i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Opinião

Átila Iamarino e as escolhas jornalísticas

  • 04/08/2020 20:33
Átila Iamarino e as escolhas jornalísticas
| Foto: BigStock

Chegou agosto sem que tivéssemos o milhão de mortos por covid previstos por Átila Iamarino caso nada fosse feito. Como não chegamos a um décimo das mortes previstas, teremos que decidir se: (1) ninguém precisa de um ministério da saúde ou autoridades sanitárias, (2) máscara no queixo é um talismã eficaz contra o vírus, ou (3) os jornalistas não deveriam ter alimentado tanto profetismo apocalíptico.

A terceira tem maiores chances. Lá no remotíssimo mês de abril, no dia 3, Átila Iamarino deu uma entrevista à Folha de S. Paulo, e afirmou o seguinte: “Com a Covid-19 talvez haja um problema parecido com a da vacina da gripe. Como você toma a vacina da gripe no braço, e não na mucosa do pulmão, ela não é 100% protetora, embora seja suficiente para proteger as pessoas da gripe sistêmica, capaz de ‘derrubar’ o sujeito. Existem vacinas militares da gripe que são inaladas e protegem bem mais, embora também envolvam riscos.”

Gripe sistêmica? Existe gripe localizada? Quem tem memória e bom ensino médio está familiarizado com uma explicação para a pouca eficácia da vacina da gripe. O vírus, ao contrário das bactérias, sofre mutações com muita rapidez. A vacina dá ao organismo uma amostra do vírus que o corpo vence com facilidade. Assim, nosso sistema imunológico aprende a reconhecer o vírus tão logo entre em contato com ele, e logo o combate. Por isso, pessoas com sistema imunológico deficiente não devem tomar vacinas: seu corpo pode estar frágil demais para combater até mesmo essa “amostra grátis” do vírus, e adoecer com ele. Isto sabemos, repito, pelo ensino médio.

Tão logo a entrevista foi publicada, houve na internet quem apontasse a esquisitice do que escrevera o doutor em ciências biológicas. Que fez a Folha de S. Paulo? Sem nenhuma errata, à maneira stalinista, suprimiu o parágrafo em que Átila afirmava isto. No entanto, o jornal O Tempo, de Minas Gerais, repetiu o conteúdo da Folhapress antes da alteração, e pode ser lido aqui. A versão stalinista da entrevista encontra-se aqui.

Perguntado sobre o motivo da retirada, Reinaldo José Lopes, o entrevistador, afirmou que “o parágrafo foi retirado do texto porque foi verificado um erro de informação. Deveria ter sido publicado um ‘Erramos’, não sei por que não o foi.” Tampouco essa resposta do jornalista é satisfatória, uma vez que, num “Erramos”, a primeira pessoa do plural se refere ao jornal. A menos que o jornalista tenha tirado as palavras da cabeça dele e atribuído ao entrevistado, um “Erramos” não cabe. O que cabe são eventuais críticas do leitorado, que costuma ter o ensino médio completo e, portanto, terá motivos para desconfiar. Havendo tais críticas, que o jornal concedesse espaço a Átila para se defender.

De onde Átila tirou essas coisas?

É estranho que um biólogo invente as coisas do nada, então perguntei ao seu colega Eli Vieira se há um o fundo de verdade no que Átila Iamarino falou. Eis a explicação dele, que vem com fontes a serem verificadas pelo eventual leitor interessado pelo assunto:

“O modo tradicional de aplicação de vacina é parenteral, de preferência dentro do músculo: no braço ou na perna. O motivo disso, como discute Jane Zuckerman num artigo do ano 2000, é que o músculo tem uma boa irrigação sanguínea, ‘lavando’ rápido algumas substâncias irritantes que às vezes são necessárias na vacina. Se injetada no tecido adiposo, o conteúdo da vacina pode ficar ‘empoçado’ no local, causando abscessos e irritação, e talvez falhando na principal tarefa da vacina. A vacina é como o laser do franco-atirador: delimita o alvo a ser executado. Para que esse laser aponte para a direção certa, precisamos que partes do organismo invasivo ou substância irritante sejam apresentadas ao sistema imunológico. Aplicar no músculo é ter um laser bem focado, aplicar na gordura é como ter um laser desfocado. Alguns cientistas têm defendido o uso de vacinas aspiráveis, que sejam aplicadas na mucosa das vias aéreas.

“A imunização acontece de forma sistêmica, a longo prazo pela formação de células de memória, embora exista também uma resposta imunológica imediata ao local lesionado. O sistema imune é, como diz o nome, sistêmico. A resposta pode variar conforme o local de aplicação, porém, não existe tal coisa de estar imunizado localmente e não sistemicamente. Se estamos imunizados, é sistemicamente. O problema da afirmação do Átila é que parece sugerir que a imunização local é possível, quando o que é possível é que um local como a mucosa das vias aéreas seja melhor em dar um foco no ‘laser’ do que o tecido adiposo, por exemplo. É estranha para mim a afirmação de que uma vacina é suficiente para proteger uma pessoa sistemicamente mas que não seja ‘100% protetora’ a depender do local.

“Átila fala que há riscos nas vacinas aplicadas na mucosa do nariz, mas não menciona que elas são mais seguras em jovens do que em idosos.

“Vacina parenteral (injeção) é feita com o vírus inativado, é indicada para crianças de poucas semanas e idosos com risco de problemas imunológicos. A resposta é menos problemática e justamente por isso se indica para esses grupos. A vacina contra gripe para mucosa (a inalada) utiliza vírus atenuado (ou seja, ‘vivo’), e o intuito é justamente imitar a infecção natural ativando a resposta imune para a doença respiratória. Mas esta vacina é recomendada apenas para jovens saudáveis, não para idosos, porque há risco de ela causar a doença em pessoas com problemas. Como todos agora sabem, o grupo de mais risco para COVID-19 é justamente os idosos. O principal motivo de a vacina para a gripe precisar ser revisada a cada dois anos é que o vírus da gripe (Influenza) sofre mutações e evolui por seleção natural muito rápido. Não é por causa do local de aplicação. Mas a COVID-19 não é uma gripe, é uma pneumonia que frequentemente evolui para um quadro mais amplo que afeta os rins, o coração, o sistema circulatório e possivelmente o sistema nervoso.”

E as vacinas?

O chefe de infectologia da UNESP, e consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, Alexandre Naime, leu as considerações de Átila Iamarino sobre vacina na Folha e no Twitter (onde ele insistiu na inalação), e  explica a nossa situação da seguinte maneira: “A COVID-19 é uma doença muito recente, a gente conhece muito pouco sobre o [vírus] SARS-COV-2, e muito menos ainda sobre as vacinas que estão começando [testes] em fase 3 agora. Então tudo isso é muita especulação. Eu sinceramente penso que que nós devemos aguardar os resultados da fase 3 para ter conclusões mais definitivas, em vez de começar com suposições baseadas em outras vacinas, e que no momento vão ficar só nesse nível de discussão, infelizmente partindo para o lado político.

“Três coisas podem acontecer, basicamente: as vacinas não funcionarem, não ter nenhuma; as vacinas serem, no outro oposto, bastante efetivas e você só precisar de uma ou duas doses, ou ainda você precisar de vacinação sazonal. Estes são os três cenários, mas apostar em qualquer um deles agora é mera especulação. A gente tem que torcer para que o maior número delas funcione, e se tiver que fazer algumas doses sazonais, que seja assim.”

O inferno das boas intenções

Por que, então, ganhou destaque na imprensa justamente a voz que apostou no cenário mais tenebroso? De minha parte, acho pouco crível que a grande maioria dos jornalistas tenha se reunido numa salinha e combinado: “Vamos ouvir os especialistas mais catastrofistas de todos, botar lenha na fogueira, e vender um montão de jornal!” É um arrazoado antieconômico, visto que leitor quebrado cancela assinatura e para de comprar jornal na banca. Aliás, a banca nem sequer abre, com as medidas sanitárias defendidas pelo jornal.

O antibolsonarismo empenou o juízo de muita gente. Assim, se Bolsonaro diz que a Covid é gripezinha, é preciso catar um cientista que diga que vai matar um milhão. Se Bolsonaro diz que a cloroquina salva, é preciso dizer que a cloroquina mata. Se Bolsonaro chamar a TV e fizer um pronunciamento oficial dizendo que a terra é redonda…

Este é um jeito de perder a independência. É como aquele eu lírico de Chico Buarque: “Te adorando pelo avesso/ Pra mostrar que ainda sou tua”. Entre a gente de letras, gênero que inclui os jornalistas, muitos creem sinceramente que Bolsonaro é algo como o anticristo, então resolvem fazer tudo o que está à mão para salvar o mundo das forças do mal. Isso inclui maquiar a realidade. A imprensa quase toda não resolveu que Átila é a Voz da Ciência lutando contra o obscurantismo? Então não pode parecer estar errado. Do contrário, os leitores vão correr o risco de achar que a Ciência não está com nada e correr para os braços do Mal. Os leitores viram uns cordeiros que precisam ser tangidos pelo jornalista iluminado.

Falta de humildade é um mal típico da gente de letras. Faz crer que pode tutelar o leitorado, mas não pode. Depois não sabe por que perdeu os leitores, e apoia o projeto de fake news.

51 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 51 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Arthur Piccolomini de Azevedo

    ± 83 dias

    A Folha de São Paulo e o Átila Iamarino se merecem. São divulgadores de Fake News contumazes. O “jornalismo” engajado da FSP é o que de pior se faz hoje no Brasil. Pena que o Estadão também tenha entrado nessa. Em tempo: o texto da Bruna é primoroso. Isso é jornalismo. O resto é lixo. Parabéns Gazeta.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      jose rodorval ramalho

      ± 83 dias

      Mais uma vez, num texto curto, o máximo de informação e lucidez!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • P

        Paulo H.

        ± 83 dias

        Só sei que o Tamarino, Submarino - o que seja - está rindo de orelha a orelha: falou a groselha das groselhas, o que em CNTP arruinaria qualquer reputação, e virou "referência" da imprensa e até de ministro do Supremo. Um caso que só essa mídia adoecida consegue explicar. Felizmente ainda existe gente séria no meio - como Bruna Frascolla - que, "sem alterar a voz" demoliu neste texto não só o pseudo-cientista mas, sobretudo, o safado da Folha.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • D

          Denis

          ± 84 dias

          Falta muita humildade também para muitos cientistas. A "ciência" esta sendo alçada à condição de um novo "Deus", e muitos cientista não dementem essa tendência, não mostram as limitações, falhas e divergências de afirmações de cientistas em diversos momentos da pandemia.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • R

            Ricardo Aranha

            ± 84 dias

            Perfeito texto!

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • R

              Roberto Garcia

              ± 84 dias

              Impressionante a perda de credibilidade da imprensa atual em comparação de outras épocas. E a malformação dos jornalistas atuais que se formaram não para relatar e destrinchar a verdade mas para serem ativistas de causas que eles acreditam como uma religião.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • T

                Thiago pinheiro de azevedo

                ± 84 dias

                Se a mídia tivesse um viés anti bolsonaro, vá lá, mas ela fez e faz os leitores de PALHAÇOS, o que é IMPERDOÁVEL!!!!

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • A

                  Allan Apter

                  ± 84 dias

                  Uma correção: se nada fosse feito, ele calculava (De maneira otimista) 2,6 a 3 milhões. 1 milhão era o número que iria acontecer independente do que fosse feito, era uma questão apenas de saber quão rápido chegaríamos, e de acordo com ele, seria em agosto.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • A

                    Austríaco-PR

                    ± 84 dias

                    Artigo interessante. Eu particularmente, após todas as informações e textos que li, acho difícil essa histeria provocada pela grande mídia não ser armação para derrubar governos de direita. É mais que uma gripezinha? Não. A decisão de quarentena horizontal foi cientifica e correta? Não, inclusive existe mais referências bibliográficas para HCQ do que para quarentena, o que não impediu nosso prefeito e secretária dificultar o HCQ e promover a quarentena. Espero que em 2021 o prefeito, a secretária e todos os vereadores se mudem para Itajaí.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • D

                      Dilbert

                      ± 84 dias

                      O texto é bem confuso e parece fazer jogo de palavras para criticar o que não foi dito e contestar a parte em vez do todo (sem trocadilho, faltou visão sistêmica a quem escreveu). No final, fica clara a intenção de negar a ciência e politizar o tema, usando o subterfúgio de criticar essa mesma prática. Faltou agradecer o Osmar Terra, aquele visionário que disse que iam morrer uns 2 mil e só. Ou então podia ter “esclarecido” que a vacina nem é necessária para quem tem a cloroquina (ou para quem toma a vodca do ditador de Belarus ou come os feijões do pastor)Como diz o Miguel Nicolelis, outro cara que não sabe de nada se seguirmos a visão da autora, “a pior doença do Brasil é o negacionismo”.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      2 Respostas
                      • M

                        Marco Antonio Ridenti

                        ± 84 dias

                        Achei o texto muito claro. Poderia ter criticado o Osmar Terra, mas ele nunca foi considerado uma autoridade científica pelos jornalistas. O texto mostra problemas no conteúdo da fala de um divulgador científico levado a sério por muitos.

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                      • I

                        IvoHM

                        ± 84 dias

                        Já testou o ozônio?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    • S

                      SERGIO RODRIGUES MARTINS

                      ± 84 dias

                      Gostei da análise! Sempre desconfiei desse obscuro biólogo! É da mesma laia de um outro ****** da vez: Felipe Neto!

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        mup

                        ± 84 dias

                        Bruna, Acabei de ler seu artigo e cheguei à conclusão de que nem tudo está perdido, totalmente comprometido e que é possível trazer luz às trevas. Seu coleguinhas que lá estão, urdindo catástrofes, inventando histórias e estórias que fiquem por lá. Luz e creolina são bons agentes para a limpeza do lixo...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • I

                          IvoHM

                          ± 84 dias

                          E a Torcida do Coronga nem deu as caras por aqui hoje. Devem ter ido para Itajaí testar o ozônio...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • J

                            João Martins Donizete

                            ± 84 dias

                            Sensacional elucidação. De uma parte o tal Átila querendo aparecer, visto que ele não tinha dados suficientes e partiu para outras especulações (depois ele mesmo andou desdizendo que a análise dele não foi bem aquela e por causa de sua orientação o governo agiu a tempo de um catástrofe - e ainda quis sair na boa). Já no tocante ao jornalista e jornais quase todos continuaram na militância, antes simulada, hoje explícita.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • J

                              João Martins Donizete

                              ± 84 dias

                              Sensacional elucidação. De uma parte o tal Átila querendo aparecer, visto que ele não tinha dados suficientes e partiu para outras especulações (depois ele mesmo andou "disdizendo" que a análise dele não foi bem aquela e por causa de sua orientação o governo agiu a tempo de um catástrofe - e ainda quis sair na boa). Já no tocante ao jornalista e jornais quase todos continuaram na militância, antes simulada, hoje explícita.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • D

                                Dissenha

                                ± 84 dias

                                Texto lúcido.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • S

                                  SILVIO MACIEL ROCHA

                                  ± 84 dias

                                  Átila lamarindo errou feio.

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • J

                                    jose santos

                                    ± 84 dias

                                    Parabéns pela lucidez do texto.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • J

                                      JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

                                      ± 84 dias

                                      Parece que já salvamos 900000 pessoas segundo o Átila Iamarino. Mas o Barroso foi beber nos estudos deste para decidir as eleições, e agora foi se consultar com Felipe Neto. Brasil um país no mínimo estranho.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • V

                                        Valeria

                                        ± 84 dias

                                        Parabéns pelo texto e pela análise crítica! Precisamos de mais escritores que desconstruam falsas verdades divulgadas pela mídia tradicional. Cada vez mais me convenço do acerto de ter trocado minhas assinaturas do Globo, Estadão e Folha por Gazeta do Povo e Revista Oeste, sem esquecer o Jornal da Cidade On Line.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • S

                                          SILVIO MACIEL ROCHA

                                          ± 84 dias

                                          Folha espalhou fake news para fazer valer a narrativa.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • D

                                            Denis

                                            ± 84 dias

                                            Excelente análise. Parabéns pelo artigo!

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • S

                                              Senor Rodriguez

                                              ± 84 dias

                                              Excelente análise. Essa pandemia vai enterrar de vez certo tipo de mídia, dos moldes anos 70/80, que acredita ser o Ministério da Verdade. Tanto que nem aquele antigo telejornal é crido pelos mais instruídos. A maioria nem vê mais. Sobre o biólogo, é um Felipe Neto estudado, adotado pela mídia por se opor ao “anticristo” da velha imprensa.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • L

                                                Luciana Oliveira

                                                ± 84 dias

                                                Tem um detalhe, quando se fala de imunização, é importante que ela seja eficaz e abrangente entre jovens, porque, embora tenham sintomas muitas vezes mais leves, são os principais disseminadores.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • J

                                                  João Teixeira Pires

                                                  ± 84 dias

                                                  Ótima contribuição para qualquer um de nós formar seu juizo de valor sobre o assunto. É isso que esperava e estou encontrando na GP. Parabéns!

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • G

                                                    Graça Teixeira

                                                    ± 84 dias

                                                    è que o Atila faz o jogo desejado pelo sistema..............

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    • A

                                                      Admar Luiz

                                                      ± 84 dias

                                                      Boa Bruna, desmascará-los é preciso. Sabem de uma coisa? que estava certo era o "Bozo". O tal corona é uma "gripezinha" mesmo. Assim disseram também aquele médico consultor da Rede Lixo, o faustão e tutti quanti, antes do carnaval, diga-se. Mas fizeram o diabo quando o Bolsonaro disse essa ignominia, hein? Chamaram-no até de - pasmem - genocida. Para milhões de brasileiros foi uma gripezinha sim! Milhares nem sintomas tiveram. Infelizmente morreram muitos. Isso por terem politizado o vírus. A irresponsabilidade desses "humanistas de sofá que demonizaram o coquetel de medicamentos que poderia ter salvo milhares, ficará em suas consciências. A história dirá quem estava certo.

                                                      Denunciar abuso

                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                      Confira os Termos de Uso

                                                      • J

                                                        José Eduardo Natale de Paula Pereira

                                                        ± 84 dias

                                                        Uma dúvida que ficou para mim desde o começo é o porquê escutam tanto o Átila, mas ignoram o Paolo Zanotto, que foi seu orientador de doutorado e, consequentemente, mais entendido sobre o assunto e infinitamente mais experiente e que defende totalmente outra ciosa que o Átila... Ainda se acham os donos da verdade já que só lêem o que gostam e, dessa forma, só se fecham ainda mais em sua arrogância fatal

                                                        Denunciar abuso

                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                        Confira os Termos de Uso

                                                        • P

                                                          Paulão

                                                          ± 84 dias

                                                          Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                                          Denunciar abuso

                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                          Confira os Termos de Uso

                                                          • R

                                                            renato mello

                                                            ± 84 dias

                                                            Que artigo fantástico, parabéns! Levando-se em consideração a sua hipótese de que pate dos jornalista entendem que 'se hay Bolsonaro nosotros somos contra'. É bem plausível que os chefes de redação tenham sim investido no quanto pior melhor para vender mais jornal.

                                                            Denunciar abuso

                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                            Confira os Termos de Uso

                                                            • R

                                                              renato mello

                                                              ± 84 dias

                                                              Que artigo fantástico, parabéns! Levando-se em consideração a sua hipótese de que pate dos jornalista entendem que 'se hay Bolsonaro nosotros somos contra'. É bem plausível que os chefes de redação tenham sim investido no quanto pior melhor para vender mais jornal.

                                                              Denunciar abuso

                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                              Confira os Termos de Uso

                                                              • O

                                                                odimn pesch badotti

                                                                ± 84 dias

                                                                Parabéns pelo artigo. Eu gostaria de acrescentar que este Iamarino sabe que as sandices que ele propagou são mentiras, mas continua espalhando pânico por interesses políticos. Isso é criminoso!

                                                                Denunciar abuso

                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                • L

                                                                  Leonardo David

                                                                  ± 84 dias

                                                                  Ah sim... Três hipóteses, nenhuma é a que realmente aconteceu! Algo foi feito para frear, bem ou mal algo foi feito. Texto terrível, infantil, fraquíssimo, vergonhoso!

                                                                  Denunciar abuso

                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                  • D

                                                                    DIMITRI LEONARDO SANTANA MARTINS DE OLIVEIRA

                                                                    ± 84 dias

                                                                    Texto negacionista. Ele falou 1 milhão de mortos SE NADA FOSSE FEITO. Impressão minha ou a colunista está COMEMORANDO os 100 mil mortos? É vergonhoso esse texto.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    1 Respostas
                                                                    • R

                                                                      renato mello

                                                                      ± 84 dias

                                                                      Por isso ela escreveu no texto algumas vezes a expressão "para pessoas que possuem o ensino médio. Porém, ela deveria ter sido mais direta e ter escrito "para pessoas que sabem interpretar textos" que não é seu caso, logicamente o. Você não entendeu nem o primeiro parágrafo.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                  • F

                                                                    Francisco Pessoa de Queiroz

                                                                    ± 84 dias

                                                                    Texto muito bom. Parabéns. Isento.

                                                                    Denunciar abuso

                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                    • D

                                                                      DENISSON HONORIO DA SILVA

                                                                      ± 84 dias

                                                                      Quando Bolsonaro começou a desprezar a Pandemia, percebi que a midia escolhia certos "pesquisadores". Eles detinham, sim, conhecimento científico mas insuficiente para avaliar o que estava acontecendo. Muitos erraram grosseiramente, o que quer dizer que faltou humildade em dizer que tudo era incerto. A imprensa tomou um vies anti-governo, que escancarou ainda mais as bobagens ditas. E se a vacina não funcionar, continuaremos em confianmento ad eternum?Isso precisa ser discutido.

                                                                      Denunciar abuso

                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                      • J

                                                                        Jalles Arruda

                                                                        ± 84 dias

                                                                        Sou cientista e nunca confiei nas projeções de nenhum modelo de disseminação e morte e muito menos nesse “menino Átila”. Se compararem o nível de citações que ele angariou no mundo acadêmico, são de um aprendiz.,Até hoje nenhum foi confirmado nenhum modelo. Por que ainda damos vozes à quem espalhou pânico? A ciência falhou em dar vozes a estupidos!

                                                                        Denunciar abuso

                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                        • G

                                                                          Gonzaga

                                                                          ± 84 dias

                                                                          Parabéns a gazeta por dar voz a Bruna. Belo texto. Está coisa da imprensa promover youtubers a categoria de cientista e nojento e tem a áurea do fantástico quando promoveu o Dráuzio Varella a garoto do fantástico. A ciência não é feita de opiniões como num jornal. E feita de argumentos que são confrontados em revistas pelos especialistas

                                                                          Denunciar abuso

                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                          • G

                                                                            GRU

                                                                            ± 84 dias

                                                                            Esse pseudo cientista não merece uma matéria na gazeta. A única coisa que cabe é ignorá-lo para que as loucuras que saem da sua boca não se espalhem e causem mais mal do que já causaram.

                                                                            Denunciar abuso

                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                            • L

                                                                              LUIZ HENRIQUE SOARES RODRIGUES

                                                                              ± 84 dias

                                                                              Texto perfeito, obrigado por estas palavras.

                                                                              Denunciar abuso

                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                              • J

                                                                                João

                                                                                ± 84 dias

                                                                                O grande mal realmente não foi Átila, o Huno, foram os caciques do jornalismo que o apoiaram. Sem eles, suas profecias cairiam no obscurantismo. É um nicho muito específico esse do apocalipse, não costumava dar na imprensa.

                                                                                Denunciar abuso

                                                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                Confira os Termos de Uso

                                                                                • D

                                                                                  Denise B

                                                                                  ± 84 dias

                                                                                  E existe jornal isento?

                                                                                  Denunciar abuso

                                                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                  Confira os Termos de Uso

                                                                                  • L

                                                                                    Luzalvo

                                                                                    ± 84 dias

                                                                                    Brilhante, ninguém mais aguenta jornalismo militante. Parabéns pela coragem Bruna, se o jornalismo quiser recuperar credibilidade, é melhor começar pela auto-crítica.

                                                                                    Denunciar abuso

                                                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                    Confira os Termos de Uso

                                                                                    • A

                                                                                      ABFeitoza

                                                                                      ± 84 dias

                                                                                      Ótimo!!

                                                                                      Denunciar abuso

                                                                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                      Confira os Termos de Uso

                                                                                      • D

                                                                                        Denilson Gomes Privado

                                                                                        ± 84 dias

                                                                                        As máscaras caem, não me refiro às que usamos pra nós proteger do vírus. Ótimo texto, parabéns!

                                                                                        Denunciar abuso

                                                                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                        Confira os Termos de Uso

                                                                                        • A

                                                                                          Ana Luiza

                                                                                          ± 84 dias

                                                                                          "Gente de letras" é o pessoal do mundo da estética, e não da realidade.

                                                                                          Denunciar abuso

                                                                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                          Confira os Termos de Uso

                                                                                          • A

                                                                                            Antonio Luiz Pacifico

                                                                                            ± 84 dias

                                                                                            Excelente artigo, parabéns!

                                                                                            Denunciar abuso

                                                                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                            Confira os Termos de Uso

                                                                                            • C

                                                                                              Curitibano

                                                                                              ± 84 dias

                                                                                              Dar espaço a youtubers e outras celebridades das redes sociais, como o Sr. Atual, que se posicionam como referências científicas demonstra o péssimo nível da mídia brasileira onde predomina a incompetência e o partidarismo político.

                                                                                              Denunciar abuso

                                                                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                                                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                                                              Confira os Termos de Uso

                                                                                              Fim dos comentários.