i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Sustentabilidade

Carros elétricos não são tão sustentáveis quanto as pessoas pensam

  • PorCatherine Alles
  • Foundation for Economic Education
  • 15/05/2019 15:29
carro-tesla-model-3-eletrico
Vendidos como produtos de “emissão zero”, carros elétricos tem baterias e usam energia que podem ser muito poluentes.| Foto: Seong Joon Cho/Bloomberg

Durante anos, imaginei como seria bom ter um carro elétrico. Em vez de gastar quase US$ 40 por semana com gasolina, eu poderia simplesmente ir até o posto mais próximo e carregar meu carro enquanto comprava verduras orgânicas. Não seria ótimo? Não só para mim, mas também para o meio ambiente? Talvez não.

Embora os carros elétricos sejam um passo na direção certa, sua produção e carregamento ainda contribuem para o aumento dos níveis de CO2, em alguns casos até mais do que os carros a gasolina.

Do escapamento para a usina elétrica

As emissões de dióxido de carbono não saem de um escapamento. Os carros elétricos emitem CO2 tanto na produção quanto no carregamento. Primeiro, a produção das baterias elétricas requer lítio, cobalto e manganês. Os fabricantes acabam gastando uma grande quantidade de energia na mineração e no processamento dessas matérias-primas.

De acordo com um novo estudo alemão, assinado pelos pesquisadores Christoph Buchal, Hans-Dieter Karl e Hans-Werner Sinn, “para uma bateria Tesla de 75 kWh, isso significa uma emissão adicional de 10.875kg a 14.625kg de CO2.” Convertidos em libras, esses números estão entre 23 mil e 32 mil libras de carbono adicional emitido. Para cada bateria!

Leia também: A finalidade da sociedade e o bem comum

Mesmo após a produção inicial da bateria, muitos carros elétricos são carregados por usinas que produzem eletricidade por meio da queima de carvão ou gás. De acordo com o órgão governamental norte-americano responsável pelas informações sobre energia – a Energy Information Administration (EIA) –, 63% da eletricidade produzida nos Estados Unidos é gerada usando combustíveis fósseis. Se a eletricidade que está sendo usada para abastecer os carros elétricosé produzida a partir de combustíveis fósseis, então usar carros elétricos é simplesmente trocar as emissões de CO2 do escapamento do carro para as da usina elétrica.

Combustíveis fósseis

Ao redor do globo, diferentes países têm diferentes níveis de dependência de combustíveis fósseis para a produção de eletricidade. De acordo com um estudo de 2017 realizado por Michael Sivak e Brandon Schoettle, da Universidade de Michigan, por exemplo, “em um extremo está a Albânia (que gera 100% de sua eletricidade a partir de energia hidrelétrica) e no outro estão Botsuana e Gibraltar (que geram 100% de sua eletricidade a partir do carvão e do petróleo)”.

Embora os carros elétricos possam não emitir CO2 visivelmente quando em funcionamento, não se engane. Uma quantidade significativa de emissões de CO2 é produzida na fabricação da bateria e em seu carregamento contínuo. De acordo com um estudo de 2012 da Yale, “é contraproducente promover carros elétricos em regiões onde a eletricidade é gerada a partir da combustão de petróleo, carvão e lignito”.

Marketing enviesado

Imagine se a Tesla anunciasse um novo avião sustentável que funcionasse totalmente à base de eletricidade. Se a produção da bateria emitisse dezenas de milhares de libras de emissões de carbono e se seu carregamento mais algumas centenas, essa opção seria realmente sustentável? É o mesmo caso dos carros elétricos.

No final das contas, a comparação direta entre carros elétricos e carros a gasolina é irrelevante. O que realmente importa é a quantidade total de emissões de carbono envolvidas na produção, carregamento e condução de um carro durante toda a sua vida útil. Levando em conta que mais da metade da eletricidade dos Estados Unidos é produzida a partir de combustíveis fósseis, é ilusório dizer que carros elétricos gerem “emissões zero”.

Então, da próxima vez que você vir um novo veículo elétrico ou uma estação de recarga, tenha em mente as emissões envolvidas na produção da bateria e da eletricidade usada para mantê-lo funcionando. As aparências enganam.

Tradução de Janaína Imthurm.

©FEE. Publicado com permissão. Original em inglês.

19 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 19 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Aldo Naletto

    ± 173 dias

    Na verdade, o carro elétrico é um passador de mico ambiental: ele posa de gatão ecológico enquanto passa o mico da produção da energia que usa para outros setores. Fora isso, as baterias são ainda um problema longe da solução ideal: quem nunca teve problemas com bateria de celular? Demoram para carregar, custam caro, duram poucos anos, são altamente poluentes e ainda oferecem perigo de incêndio - isso para uma miserável bateria de celular de menos de 12Wh, imaginem o tamanho do BO para baterias de carro, de 50 a 75 mil Wh! Como engenheiro eletrônico, tenho certeza que o carro do futuro será elétrico - mas também tenho certeza que este futuro ainda está muuuito longe!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • V

      Vicente Sloboda

      ± 173 dias

      Péssimo artigo, com informacoes tendenciosas. Vamos lá: 1) Por mais que no caso dos EUA 63% da energia seja produzida por fontes fósseis, as fontes energéticas estão se tornando cada vez mais limpas. O uso de energia solar, por exemplo, está aumentando exponencialmente e isso vai diminuir muito a emissão de carbono. 2) As baterias de carros elétricos estão evoluindo rapidamente, novos tipos de bateria e ultra capacitores surgem a cada dia. Carros a combustão não tem mais o que evoluir e vão poluir desde sempre. ...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      2 Respostas
      • V

        Vicente Sloboda

        ± 173 dias

        5) Carros elétricos não emitem poluicao. Não tem escapamento e não solta fumaca. Aquelas imagens de poluicao em Sao Paulo, Rio e Pequim vão desaparecer com os carros eletricos.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

      • V

        Vicente Sloboda

        ± 173 dias

        3) Carros elétricos tem eficiência de mais de 90% contra o máximo de 30% dos carros a combustão. Mesmo que a energia utilizada pelos carros elétricos fosse gerada 100% a base de combustíves fósseis, ainda assim seriam 3 vezes mais eficientes que veículos a combustão. 4) Uma das coisas que virá junto com os carros elétricos é a direcao autonoma. Quando isso se disseminar, em poucos anos, os ônibus, táxis e aplicativos de transporte com motorista ficarão obsoletos. Não vai fazer mais sentido ter veículo próprio e o número de veículos cairá para 10% da quantidade atual. Você vai chamar o carro autônomo pelo celular e ele virá até você e te levará onde quer ir. ...

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

    • G

      Giancarlo Bento Antoniutti

      ± 173 dias

      A possibilidade de evolução tecnológica em um carro elétrico está no momento infinitamente maior que a do carro de combustão, pois chegamos no ápice da virada tecnológica deste modal. Para mim os carros elétricos logo ficarão mais baratos aqueles a combustão e questões de bateria, autonomia e recarga serão logo resolvidas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        Giordano Bruno

        ± 173 dias

        Se toda a frota de veículos a gasolina existente hoje fosse convertida para elétrica, o descarte das bateriais seria um problema imenso. Além disso, a eletricidade também é um recurso limitado. Assim, como soluções urbanas tem que pensar-se em reduzir o número de veículos, portanto, no transporte coletivo. Assim ônibus elétricos com cabos (existiam algumas linhas em São Paulo) e bondes são soluções que precisam ser estudadas.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • F

          FABIO ANTONIO FILIPINI

          ± 173 dias

          Infelizmente a matéria não ilustra toda a realidade principalmente em tratando-se de Brasil. Todos os pontos podem ser rebatidos a favor do veículo elétrico . O mundo está rumando para fontes alternativas de produção de energia elétrica (limpa e sem emissões ) - isso é questão de tempo. Outro fator fundamental e de saúde pública. O carro a combustão tem uma eficiência de 30%, ou seja, de cada 100litros de gasolina desperdiça 70litros que na sua maioria tornar-se emissões pra atmosfera e vai direto para os pulmões dos de todos nós.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            Diz

            ± 173 dias

            E ainda tem os descartes das baterias que produzem muito mais poluição ambiental.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • A

              Adriano César de Souza

              ± 174 dias

              Serve para reflexão, mas seria bom se fosse feito um estudo semelhante para a realidade brasileira.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • Z

                Zyss

                ± 174 dias

                Fora que a bateria é altamente contaminante, se um carro desses cai em um rio, inutiliza a área para consumo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                2 Respostas
                • V

                  Vicente Sloboda

                  ± 173 dias

                  Não, as baterias são seladas. Mesmo que caia em um rio, nenhum resíduo "vaza" delas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                • V

                  Vicente Sloboda

                  ± 173 dias

                  As baterias são seladas e não contaminariam o rio.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

              • J

                Jadoul

                ± 174 dias

                Faltou a conclusão... O carro elétrico é mais sustentável que o carro a gasolina e diesel?

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • N

                  Nilson Bispo de Jesus

                  ± 174 dias

                  A matéria levanta dados questionáveis. Comparar a quantidade de emissão de CO2 que a produção de uma bateria emana com a quantidade de CO2 lançada diariamente por um automóvel comum de combustível fóssil, é absurdamente discrepante. Levando em consideração que a escritora do texto original é uma estagiária, faltou uma pesquisa maior ao comparar a realidade alemã - que o estudo citado aponta, a comparação do uso de carros elétricos aos movidos a gás "verde" em substituição ao diesel -, com a realidade norte-americana - à base de gasolina.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  4 Respostas
                  • A

                    Aldo Naletto

                    ± 173 dias

                    Vicente Sloboda: o problema é que provavelmente a bateria de um Tesla nem vai chegar a 6 anos de vida - veja pelos celulares que já teve, a duração da bateria é da ordem de uns 3 anos.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • V

                    Vicente Sloboda

                    ± 173 dias

                    Não é bem assim. Um carro a combustão emite perto das 150 g de CO2 por km rodado. Usando uma média de 50 km rodados por dia, em menos de 6 anos o carro a combustão iguala as emissões.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Carlos M.

                    ± 173 dias

                    Não importam as emissões. O que importa é sinalizar virtude! Comprando um carro elétrico você sinaliza que se importa com o meio ambiente e é uma pessoa engajada e eco-consciente (cacofonia involuntária). É tipo proibir canudo de plástico: os resultados não importam nada, a intenção importa medianamente e mostrar que você está bem intencionado é essencial.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                  • P

                    Pedro Piarini

                    ± 174 dias

                    um carro a combustao emite em media 150 gramas de Carbono na atmosfera. Usando os dados da reportagem, seriam necessarios 267 anos para o carro a combustao sujar a atmosfera na mesma medida que eh necessaria para a producao da bateria. Ou seja, se nao temos poluicao no cano de escape, ja ao adquirir o carro eletrico vc ja condenou o ambiente por 267 anos! Sem contar que a energia eletrica no mundo, em sua grande maioria, vem da queima de combustiveis fosseis, e hidroeletricas por mais que nao queimem carbono, na sua construcao lanca milhoes de T de carbono na atmosfera. Ou seja, o carro eletrico eh um engodo, apenas um negocio para vender um carrinho de cortar grama a preco de Mercedes.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                Fim dos comentários.