i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Big Tech

As grandes redes sociais têm o direito de barrar o presidente dos Estados Unidos?

  • 13/01/2021 10:46
O Twitter e as demais big techs têm o direito legal de selecionar quais usuários podem ser eliminados?
O Twitter e as demais big techs têm o direito legal de selecionar quais usuários podem ser eliminados?| Foto: Pixabay

Não é comum o Twitter banir permanentemente contas de usuários. A lista, curta, inclui David Duke, ex-líder do grupo supremacista americano Ku Klux Klan, o norueguês Anders Behring Breivik, que matou 69 pessoas em 2011, e o Partido Nazista Americano. Ao excluir a conta de Donald Trump, que tinha 88,7 milhões de seguidores, ou 26,8% do total de 300 milhões de pessoas que utilizam a plataforma, o Twitter colocou o presidente dos Estados Unidos ao lado de todas essas pessoas.

Um dia antes, a embaixada chinesa nos Estados Unidos postou, na mesma rede social, que as mulheres uigures vinham sendo “libertadas” pelo governo chinês da obrigação de serem “máquinas de filhos” — uma confissão clara de que a minoria vem sendo vítima de uma campanha de esterilização forçada na China. O post foi deletado, mas a conta continua ativa.

Também continua utilizando o Twitter o supremo líder do Irã, Ali Khamenei, que no passado já defendeu o genocídio da população de Israel, e no sábado postou que as vacinas desenvolvidas no Ocidente não são confiáveis. O post foi retirado do ar, mas ele segue membro da rede social, assim como o rei da Arábia Saudita, Salman bin Abdulaziz Al Saud, ou o presidente venezuelano Nicolás Maduro.

No caso da Venezuela, o máximo que a rede social fez foi eliminar, em 2017, uma série de contas ligadas ao governo local, o que levou Maduro, à época, a acusar o Twitter de agir como uma “expressão do fascismo”.

“Se o comportamento de Trump no Twitter resultou no banimento permanente, por que oficiais de governos autocráticos podem continuar utilizando a rede para justificar violência repressiva e promover teorias da conspiração?”, pergunta o jornalista Joshua Keating em artigo sobre o assunto.

“Há também o fato de que o Twitter com frequência aceita os pedidos de suspensão de contas apresentados por diferentes governos, incluindo o de países autocráticos como Turquia e Rússia”, prossegue ele. “É difícil prever como o Twitter pode banir governos autoritários enquanto continua colaborando com eles”.

Reação do mercado

Qual o critério? O Twitter e as demais big techs têm o direito legal de selecionar quais usuários podem ser eliminados? Empresas privadas que refletem interesses públicos, como as grandes redes sociais, não deveriam ao menos padronizar o tratamento que dão a seus usuários, especialmente quando eles ocupam cargos de interesse da sociedade?

Afinal, ao restringir a livre manifestação de uma posição política, essas empresas atrapalham o livre mercado de ideias, na medida em que opiniões deletadas não podem mais ser criticadas ou refutadas. Além disso, a Suprema Corte americana já havia decidido pelo interesse público do Twitter, no momento em que definiu que o presidente dos Estados Unidos não poderia bloquear seguidores, porque a medida violaria o direito à informação.

“Todos os políticos divulgam informações enviesadas em algum momento, e têm apoiadores que se comportam mal, mas claramente, no Twitter, são os conservadores que acabam banidos, ou estigmatizados ao ser submetidos a checagens constantes”, avalia o cientista político Richard Hanania, professor do Saltzman Institute of War and Peace Studies, da Universidade Columbia.

A decisão das big techs em eliminar a expressão pública do presidente americano provocou reações nos ambientes político e financeiro. As ações das maiores gigantes de tecnologia caíram logo após os anúncios das restrições impostas a Trump — os papeis do Twitter fecharam o dia 11 de janeiro em queda de 6,4%, o Facebook caiu 4,01% e a Alfabet, dona do Google, desvalorizou 2,24%.

A premiê da Alemanha, Angela Merkel, reagiu, por intermédio de seu porta-voz, Steffen Seibert, definindo a decisão como uma brecha “problemática” no “direito fundamental à liberdade de expressão” — que, na avaliação de Merkel, pode ser restringida “apenas em acordo com a legislação, e não por decisão dos gestores das plataformas de mídia social”.

O ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, declarou-se chocado pela decisão do Twitter e comentou: “A regulação digital não deveria partir da oligarquia digital, é uma questão de soberania das pessoas, dos governos e do judiciário”.

“O fato de que um CEO pode desligar o microfone virtual do president dos Estados Unidos sem questionamentos me deixa perplexo”, alegou, por seu lado, Thierry Breton, comissário para o Mercado Interno na União Europeia. “Não apenas comprova o enorme poder dessas plataformas, como também indica que, no ambiente digital, nossa sociedade é mal regulada”.

O dissidente russo Alexei Navalny, escreveu, no próprio Twitter, que “o banimento é uma decisão tomada por pessoas que não conhecemos de acordo com procedimentos que não são divulgados”. E complementou: “Precisamos saber quem são as pessoas que formam o comitê do Twitter que avalia posts, entender como funciona, como seus membros votam e como podemos apelar das decisões”.

Regra opaca

Nos Estados Unidos, a Seção 230 da Lei de Decência das Comunicações, implementada em 1996, determina que as empresas de internet não podem ser processadas pelas opiniões publicadas por seus usuários, e as autoriza a moderar o conteúdo publicado e compartilhado. Por outro lado, obriga as corporações a remover conteúdo ilegal, incluindo incitações as crimes federais ou material que infrinja as leis de copyright.

Como explica Sabrina Hersi Issa, especialista em tecnologia e direitos humanos, em análise da Seção 230, “trata-se, simplesmente, de uma regra que permite que as empresas de internet moderem o que as pessoas publicam — ou não publicam — em suas plataformas, sem estar sujeitas legalmente por tudo o que acontece lá dentro”. A indústria de tecnologia, afirma ela, “naturalmente se apropriou da natureza opaca da regra para se eximir da responsabilidade decorrente de seu papel em disseminar desinformação e cultivar discursos de ódio”.

43 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 43 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • E

    Edmea

    ± 3 minutos

    Que significa o Direito para as oligarquias digitais ? Elas comandam o mundo hoje com mão de ferro (afinal, o dinheiro sempre teve a última palavra). Quem não enxerga essa DITADURA ferrenha das "redes sociais" que manobra habilmente bilhões de pessoas, ou é "cego" pelo vicio da informação a jato acompanhada de belas e coloridas imagens, ou tem interesses que passam longe do Bem Comum ( será preciso desenhar o ódio que transpira nas redes contra quem se diga conservador?).

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • E

      Eliana Vieira de Aguiar Bernardo

      ± 10 horas

      É assustador bloquear as redes sociais do presidente da maior potência mundial! Não adianta só reclamar. Temos que ter alternativas e isso virá com a concorrência. Só assim poderemos escolher e opinar livremente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • F

        Fernando Cavalcante

        14/01/2021 22:31:11

        As empresas de telefonia também são privadas, assim como os provedores de e-mail na internet. A partir dos comentários de alguns, elas também, se quisessem, poderiam ler e ouvir o que escrevemos ou falamos, para verificar se o conteúdo está contra seus termos de uso.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • V

          Valmir Gonçalves Garcia

          14/01/2021 22:25:50

          Todo mundo esbravejando blá blá blá mas é so isso; blá blá blá porque ninguém fecha sua conta em sinal de protesto, nem os milhões de seguidores do Trumph. Essas chamadas redes sociais são um lixo e controlam a vida de meio mundo. Não tenho e não me fazem falta.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • H

            Helder

            14/01/2021 18:40:20

            O controle e a censura de qualquer rede social, feita por uma empresa privada, e acima das leis que organizam o estado, onde a empresa presta o serviço é um absurdo total. Imagine uma rede social de uma empresa estrangeira, controlando quem pode falar e sobre o que pode-se falar? Daqui a pouco, a rede pode começar a censurar ou liberar um político, de acordo com os interesses da empresa. Com essa censura ela passou a ficar acima da lei, acima de um Congresso legítimo que faz as leis a acima do poder judiciário. Se não gosta do político ou celebridade é só não seguir e nem compartilhar as suas postagens. EMPRESA PRIVADA QUERER CENSURAR SEM UMA LEI APROVADA PELO ESTADO É INACEITÁVEL.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              Jeferson Ricardo Martins

              14/01/2021 17:23:43

              É óbvio que não. Ninguém merece ser barrado, salvo se for para fazer clara e comprovada apologia a algo criminoso ou fora da lei. No mais, cada um escreve o que quiser.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Thiago Alves da Fonseca Machado

                14/01/2021 16:06:10

                Que ironia - fui ler os comentários e a quinta postagem foi removida "por não estar de acordo com os Termos de Uso". Com relação à decisão da Suprema Corte, esta foi no sentido de que o presidente não poderia excluir seguidores, em razão do interesse público da conta e do uso que a presidência fazia dela. No mais, como já dito por outros aqui, é uma empresa privada com regras de termo de uso, semelhantes às utilizadas por este jornal. Talvez seja de se refletir a respeito de todo o poder que tem sido posto nas mãos destas empresas e da cultura de cancelamentos e censuras que tem permeado nosso meio, mas o artigo não foi por esse caminho.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • F

                  F.H.O

                  14/01/2021 15:31:40

                  É tanto chororô porque o Trump perdeu sua conta. A empresa é privada e tem direito de tirar o cliente que quiser. Fazendo uma analogia grosseira é como se o dono expulsasse de seu estabelecimento um cliente delinquente. Não tem nada a ver com liberdade de expressão. É como expulsar um mal aluno de uma escola privada... que para fazer isso segue os seus próprios critérios.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • T

                    Tupinambá

                    14/01/2021 13:12:11

                    Não se pode dar as redes sociais o benefício de não serem responsabilizadas por conteúdo publicado por seus usuários e ao mesmo tempo permitir edição e censura do conteúdo de seus clientes! Estas big techs precisam seguir as mesmas regras a que são submetidos os veículos de comunicação tradicionais! Não se pode trata-las como uma empresa sem responsabilidades e apenas direitos!!!

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      MARCOS FERRAZ MONTEIRO

                      14/01/2021 11:41:10

                      As pessoas esquecem que redes sociais são empresas privadas com proprietários e acionistas, elas devem fazer o que quiser. Depois aguentem as consequências dos clientes que insistem em serem chamados de usuários.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      3 Respostas
                      • M

                        MARCOS FERRAZ MONTEIRO

                        ± 13 horas

                        As empresas de telefonia são concessões públicas e junto com os email os conteúdos são transmitidos do usuário A para o B, e não influenciam diretamente ninguém além desses dois agentes. Agora as redes sociais, são empresas que podem influenciar milhões basta ter um **** de esquerda ou direita querendo tomar o poder e um monte de desinformados acreditando em coisas postadas em redes. É só ver o que deu a primavera árabe.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • F

                        Fernando Cavalcante

                        14/01/2021 22:29:18

                        As empresas de telefonia também são privadas, assim como os provedores de e-mail na internet. A partir do seu comentário, elas também poderiam, se quiserem, ler e ouvir o que você escrever ou disser, para verificar se estaria contra seus termos de uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • W

                        Wander Leite

                        14/01/2021 12:33:23

                        Isso é liberdade delas e fim de papo.... censura é tirar a liberdade dela agir com autonomia...O trump que crie uma só pra ele, a internet é livre... George Orwell já exemplificou como funciona!

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • A

                      ANTONIO

                      14/01/2021 11:20:02

                      O trump Tem problema com o fisco e com credores. Ou seja. Não quer largar o osso. Devemos lembrar que ele não.passa de um animador de auditório. Midiático e caso o. Não é mais presidente e ainda não acertou suas contas. Ou seja. Tá fu d i d d o.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • A

                        ANTONIO

                        14/01/2021 15:04:24

                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • V

                          VOTO IMPRESSO JÁ

                          14/01/2021 2:24:36

                          NazisTech e FascisTech agindo de forma totalitária contra qualquer um que manifeste opinião e pensamento democrático pela liberdade. A censura é um crime contra toda a humanidade.

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • Z

                            Zequinha

                            14/01/2021 1:30:55

                            É muito poder nas mãos de poucos bostinhas do Vale do Silício...

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • Z

                              Zequinha

                              14/01/2021 1:17:53

                              Quero ver se tem coragem de excluir o Putin...

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • F

                                F.H.O

                                13/01/2021 23:41:52

                                Não há que se ter opinião nesse caso. O Twitter tem a sua política de não propagação do ódio, dentre muitas outras. Os usuários concordam com a política da empresa ao aderir a rede social. Absurdo é a gazeta abrir opinião nessa questão ... quando o próprio Trump concordou com os termos ao criar sua conta no Twitter. Não tem nada a ver com censura. Mas no Brasil existe a necessidade de politizar tudo. Em outras palavras, o Twitter pode, e inclusive avisa que pode, banir quem não atender a sua política. Incluindo Trump.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • A

                                  Aromero

                                  13/01/2021 22:54:07

                                  Debate estranho. Esses portais e redes não são propriedades particulares? Quem investiu neles que decida. Não gostou da atitude ? Forme a sua própria rede. Cadê o tal liberalismo ?

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  1 Respostas
                                  • B

                                    Beto Burke

                                    13/01/2021 23:18:34

                                    Não. Por ter se tornado um oligopólio com o total do mercado se tornou dominante na divulgação do conteúdo., se tornou de interesse coletivo. E Tem que entender O que significa isso , que não é o caso do Trump em si. Gente, daqui pra frente umas poucas pessoas vão decidir o que certo ou errado, um árbitro como Deus. Nunca ninguém teve esse poder na história da humanidade.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  Sr. Walker

                                  13/01/2021 22:44:38

                                  Tem todo o direito e fizeram muito bem. Ele não é im louco qualquer incitando arruaça e invasão do parlamento norte-americano. Ele é um louco muito bem instalado, com bastante poder. E nenhuma ideia do que é certo ou o que é errado.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • M

                                    Marcelo

                                    13/01/2021 22:34:47

                                    Direito TEM mas DEVERIAM parar com essa forma de atuar pois estão ficando como os Chineses.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • P

                                      P.Stank

                                      13/01/2021 21:39:10

                                      São empresa privadas, mas um peso e duas medidas é totalmente injusto.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • F

                                        F.H.O

                                        13/01/2021 21:56:25

                                        Eu não achei justo excluir somente a de Trump. Deveria excluir também a de Bolsonaro que usa a fala para promover o ódio, espalhar fake news e cometer crimes contra a democracia. Acho que Trump quis imitar Bolsonaro com os atos antidemocráticos. Mas lá é Estados Unidos... país civilizado. O resto do mundo eles querem que pegue fogo.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        2 Respostas
                                        • A

                                          ANTONIO

                                          14/01/2021 11:16:09

                                          Que conclusão mais tantã? O que o putinho iria fazer? Não entendi.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                        • Z

                                          Zequinha

                                          14/01/2021 1:18:55

                                          Queria ver se eles tem coragem de excluir o Putin...

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                      • M

                                        Marçal

                                        13/01/2021 21:31:46

                                        Trump e a família q nos governa divulgam inverdades e estimulam violência. Fato. Governos devem colocar regras claras e rápidas em ação p reduzir impacto dos golpes “abaixo da cintura” usados pelos ultras, destros e sinistros, e p reduzir o poder na mão dos empresários das mídias sociais.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • J

                                          JAMC

                                          13/01/2021 21:02:01

                                          Sim, tem obrigação!

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • F

                                            Fernando Cavalcante

                                            13/01/2021 20:43:40

                                            Não têm o direito de barrar ninguém. Os incomodados que entrem na Justiça ou que denunciem à polícia, como por exemplo, se tiverem notícia da combinação de uma ação criminosa. As BigTechs precisam agir como as companhias telefônicas, que não interferem no que é conversado.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            1 Respostas
                                            • H

                                              Helio

                                              13/01/2021 23:51:01

                                              Os incomodados que saiam da rede. Simples assim.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                          • M

                                            Mendonça

                                            13/01/2021 20:21:59

                                            Se banisse algum jornalistas de esquerda do Brasil o STF mandaria prender o presidente da rede social.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • E

                                              Eden Lopes Feldman

                                              13/01/2021 18:46:10

                                              O fato é grave, não por ter sido o Trump ou algum outro, mas simplesmente por ser uma posição unilateral e sem ausência de qualquer teor jurídico. Estas plataformas sociais julgaram e sentenciaram a seu critério. Que se mostrou radicalmente ideológico, apenas por ser alguém da direita. Embora não tenha sido citado nesta reportagem, a rede social PARLER também foi bloqueada. Esta situação vai acabar abrindo a porta para novas plataformas sociais em novos navegadores. Basta esperarmos um pouco. E para quem quiser, já existe por exemplo o Telegram como alternativa ao WhattsApp. Teremos muitas novidades em breve.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • H

                                                Humberto B

                                                13/01/2021 18:24:04

                                                A Policia Federal americana devia prender umas duas semanas cada um desse censores (Tim Cook APPLE, Jeff Bezos AWS, o esquisito do Facebook/instagram e jack do twitter) autoproclamados para nunca mais cercearem ninguém. e COBRAREM UMA MULTA DE 1BI DE CADA.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  JULIO

                                                  13/01/2021 18:02:52

                                                  Baniram apenas por ação ideológica . Nova ordem mundial em ação . Lamentável tudo o que está acontecendo e quem hoje bate palmas pra este tipo de atitude irá se arrepender amanhã . Depois não adianta chorar .

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • W

                                                    Wander Leite

                                                    13/01/2021 16:57:31

                                                    Falam tanto em liberdade os hipócritas que não aceitam a própria empresa sendo livre em suas atitudes! O Trump que faça uma rede social exclusiva, igual no livro do George Orwell.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      AMAURI

                                                      13/01/2021 16:49:13

                                                      O MAL, querendo ser vítima. Cúmulo do ridículo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • Z

                                                        Zequinha

                                                        14/01/2021 1:32:23

                                                        Tá falando do Lula??

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • C

                                                      CSG

                                                      13/01/2021 16:33:55

                                                      Ex-Presidente, e mais , um criminoso.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      1 Respostas
                                                      • Z

                                                        Zequinha

                                                        14/01/2021 1:31:44

                                                        Tá falando do Lula??

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    • R

                                                      ROGÉRIO J. BORGES

                                                      13/01/2021 16:30:04

                                                      E por que não bloquear? Ele é alguma divindade intocável? Cometeu crimes usando a tal liberdade de expressão e não quer sofrer sansões de uma rede social que é privada? Coluna sem a menor noção. A GP já teve colunistas melhores.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      2 Respostas
                                                      • A

                                                        ANTONIO

                                                        14/01/2021 15:04:28

                                                        Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                      • M

                                                        Moacir Schmidt

                                                        13/01/2021 21:18:14

                                                        Qual dos crimes que ele cometeu foram comprovados na justiça?

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.