismo” foram escritas (o termo especismo é usado pelos ativistas para descrever os maus tratos a espécies não humanas). 

Crueldade animal

O consumo de carne faz parte da cultura alimentar da França, país onde cerca de 3% da população são vegetarianos ou veganos. Entretanto, os açougueiros do país ganharam as manchetes recentemente após uma série de reportagens feitas em fazendas e abatedouros que mostrou que os animais são mantidos e abatidos em condições desumanas

Ainda na carta aberta, a Confederação pergunta qual será o próximo passo após essa escalada de violência. “Como podemos apoiar que uma parte da população seja permanentemente estigmatizada com base na sua filiação a uma profissão? Os ataques contra açougueiros e toda a indústria são uma forma de terrorismo”, afirma a mensagem.

Leia também: Os ambientalistas puristas são uma ameaça para os animais

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]