• Carregando...
 | DANIEL LEAL-OLIVASAFP
| Foto: DANIEL LEAL-OLIVASAFP

A Cambridge Analytica, consultora que recolheu informações de pelo menos 87 milhões de usuários do Facebook por meio de um aplicativo, anunciou nesta quarta-feira (11) a renúncia do executivo-chefe, Alexander Tayler.  

Em nota, a consultora disse que Tayler voltará ao cargo de diretor de dados para acompanhar as investigações e inquéritos. Ele foi o segundo a deixar o comando da empresa desde a revelação do escândalo.  

A companhia não informou ainda qual será o substituto de Tayler. Mas, segundo o jornal The Wall Street Journal, o sucessor será Julian Wheatland, atual presidente britânico da empresa.  

Leia também: Deputada americana defende “penas robustas” contra o Facebook

Tayler assumiu o comando da Cambridge Analytica depois da saída de Alexander Nix no final de março, na esteira das reportagens dos jornais The New York Times e The Observer sobre o recolhimento de dados do aplicativo.  

Três dias após as revelações, a emissora britânica Channel 4 revelou um vídeo de Nix gabando-se sobre o uso de estratégias para influenciar eleições.  

A consultoria tornou-se conhecida por contribuir para a vitória de Donald Trump na eleição presidencial americana e para a campanha pelo "brexit", a saída do Reino Unido da União Europeia, em 2016.  

As informações dos usuários de Facebook foram recolhidas por meio de testes de personalidade. Segundo a rede social, foram afetados perfis nos EUA, no Reino Unido e em mais oito países, sendo cerca de 443 mil no Brasil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]