• Carregando...
Isabel e Melati, ativistas ambientais da Indonésia | Bye Bye Plastic Bags
Isabel e Melati, ativistas ambientais da Indonésia| Foto: Bye Bye Plastic Bags

Duas irmãs adolescentes decidiram mudar o mundo, começando pelo local onde moram, a Ilha de Bali (Indonésia). Melati e Isabel Wijsen, respectivamente com 17 e 15 anos, começaram uma campanha para banir as sacolas plásticas na ilha. De lá para cá, o trabalho delas se tornou um movimento inspirador a jovens e ativistas de todo o mundo, e elas conseguiram uma promessa do governador de Bali de acabar com as sacolas de plástico em 2018. 

Em outubro de 2013, ainda crianças, as irmãs fundaram a “Bye Bye Plastic Bags” (Adeus, Sacolas Plásticas), uma organização que pretende conscientizar as pessoas a respeito do uso de plásticos, inspirar jovens ativistas e batalhar pelo banimento do uso, da venda e da produção de sacolas plásticas. 

A ideia surgiu após uma aula na escola sobre pessoas inspiradoras. As irmãs voltaram para casa e se perguntaram: “o que podemos fazer, como crianças vivendo em Bali, para fazer a diferença agora?”. 

Leia também: Para ajudar professora preferida, adolescente arrecada US$ 10 mil para pesquisa do câncer

Desde então, elas já promoveram petições, se encontraram com governantes locais, lançaram campanhas e organizaram o maior mutirão de limpeza de praia em Bali, em 2017, quando cerca de 12 mil pessoas coletaram 40 toneladas de lixo de 55 locais da ilha. 

Hoje a organização das jovens conta com o trabalho voluntário de estudantes de escolas de Bali e ativistas de todas as idades. Eles já distribuíram mais de 16 mil sacolas que podem servir como alternativas às sacolas plásticas de uso único. Essas sacolas são feitas de materiais orgânicos por produtores locais. 

Em palestras, a equipe já falou com estudantes de 13 países, informa o site da organização. As ativistas também já falaram em uma TED Talk e na ONU, no Dia Mundial dos Oceanos. 

Segundo o site de notícias Kinder World, Melati e Isabel conseguiram convencer o governador de Bali, Mangku Pastika, a assinar um documento para banir as sacolas plásticas em 2018. 

O governo fez a promessa, mas ainda existe uma confusão sobre qual nível de governo deve agir primeiro, o local ou o nacional. No entanto, o debate está acontecendo em Bali e na Indonésia, em parte por causa da persistência das jovens. 

Leia também: Esta professora mudou a vida de seus alunos da periferia por meio do cinema

Bali é um paraíso ecológico, destino de turistas do mundo todo. Melati e Isabel contaram em sua palestra no TED Talk que a imagem que tinham da ilha mudou quando souberam como o lixo é descartado de forma negligente. Segundo elas, menos de 5% das sacolas plásticas utilizadas em Bali são recicladas, e quase todas as outras vão parar nos oceanos. 

As irmãs estudam em uma escola chamada “Green School”, que estimula seus alunos a se tornarem líderes na área de ecologia. “Aprendemos a nos tornar líderes de hoje, algo que um simples livro didático não conseguiria oferecer”, disse Melati.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]