• Carregando...
 | ReproduçãoTwitter/ Candace Owens
| Foto: ReproduçãoTwitter/ Candace Owens

Charlie Kirk e Candace Owens são líderes ativos da organização Turning Point USA, que tem a missão de educar jovens a respeito do livre mercado e também funciona como um Super PAC a favor do presidente Donald Trump. Um Super PAC, ou “Comitê de Ação Política”, é uma organização formada para levantar fundos privados para campanhas políticas, já que nos Estados Unidos as corporações não podem fazer doações diretamente para as campanhas políticas.

Kirk é o fundador e Owens é a porta-voz da organização. Ela já recebeu tweets elogiosos de Kanye West. Juntos, Kirk e Owens dizem que são “guerreiros culturais” tentando “salvar a civilização ocidental” dos progressistas. 

Mas na manhã de segunda-feira, 6 de agosto, eles eram clientes que chegaram para o café da manhã em um restaurante no centro de Filadélfia, chamado Green Eggs Cafe, antes de o local abrir, e conseguiram uma mesa perto da janela. 

Então a gritaria começou. 

A dupla mal teve tempo de examinar o cardápio antes que pessoas – aparentemente manifestantes – começassem a provocá-los de outras mesas, disse Malik Joe, gerente do Green Eggs Cafe, ao The Washington Post. 

Do lado de fora da janela, eles viram um grande grupo de manifestantes se aproximando do restaurante, ladeado pela polícia. 

“No começo, pensei que fosse um protesto vegano”, disse Joe. Naquele momento, ele não sabia da controvérsia que cercava as pessoas que haviam entrado em seu restaurante. Os manifestantes “estavam gritando com um cara sentado na janela e eu olhei e ele estava rindo”. 

“Os manifestantes estavam gritando 'supremacia branca' e algo sobre imigrantes”. Joe disse que os manifestantes também jogaram comida e objetos. 

Em um momento, Owens pegou seu telefone. Ela twittou a cena de dentro e de fora do restaurante, incluindo o momento em que um manifestante jogou um copo com algo na cabeça de Kirk. 

Candace Owens: “Para ficar claro: a ANTIFA, uma organização fascista só de brancos, atacou com violência uma força policial toda de negros e hispânicos. Porque eu, uma mulher NEGRA, estava tomando café da manhã. Essa é a era dos direitos civis novamente?”

“Charlie Kirk e eu acabamos de ser atacados e protestados pela ANTIFA por tomar café da manhã”, escreveu Owens pouco tempo depois. “Eles estão nos seguindo no momento pela Filadélfia. A força policial TODA NEGRA E HISPÂNICA nos protegendo enquanto eles gritavam”. 

No Twitter, Kirk disse que o incidente foi um resultado direto de um apelo de Maxine Waters, membro do Congresso da Califórnia, que incentivou que o público assediasse funcionários do governo Trump quando os encontrasse. 

Charlie Kirk: Se uma multidão raivosa de conservadores se formasse enquanto dois jovens progressistas, um cara branco e uma mulher negra, estivessem tomando café, e a multidão gritasse insultos terríveis, jogasse objetos e os agredisse, a esquerda chamaria isso de um "crime de ódio" e todos os grandes veículos de comunicação estariam exigindo condenação

Ele e Owens “estavam tomando café da manhã tranquilamente esta manhã”, Kirk twittou. “Dentro de 20 minutos, o ANTIFA mobilizou um protesto, começou a gritar conosco, nos atacou e nos ameaçou de morte. Esse é o rosto dos democratas. Os conservadores não estão seguros – a @RepMaxineWaters pediu por isso”. 

Kirk estava aparentemente se referindo a um comício em Los Angeles em junho, quando Waters comentou sobre o assédio público de funcionários do governo Trump. (Nem Kirk nem Owens se qualificam como tal). As palavras de Waters vieram depois que a secretária de imprensa da Casa Branca, Sarah Huckabee Sanders, foi convidada a deixar um restaurante e a Secretária de Segurança Interna Kirstjen Nielsen deixou um restaurante mexicano em meio a a gritos de “vergonha!”. 

“O povo americano suportou esse presidente por tempo suficiente. O que mais precisamos ver? Que mentiras a mais precisamos ouvir?” Waters disse. “Se você vir alguém desse gabinete em um restaurante, em uma loja de departamentos, em um posto de gasolina, você tem que sair e juntar uma multidão, e avançar contra eles!" 

Sanders recuou na coletiva de imprensa da Casa Branca, como relatou o The Washington Post. Ela disse que as pessoas devem ser autorizadas a discordar “livremente e sem medo de danos”, independentemente de sua inclinação política. 

A polícia não confirmou as alegações de Owens de que os manifestantes eram Antifa ou que o a dupla havia sido “atacada”. 

Um porta-voz do Departamento de Polícia da Filadélfia disse ao The Washington Post na manhã de segunda-feira que ele ainda não tinha ouvido falar do incidente, e não pôde dizer se foi feita uma ocorrência ou se alguém foi preso. 

O site de notícias Daily Caller relatou que Kirk havia optado por não apresentar queixa. Joe disse que ele teria chamado a polícia sobre a confusão, mas os policiais já estavam lá. Seus clientes ficaram surpresos, mas ninguém ficou ferido.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]