• Carregando...
Júpiter e quatro de suas luas com tamanho de planetas, chamadas Luas de Galileu, fotografadas em 1979 pela Voyager 1 e editadas nesta colagem. | NASANASA
Júpiter e quatro de suas luas com tamanho de planetas, chamadas Luas de Galileu, fotografadas em 1979 pela Voyager 1 e editadas nesta colagem.| Foto: NASANASA

Doze novas luas foram descobertas orbitando o planeta Júpiter, aumentando para 79 o total que circula o gigante gasoso. É a maior quantidade de luas em volta de um planeta em todo o nosso Sistema Solar. Saturno, o segundo colocado, tem 61.

O achado, anunciado na manhã desta terça-feira, 17, foi feito por astrônomos da Carnegie Institution for Science quando eles procuravam por objetos mais distantes no Sistema Solar, além de Plutão, que pudessem ser um planeta sólido. 

"Calhou de Júpiter estar na área do céu onde estavam os nossos campos de pesquisa por objetos extremamente distantes e pudemos acidentalmente procurar por novas luas", contou Scott Sheppard, líder da equipe, em comunicado distribuído à imprensa. 

Uma das novas luas também chamou a atenção por ter uma órbita que os pesquisadores chamaram de "excêntrica", por desempenhar um movimento diferente de todas as outras luas já observadas ao redor do planeta. 

Leia também: Competição está criando uma nova era de ouro da corrida espacial

Mais distante e inclinada, leva cerca de 1 ano e meio para orbitar Júpiter e o faz na mesma direção da rotação do planeta, "atravessando" o caminho de um grupo de luas mais exteriores que têm órbita retrógrada - ou oposta da rotação de Júpiter. "É também a menor lua conhecida de Júpiter, com menos de um quilômetro de diâmetro", disse Sheppard. 

Nessa situação instável, colisões frontais são muito mais prováveis de ocorrer. 

Nove das novas luas fazem parte desse grupo externo mais distante. Elas levam cerca de dois anos para orbitar Júpiter. 

Duas das novas descobertas fazem parte de um grupo íntimo de luas que orbitam na mesma direção que a rotação do planeta. Todas essas luas internas têm distâncias orbitais e ângulos de inclinação semelhantes em torno de Júpiter. Elas levam pouco menos de um ano para viajar em torno de Júpiter.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]